>
2º Ciclo
Viviana Clara Azevedo / 10-06-2024
Descrição / Síntese:
Os alunos, em grupo, devem criar um roteiro pela cidade de Matosinhos para uma visita guiada de um dia e conseguir explicá-lo aos colegas, utilizando os conhecimentos adquiridos sobre a sua cidade, história e cultura, as pesquisas feitas através das ferramentas de IA com mapas e percursos criados.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; História ; Informática e Tecnologia ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Alunos e professores convidam um público, diferente dos colegas da turma (por exemplo, outras turmas da escola, pais, escolas parceiras, um especialista externo…) para apresentarem os seus trabalhos e projetos desenvolvidos.
A apresentação a um público externo implica o desenvolvimento de competências de comunicação, capacidade de debate e responsabilidade sobre o conteúdo a transmitir.
Ferramentas e recursos:
Ferramentas de Inteligência Artificial:
Chat GPT ou Poe para recolha de informação sobre a cidade de Matosinhos e respectiva história;
Chat GPT ou Poe para traçar percurso pedonal entre os locais a visitar;
Canva para elaborar folheto informativo de percurso traçado.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 120 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Ficha de Autoavaliação
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)