Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 420 minutos

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A IA através do poema “As palavras”, de Eugénio de Andrade

3º Ciclo

Maria Faria / 09-06-2024


Descrição / Síntese:

Este cenário de aprendizagem foi criado com recurso a assistentes conversacionais de IA (Chat GPT e POE) e planificado em torno do poema “As Palavras”, de Eugénio de Andrade. Foi planificado para ser desenvolvido em aulas de 50 e 90 minutos. O professor deverá, em qualquer circunstância, selecionar a Aula 1 (Introdução à vida e obra do autor) e a Aula 6 (Avaliação), optando por combinar, de entre as restantes, aquelas que apenas integram ferramentas de Inteligência Artificial generativas de texto, imagem, vídeo e/ou som). salienta-se, de igual modo, que as atividades previstas para serem desenvolvidas em 90 minutos poderão ocupar apenas 50 minutos, dependendo a sua agilização do nível de competência digital dos alunos e do grau de envolvimento destes nas tarefas propostas.
A atividade será composta por várias etapas que incentivam a análise literária, a criatividade e o uso da tecnologia. As Aprendizagens Essenciais são convocadas de forma integrada e inovadora, proporcionando aos alunos experiências ricas e motivadoras que alinham a literatura com as tecnologias emergentes.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender textos orais: Desenvolver a capacidade de ouvir e interpretar textos orais.
> Exprimir-se oralmente: Participar ativamente em discussões, debates e apresentações orais, demonstrando uma compreensão crítica do poema e das criações feitas.
> Conhecer e valorizar o património literário: Reconhecer a importância da obra de Eugénio de Andrade e situar o poema “As Palavras” no contexto da literatura portuguesa.
> Interagir com diferentes formas de expressão literária: Explorar diferentes formas de expressão e criação literária, incluindo a integração de tecnologias digitais.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação90 MINUTOS
Aula 1: Descobrindo a Vida e obra de Eugénio de Andrade com ferramentas de IA

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

1º momento – Apresentação da atividade e divisão da turma em grupos de 3 elementos. [5 minutos]

2º momento – Visualização  de um vídeo que oferece uma visão geral e concisa sobre a vida e obra de Eugénio de Andrade e  tomada de notas sobre informações importantes, como datas, obras principais e curiosidades sobre a sua vida. Os alunos devem listar alguns adjetivos utilizados para caracterizar o poeta ou as suas obras. [20 minutos]

3º momento – Seleção, em grupo, das informações mais relevantes do vídeo a incorporar na ferramenta digital Padlet, com tópicos previamente preparados pelo professor. [25 minutos]

4º momento – Cada grupo escolhe um(a) adjetivo/característica de Eugénio de Andrade ou das suas obras e usa DALL-E 2 para criar uma imagem que represente essa descrição. [20 minutos].

5º momento – Os alunos partilham as imagens criadas e justificam a suas opções pelas mesmas. [20 minutos].


Ferramentas e recursos:


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A turma encontra-se dividida em grupos de 3 elementos, cada um com o seu computador ou tablet, com ligação à internet. Estão sentados em mesas redondas através das quais o professor vai circulando para os orientar e ajudar, essencialmente com os prompts dos assistententes conversacionais de IA. Este, só nos momentos de exemplificação de utilização das ferramentas digitais é que se encontra na sua mesa, com o seu computador ligado a um projetor.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa50 MINUTOS
Aula 2: Novas palavras da IA para “As Palavras” de Eugénio de Andrade

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

1º momento – Divisão da turma em grupos de três e atribuição a cada grupo de um conjunto de adjetivos do poema “As Palavras”, de Eugénio de Andrade. [5 minutos]

2º momento – Utilização de assistentes conversacionais de IA (Chat GPT, Gemini, POE) para pesquisa de sinónimos e antónimos dos adjetivos que, no poema “As Palavras”, de Eugénio de Andrade, surgem a caracterizar as palavras, para inserção na ferramenta WordArt (https://wordart.com/). O poema pode ser acedido através do manual digital adotado. [25 minutos]

3º momento – Personalização da nuvem de palavras escolhendo formas, cores e fontes que representem o tema do poema. [10 minutos]

4º momento – Apresentação da nuvem de palavras de cada grupo à turma. [10 minutos]


Ferramentas e recursos:

  • Acesso a computadores ou tablets com internet.
  • Manual digital adotado (Poema “As Palavras” de Eugénio de Andrade).
  • Ferramenta WordArt (https://wordart.com/).    


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A turma encontra-se dividida em grupos de 3 elementos, cada um com o seu computador ou tablet, com ligação à internet. Estão sentados em mesas redondas através das quais o professor vai circulando para os orientar e ajudar. Este, só nos momentos de exemplificação de utilização das ferramentas digitais é que se encontra na sua mesa, com o seu computador ligado a um projetor.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação50 MINUTOS
Aula 3: “As Palavras” de Eugénio de Andrade transformadas em imagens da IA

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

1º momento – Divisão da turma em grupos de três elementos e  acesso ao manual digital adotado para leitura do poema “As Palavras”, de Eugénio de Andrade, compreensão do seu tema/assunto, desenvolvido através da expressividade de vários recursos linguísticos, entre os quais a metáfora. [15 minutos]

2º momento – Escolha por cada grupo de uma estrofe/parte  do poema, necessária para a criação de imagens, com recurso a ferramentas de IA , tais como  DALL-E, NightCafe Studio, DeepArt , etc., apresentadas pelo professor. Cada grupo deve criar uma descrição textual para a parte escolhida. Por exemplo, se  “As palavras” “são como o cristal”, o prompt pode ser “palavras voando sobre o cristal” [20 minutos]

3º momento – Cada grupo partilha as imagens criadas, justifica a sua escolha e a sua relação com o poema. [15 minutos]


Ferramentas e recursos:

  • Acesso a computadores ou tablets com internet.
  • Manual digital adotado (Poema “As Palavras” de Eugénio de Andrade).
  • Assistentes conversacionais de IA de geração de imagens (DALL-E, NightCafe Studio, DeepArt ou similar). .


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A turma encontra-se dividida em grupos de 3 elementos, cada um com o seu computador ou tablet, com ligação à internet. Estão sentados em mesas redondas através das quais o professor vai circulando para os orientar e ajudar, essencialmente com os prompts dos assistententes conversacionais de IA. Este, só nos momentos de exemplificação de utilização das ferramentas digitais é que se encontra na sua mesa, com o seu computador ligado a um projetor.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha90 MINUTOS
Aula 4: “As Palavras” de Eugénio de Andrade embaladas por sons da IA

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

1º momento – Apresentação de uma ferramenta de IA de geração de som/música (como AIVA ou Soundraw). [10 minutos]

2º momento – Divisão da turma em grupos de três elementos para identificação de  emoções, temas e ritmo no poema “As Palavras”, de Eugénio de Andrade. [15 minutos]

3º momento – Utilização da  ferramenta escolhida para compor uma música que reflita as emoções e temas identificados. A trilha sonora pode ser tocada em segundo plano durante a leitura do poema, ajustando-se dinamicamente conforme o poema é recitado. [45 minutos]

4º momento – Apresentação das criações sonoras de cada grupo e discussão sobre a forma como as mesmas intensificam a experiência do poema.[20 minutos]


Ferramentas e recursos:

  • Acesso a computadores ou tablets com internet.
  • Assistentes conversacionais de IA de geração de som (AIVA, Magenta Studio  ou similar).
  • Manual digital adotado (Poema “As Palavras” de Eugénio de Andrade).


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A turma encontra-se dividida em grupos de 3-4 elementos, cada um com o seu computador ou tablet, com ligação à internet. Estão sentados em mesas redondas através das quais o professor vai circulando para os orientar e ajudar, essencialmente com os prompts dos assistententes conversacionais de IA. Este, só nos momentos de exemplificação de utilização das ferramentas digitais é que se encontra na sua mesa, com o seu computador ligado a um projetor.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha90 MINUTOS
Aula 5: “As Palavras” de Eugénio de Andrade transformadas em vídeos pela IA

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

1º momento – Divisão da turma em grupos de 3 alunos e leitura do poema “As Palavras”, através do manual digital adotado, para compreensão do tema/conteúdo e discussão das imagens e emoções presentes. [10 minutos]

2º momento – Cada grupo escolhe uma estrofe ou uma parte do poema para criar uma cena do vídeo. Escreve para aquela um pequeno roteiro, desenha um storyboard simples para visualizar as cenas e identifica os elementos visuais e sonoros que serão necessários. [10 minutos]

3º momento – Cada grupo cria elementos visuais e sonoros para o vídeo, recorrendo às Ferramentas DALL-E 2 ou MidJourney (para gerar imagens baseadas nas descrições textuais das cenas) e Soundraw ou Amper Music (para criar trilhas sonoras e efeitos sonoros que correspondam ao tom emocional do poema). [40 minutos]

  • Exemplo de prompts de criação de imagem: “Uma palavra escrita no ar com luz dourada, brilhando suavemente” ou “Paisagem melancólica com palavras caindo como folhas”.

4º momento – Cada grupo combina todos os elementos num vídeo coeso com recurso a uma ferramenta de edição de vídeo simples, como WeVideo, Adobe Spark, ou iMovie: insere as imagens e sons criados; adiciona texto ao vídeo, como linhas do poema, para acompanhar as imagens; ajusta a sincronização entre imagens, texto e música. [20 minutos]

5º momento –Cada grupo apresenta o seu vídeo à turma e os alunos discutem não só sobre a forma como a criação de vídeo lhes proporcionou uma compreensão mais profunda do poema mas também refletem sobre a ajuda dada pela IA no processo criativo desenvolvido. [10 minutos]


Ferramentas e recursos:

  • Acesso a computadores ou tablets com internet.
  • Assistentes conversacionais de IA de geração de vídeos.
  • Manual digital adotado (Poema “As Palavras” de Eugénio de Andrade).


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A turma encontra-se dividida em grupos de 3-4 elementos, cada um com o seu computador ou tablet, com ligação à internet. Estão sentados em mesas redondas através das quais o professor vai circulando para os orientar e ajudar, essencialmente com os prompts dos assistententes conversacionais de IA. Este, só nos momentos de exemplificação de utilização das ferramentas digitais é que se encontra na sua mesa, com o seu computador ligado a um projetor.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno50 MINUTOS
Aula 6: Avaliação sobre o impacto da IA nas aulas de Português

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

1º momento – Discussão/reflexão conjunta sobre:                                                          [20 minutos]

  • o papel da IA na interpretação e  apreciação estética da literatura;
  • a forma como a tecnologia pode complementar a interpretação literária;
  • os limites e potencialidades da IA na criação artística;
  • o desenvolvimento de uma atitude crítica e criativa na utilização de tecnologias emergentes;
  • a forma como a poesia e a literatura podem ser apreciadas através de novas abordagens tecnológicas.

2º momento – Partilha dos alunos das experiências realizadas  com a IA [10 minutos]

3º momento 

  • Alunos: autovaliação dos cenários de aprendizagem através da resposta a um Google Form publicado na plataforma Google Classroom e a partir da “Rúbrica de Autoavaliação das atividades realizadas com IA na disciplina de Português”, igualmente publicada nessa plataforma mas também projetada pelo professor. [20 minutos]

          O documento encontra-se disponível em formato pdf em: https://drive.google.com/file/d/1OR1a0oj2YOb5jPrPVSh9wV1ikzBnnq2k/view?usp=sharing


Ferramentas e recursos:

  • Acesso a computadores ou tablets com internet.
  • Rubrica de Autoavaliação das atividades realizadas sobre Inteligência Artificial (IA).
  • Plataforma Classroom.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estão sentados em mesas redondas com os seus computadores/tablets. Autoavaliam-se através de um Google Form disponibilizado pelo professor na Classroom.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)