Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 150 minutos

>

Conhecendo o Sistema Solar:” Uma Jornada Espacial para Exploradores”

1º Ciclo

MARIA MANUEL FERRO PINTO QUEIROS / 02-06-2024


Descrição / Síntese:

Vamos embarcar numa jornada fascinante pelo Sistema Solar! Nesta atividade, os alunos do 1º ciclo aprenderão de uma forma lúdica e interativa sobre os planetas, estrelas e outros corpos celestes que compõem esse sistema maravilhoso.
Assim, os conteúdos disciplinares de natureza mais científica que serão abordados relacionam-se com a comunicação oral e escrita, atenção e concentração e motricidade.
Procurar-se-á desenvolver as seguintes áreas de competências do perfil dos alunos: A) Linguagem e textos; B) Informação e comunicação; C) Raciocínio e resolução de problemas; D) Pensamento crítico; E) Relacionamento interpessoal; F) Desenvolvimento pessoal e autonomia;
É pedido aos alunos que explorem o tema” Constituição do Sistema Solar”. Percebendo a ordem e características dos planetas mais importantes. A partir do estudo é importante identificar continentes e oceanos do Planeta Terra.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Estudo do Meio ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Esta atividade foi organizada e pensada tendo em conta as competências e aprendizagens essenciais definidas nos Programas educativos individuais dos alunos (2 alunos), articuladas com os objetivos definidos na operacionalização das medidas adicionais e de acordo com o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. Objetivos: – Enriquecer o vocabulário; – Desenvolver a oralidade e a compreensão leitora. – Aplicar a linguagem de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação; – Escrever palavras de diferentes níveis de dificuldade e extensão silábica; – Treinar competências digitais. – Desenvolver o conhecimento do Mundo.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação150 MINUTOS
Conhecendo o Sistema Solar:” Uma Jornada Espacial para Exploradores”

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  1. Introdução ao Tema:
    • A professora iniciará a aula com uma breve apresentação sobre o sistema solar, utilizando recursos visuais como vídeos e imagens dos planetas.
    • Será apresentada uma maquete do sistema solar para que os alunos possam visualizar a disposição e tamanho relativo dos planetas.
    • Em seguida, haverá uma explicação mais detalhada sobre a Terra, destacando seus continentes e oceanos.
  2. Divisão em Grupos:
    • Os alunos serão divididos em grupos de 4-6  onde estão inseridos os alunos com medidas adicionais.
    • Cada grupo ficará responsável por pesquisar um planeta específico do sistema solar (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno).
    • Um grupo será especificamente dedicado à pesquisa sobre a Terra, com foco nos continentes e oceanos.
  3. Pesquisa:
    • Os grupos terão acesso a diferentes recursos, como livros, enciclopédias e acesso controlado à internet para uso de ferramentas da IA, para realizar suas pesquisas.
    • A pesquisa e produção de materiais sobre cada planeta deve incluir:
      • Tamanho do planeta
      • Distância do Sol
      • Características principais (temperatura, composição, presença de atmosfera, etc.)
      • Curiosidades (satélites naturais, missões espaciais que o visitaram, etc.)
    • Para o grupo que pesquisa a Terra, a pesquisa deve incluir:
      • Identificação e localização dos continentes (África, América do Norte, América do Sul, Antártica, Ásia, Europa, Oceania)
      • Identificação e localização dos oceanos (Atlântico, Pacífico, Índico, Ártico, Antártico.


Ferramentas e recursos:

Ferramentas e Recursos para a Atividade “Explorando o Sistema Solar e a Terra”

Para garantir o sucesso da atividade, será necessário fornecer diversas ferramentas e recursos que facilitem a pesquisa, criação e apresentação dos trabalhos pelos alunos. Aqui está uma lista detalhada:

 

Ferramentas de Pesquisa

 

Acesso à Internet:

 

Computadores ou tablets com acesso controlado à internet para pesquisas online.

Lista de sites seguros e apropriados para crianças, como:

NASA’s Space Place (https://spaceplace.nasa.gov)

ESA Kids (https://www.esa.int/kids)

National Geographic Kids (https://kids.nationalgeographic.com)

Ferramentas de Criação de imagem: limewire e Lexica Art.

Criação de uma canção sobre o sistema solar: SUNO

 

 

Ferramentas de Avaliação e Reflexão: Criada pelo CHATBOAT pelo professor.

 

Fichas de Autoavaliação: Criada pelo CHATBOAT pelo professor.

 

Impressas previamente com perguntas orientadoras sobre a participação e aprendizagem dos alunos.

 

Pranchetas ou Mesas Pequenas:

 

Para os alunos preencherem as suas fichas de autoavaliação de forma confortável.

 

Material de Escrita:

 

Canetas e lápis para preenchimento das fichas.

Recursos Adicionais:

 

Maquete do Sistema Solar:

 

Modelo tridimensional que representa a disposição e o tamanho relativo dos planetas.

 

Mapas da Terra:

 

Mapas físicos e políticos que mostrem continentes e oceanos.

 

Posters Educativos:

 

Posters com informações sobre o sistema solar e a Terra, que podem ser usados como referência durante a atividade.

 

Quadros de Cortiça e Pioneses:

 

Para a exposição dos cartazes e mapas finalizados.

Organização do Espaço:

 

Mesas Grandes:

 

Para trabalho em grupo e pesquisa.

 

Espaço de Exposição:

 

Parede ou painel dedicado para mostrar os trabalhos concluídos dos alunos.

 

Ao disponibilizar essas ferramentas e recursos, os alunos terão tudo o que necessitam para conduzir as suas pesquisas, criar materiais informativos e realizar apresentações eficazes. Isso também facilitará uma experiência de aprendizagem rica e envolvente.

 

Utilização de Assistentes Virtuais:

Google Assistant, Siri ou Alexa: Podem ser usados para responder a perguntas rápidas sobre o sistema solar e a Terra. Os alunos podem fazer perguntas diretamente aos assistentes virtuais e obter respostas imediatas.

ChatGPT: Um assistente virtual que pode responder a perguntas detalhadas e fornecer explicações sobre tópicos específicos. Pode ser usado em computadores ou tablets durante a pesquisa.

Aplicações de Realidade Aumentada (AR):

Google Sky Map: Permite que os alunos explorem o céu noturno e identifiquem estrelas, planetas e constelações. Pode ser usado em dispositivos móveis para uma exploração interativa.

Ferramentas de Criação e Apresentação:

Softwares de Apresentação com IA:

Prezi: Utiliza IA para ajudar na criação de apresentações visuais dinâmicas e interativas.

Canva: Oferece sugestões de design baseadas em IA para a criação de cartazes e apresentações visualmente apelativas.

Aplicações de Edição de Imagem com IA:limewire e Lexica Art

Ferramentas de Avaliação e Feedback:

Plataformas de Aprendizagem Adaptativa:

Khan Academy Kids: Oferece recursos educativos personalizados e adaptados ao nível de aprendizagem de cada aluno.

 

Fichas de Autoavaliação Digital:

Google Forms: Pode ser utilizado para criar fichas de autoavaliação digitais que os alunos podem preencher online. As respostas podem ser analisadas automaticamente.

Microsoft Forms: Ferramenta similar ao Google Forms, útil para criar questionários e fichas de autoavaliação interativas.

Recursos Adicionais de IA:

Chatbots Educativos:

Woebot: Embora seja mais focado na saúde mental, pode ser adaptado para responder a perguntas gerais sobre temas educativos, proporcionando uma interação constante e personalizada.

Implementação no Espaço de Aprendizagem:

Área de Pesquisa:

Equipar com tablets ou computadores com acesso às ferramentas de IA mencionadas.

Garantir que os alunos tenham instruções claras sobre como usar essas ferramentas de forma segura e eficaz.

Área de Criação:

Fornecer acesso a softwares de criação como Canva e Adobe Spark, com tutoriais básicos para os alunos.

Área de Apresentação:

Utilizar ferramentas de apresentação dinâmica como Prezi, permitindo que os alunos apresentem as suas descobertas de forma envolvente.

Área de Reflexão e Avaliação:

Implementar o uso de Google Forms ou Microsoft Forms para a autoavaliação, permitindo uma análise rápida e feedback personalizado.

 

 



Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 150 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

  1. Área de Pesquisa:
    • Localização: Num canto da sala, próximo de uma janela para garantir boa iluminação natural.
    • Descrição: Mesas grandes onde os alunos podem reunir-se em grupos. Estantes próximas contendo livros, enciclopédias e materiais de referência sobre o sistema solar e a Terra.
    • Recursos: Computadores ou tablets com acesso controlado à internet, materiais de escrita (papel, canetas, lápis), fichas de pesquisa com tópicos orientadores.
  2. Área de Criação:
    • Localização: Na parte central da sala, permitindo fácil acesso a todos os grupos.
    • Descrição: Mesas com espaço suficiente para que os alunos possam criar os seus cartazes e ilustrações.
    • Recursos: Papel cartolina, canetas de feltro, lápis de cor, tesouras, colas, impressões de imagens dos planetas, mapas da Terra e outros materiais artísticos.
  3. Área de Apresentação:
    • Localização: Na frente da sala, onde todos os alunos possam ver e ouvir claramente.
    • Descrição: Um quadro branco ou ecrã de projeção para exibir apresentações multimédia. Espaço para os alunos se posicionarem durante as suas apresentações.
    • Recursos: Projetor, computador portátil para ligar ao projector, colunas de som (se necessário), marcador de quadro branco.
  4. Área de Reflexão e Avaliação:
    • Localização: Um espaço tranquilo, talvez com cadeiras confortáveis ou almofadas, onde os alunos possam sentar em pequenos grupos ou individualmente.
    • Descrição: Um ambiente acolhedor para que os alunos possam preencher as suas fichas de autoavaliação e reflectir sobre a actividade.
    • Recursos: Fichas de autoavaliação, pranchetas ou mesas pequenas, canetas.
  5. Exposição dos Trabalhos:
    • Localização: Parede ou painel dedicado na sala de aula ou num corredor próximo.
    • Descrição: Espaço onde os cartazes e mapas dos grupos serão exibidos para apreciação de toda a escola.
    • Recursos: Painéis de cortiça, pioneses ou fita adesiva, etiquetas para identificar os trabalhos dos grupos.

Fluxo da Atividade no Espaço:

  1. Introdução ao Tema:
    • Os alunos reúnem-se na Área de Apresentação para a introdução da professora sobre o sistema solar e a Terra.
  2. Divisão em Grupos e Pesquisa:
    • Os alunos são divididos em grupos e deslocam-se para a Área de Pesquisa para começar as suas investigações.
  3. Produção do Material:
    • Após a pesquisa inicial, os alunos deslocam-se para a Área de Criação para trabalhar nos cartazes e ilustrações.
  4. Apresentação:
    • Cada grupo apresenta o seu trabalho na Área de Apresentação, partilhando as suas descobertas com a turma.
  5. Reflexão e Avaliação:
    • Os alunos vão para a Área de Reflexão e Avaliação para preencher as suas fichas de autoavaliação e discutir em grupo o que aprenderam.
  6. Exposição dos Trabalhos:
    • Os cartazes finalizados são exibidos na Exposição dos Trabalhos, permitindo que toda a escola veja e aprecie os resultados.

Considerações Especiais:

  • Gestão do Tempo: A professora deve monitorizar o tempo gasto em cada etapa para garantir que todos os grupos tenham tempo suficiente para pesquisa, criação, apresentação e reflexão.
  • Supervisão e Suporte: A professora e/ou assistentes devem estar disponíveis em todas as áreas para fornecer apoio e responder a perguntas.
  • Flexibilidade: O layout do espaço deve permitir rearranjos rápidos para acomodar diferentes necessidades durante a atividade.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)