Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 120 minutos

>

Visita Turística a Matosinhos

2º Ciclo

Viviana Clara Azevedo / 10-06-2024


Descrição / Síntese:

Os alunos, em grupo, devem criar um roteiro pela cidade de Matosinhos para uma visita guiada de um dia e conseguir explicá-lo aos colegas, utilizando os conhecimentos adquiridos sobre a sua cidade, história e cultura, as pesquisas feitas através das ferramentas de IA com mapas e percursos criados.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; História ; Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Educação Ambiental
> Interculturalidade

Atividades a desenvolver

〉Apresentação e Partilha120 MINUTOS
Visita Guiada a Matosinhos

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Alunos e professores convidam um público, diferente dos colegas da turma (por exemplo, outras turmas da escola, pais, escolas parceiras, um especialista externo…) para apresentarem os seus trabalhos e projetos desenvolvidos.
A apresentação a um público externo implica o desenvolvimento de competências de comunicação, capacidade de debate e responsabilidade sobre o conteúdo a transmitir.


Ferramentas e recursos:

Ferramentas de Inteligência Artificial:

Chat GPT ou Poe para recolha de informação sobre a cidade de Matosinhos e respectiva história;

Chat GPT ou Poe para traçar percurso pedonal entre os locais a visitar;

Canva para elaborar folheto informativo de percurso traçado.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 120 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Ficha de Autoavaliação

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)