>
1º Ciclo
MARIA MANUEL FERRO PINTO QUEIROS / 02-06-2024
Descrição / Síntese:
Vamos embarcar numa jornada fascinante pelo Sistema Solar! Nesta atividade, os alunos do 1º ciclo aprenderão de uma forma lúdica e interativa sobre os planetas, estrelas e outros corpos celestes que compõem esse sistema maravilhoso.
Assim, os conteúdos disciplinares de natureza mais científica que serão abordados relacionam-se com a comunicação oral e escrita, atenção e concentração e motricidade.
Procurar-se-á desenvolver as seguintes áreas de competências do perfil dos alunos: A) Linguagem e textos; B) Informação e comunicação; C) Raciocínio e resolução de problemas; D) Pensamento crítico; E) Relacionamento interpessoal; F) Desenvolvimento pessoal e autonomia;
É pedido aos alunos que explorem o tema” Constituição do Sistema Solar”. Percebendo a ordem e características dos planetas mais importantes. A partir do estudo é importante identificar continentes e oceanos do Planeta Terra.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Estudo do Meio ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Introdução ao Tema:
- A professora iniciará a aula com uma breve apresentação sobre o sistema solar, utilizando recursos visuais como vídeos e imagens dos planetas.
- Será apresentada uma maquete do sistema solar para que os alunos possam visualizar a disposição e tamanho relativo dos planetas.
- Em seguida, haverá uma explicação mais detalhada sobre a Terra, destacando seus continentes e oceanos.
- Divisão em Grupos:
- Os alunos serão divididos em grupos de 4-6 onde estão inseridos os alunos com medidas adicionais.
- Cada grupo ficará responsável por pesquisar um planeta específico do sistema solar (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno).
- Um grupo será especificamente dedicado à pesquisa sobre a Terra, com foco nos continentes e oceanos.
- Pesquisa:
- Os grupos terão acesso a diferentes recursos, como livros, enciclopédias e acesso controlado à internet para uso de ferramentas da IA, para realizar suas pesquisas.
- A pesquisa e produção de materiais sobre cada planeta deve incluir:
- Tamanho do planeta
- Distância do Sol
- Características principais (temperatura, composição, presença de atmosfera, etc.)
- Curiosidades (satélites naturais, missões espaciais que o visitaram, etc.)
- Para o grupo que pesquisa a Terra, a pesquisa deve incluir:
- Identificação e localização dos continentes (África, América do Norte, América do Sul, Antártica, Ásia, Europa, Oceania)
- Identificação e localização dos oceanos (Atlântico, Pacífico, Índico, Ártico, Antártico.
Ferramentas e recursos:
Ferramentas e Recursos para a Atividade “Explorando o Sistema Solar e a Terra”
Para garantir o sucesso da atividade, será necessário fornecer diversas ferramentas e recursos que facilitem a pesquisa, criação e apresentação dos trabalhos pelos alunos. Aqui está uma lista detalhada:
Ferramentas de Pesquisa
Acesso à Internet:
Computadores ou tablets com acesso controlado à internet para pesquisas online.
Lista de sites seguros e apropriados para crianças, como:
NASA’s Space Place (https://spaceplace.nasa.gov)
ESA Kids (https://www.esa.int/kids)
National Geographic Kids (https://kids.nationalgeographic.com)
Ferramentas de Criação de imagem: limewire e Lexica Art.
Criação de uma canção sobre o sistema solar: SUNO
Ferramentas de Avaliação e Reflexão: Criada pelo CHATBOAT pelo professor.
Fichas de Autoavaliação: Criada pelo CHATBOAT pelo professor.
Impressas previamente com perguntas orientadoras sobre a participação e aprendizagem dos alunos.
Pranchetas ou Mesas Pequenas:
Para os alunos preencherem as suas fichas de autoavaliação de forma confortável.
Material de Escrita:
Canetas e lápis para preenchimento das fichas.
Recursos Adicionais:
Maquete do Sistema Solar:
Modelo tridimensional que representa a disposição e o tamanho relativo dos planetas.
Mapas da Terra:
Mapas físicos e políticos que mostrem continentes e oceanos.
Posters Educativos:
Posters com informações sobre o sistema solar e a Terra, que podem ser usados como referência durante a atividade.
Quadros de Cortiça e Pioneses:
Para a exposição dos cartazes e mapas finalizados.
Organização do Espaço:
Mesas Grandes:
Para trabalho em grupo e pesquisa.
Espaço de Exposição:
Parede ou painel dedicado para mostrar os trabalhos concluídos dos alunos.
Ao disponibilizar essas ferramentas e recursos, os alunos terão tudo o que necessitam para conduzir as suas pesquisas, criar materiais informativos e realizar apresentações eficazes. Isso também facilitará uma experiência de aprendizagem rica e envolvente.
Utilização de Assistentes Virtuais:
Google Assistant, Siri ou Alexa: Podem ser usados para responder a perguntas rápidas sobre o sistema solar e a Terra. Os alunos podem fazer perguntas diretamente aos assistentes virtuais e obter respostas imediatas.
ChatGPT: Um assistente virtual que pode responder a perguntas detalhadas e fornecer explicações sobre tópicos específicos. Pode ser usado em computadores ou tablets durante a pesquisa.
Aplicações de Realidade Aumentada (AR):
Google Sky Map: Permite que os alunos explorem o céu noturno e identifiquem estrelas, planetas e constelações. Pode ser usado em dispositivos móveis para uma exploração interativa.
Ferramentas de Criação e Apresentação:
Softwares de Apresentação com IA:
Prezi: Utiliza IA para ajudar na criação de apresentações visuais dinâmicas e interativas.
Canva: Oferece sugestões de design baseadas em IA para a criação de cartazes e apresentações visualmente apelativas.
Aplicações de Edição de Imagem com IA:limewire e Lexica Art
Ferramentas de Avaliação e Feedback:
Plataformas de Aprendizagem Adaptativa:
Khan Academy Kids: Oferece recursos educativos personalizados e adaptados ao nível de aprendizagem de cada aluno.
Fichas de Autoavaliação Digital:
Google Forms: Pode ser utilizado para criar fichas de autoavaliação digitais que os alunos podem preencher online. As respostas podem ser analisadas automaticamente.
Microsoft Forms: Ferramenta similar ao Google Forms, útil para criar questionários e fichas de autoavaliação interativas.
Recursos Adicionais de IA:
Chatbots Educativos:
Woebot: Embora seja mais focado na saúde mental, pode ser adaptado para responder a perguntas gerais sobre temas educativos, proporcionando uma interação constante e personalizada.
Implementação no Espaço de Aprendizagem:
Área de Pesquisa:
Equipar com tablets ou computadores com acesso às ferramentas de IA mencionadas.
Garantir que os alunos tenham instruções claras sobre como usar essas ferramentas de forma segura e eficaz.
Área de Criação:
Fornecer acesso a softwares de criação como Canva e Adobe Spark, com tutoriais básicos para os alunos.
Área de Apresentação:
Utilizar ferramentas de apresentação dinâmica como Prezi, permitindo que os alunos apresentem as suas descobertas de forma envolvente.
Área de Reflexão e Avaliação:
Implementar o uso de Google Forms ou Microsoft Forms para a autoavaliação, permitindo uma análise rápida e feedback personalizado.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 150 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
- Área de Pesquisa:
- Localização: Num canto da sala, próximo de uma janela para garantir boa iluminação natural.
- Descrição: Mesas grandes onde os alunos podem reunir-se em grupos. Estantes próximas contendo livros, enciclopédias e materiais de referência sobre o sistema solar e a Terra.
- Recursos: Computadores ou tablets com acesso controlado à internet, materiais de escrita (papel, canetas, lápis), fichas de pesquisa com tópicos orientadores.
- Área de Criação:
- Localização: Na parte central da sala, permitindo fácil acesso a todos os grupos.
- Descrição: Mesas com espaço suficiente para que os alunos possam criar os seus cartazes e ilustrações.
- Recursos: Papel cartolina, canetas de feltro, lápis de cor, tesouras, colas, impressões de imagens dos planetas, mapas da Terra e outros materiais artísticos.
- Área de Apresentação:
- Localização: Na frente da sala, onde todos os alunos possam ver e ouvir claramente.
- Descrição: Um quadro branco ou ecrã de projeção para exibir apresentações multimédia. Espaço para os alunos se posicionarem durante as suas apresentações.
- Recursos: Projetor, computador portátil para ligar ao projector, colunas de som (se necessário), marcador de quadro branco.
- Área de Reflexão e Avaliação:
- Localização: Um espaço tranquilo, talvez com cadeiras confortáveis ou almofadas, onde os alunos possam sentar em pequenos grupos ou individualmente.
- Descrição: Um ambiente acolhedor para que os alunos possam preencher as suas fichas de autoavaliação e reflectir sobre a actividade.
- Recursos: Fichas de autoavaliação, pranchetas ou mesas pequenas, canetas.
- Exposição dos Trabalhos:
- Localização: Parede ou painel dedicado na sala de aula ou num corredor próximo.
- Descrição: Espaço onde os cartazes e mapas dos grupos serão exibidos para apreciação de toda a escola.
- Recursos: Painéis de cortiça, pioneses ou fita adesiva, etiquetas para identificar os trabalhos dos grupos.
Fluxo da Atividade no Espaço:
- Introdução ao Tema:
- Os alunos reúnem-se na Área de Apresentação para a introdução da professora sobre o sistema solar e a Terra.
- Divisão em Grupos e Pesquisa:
- Os alunos são divididos em grupos e deslocam-se para a Área de Pesquisa para começar as suas investigações.
- Produção do Material:
- Após a pesquisa inicial, os alunos deslocam-se para a Área de Criação para trabalhar nos cartazes e ilustrações.
- Apresentação:
- Cada grupo apresenta o seu trabalho na Área de Apresentação, partilhando as suas descobertas com a turma.
- Reflexão e Avaliação:
- Os alunos vão para a Área de Reflexão e Avaliação para preencher as suas fichas de autoavaliação e discutir em grupo o que aprenderam.
- Exposição dos Trabalhos:
- Os cartazes finalizados são exibidos na Exposição dos Trabalhos, permitindo que toda a escola veja e aprecie os resultados.
Considerações Especiais:
- Gestão do Tempo: A professora deve monitorizar o tempo gasto em cada etapa para garantir que todos os grupos tenham tempo suficiente para pesquisa, criação, apresentação e reflexão.
- Supervisão e Suporte: A professora e/ou assistentes devem estar disponíveis em todas as áreas para fornecer apoio e responder a perguntas.
- Flexibilidade: O layout do espaço deve permitir rearranjos rápidos para acomodar diferentes necessidades durante a atividade.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)