Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 100 minutos

>

Desvendando os Mistérios da Reflexão: Uma Aventura Óptica no Laboratório

3º Ciclo

Ana Lourenço / 03-06-2024


Descrição / Síntese:

Esta atividade prático laboratorial permite que os alunos do 8º ano explorem as Leis da Reflexão da Luz de forma experimental e construam seu próprio conhecimento. Através da investigação e da análise de dados, os alunos desenvolvem habilidades científicas importantes, como a medição, a observação, a comunicação e a resolução de problemas.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Física ; Informática e Tecnologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Investigar as Leis da Reflexão da Luz: Ângulo de incidência (i) e ângulo de reflexão (r) são iguais. O raio incidente, o raio refletido e a normal à superfície no ponto de incidência estão no mesmo plano.
> Explorar diferentes tipos de reflexão: Reflexão especular (em espelhos) Reflexão difusa (em superfícies rugosas)
> Desenvolver competências de investigação científica: Medição e registo de dados. Análise de resultados. Comunicação de resultados.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa100 MINUTOS
Desvendando os Mistérios da Reflexão: Uma Aventura Óptica no Laboratório

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

 

Ficha da Atividade Prático-laboratorial(clicar aqui para aceder)

Os alunos serão divididos em grupos de trabalho e irão realizar uma atividade prático-laboratorial sobre leis da reflexão. A atividade permite que verifiquem a reflexão especular e difusa. Pretende-se que explorem também as ferramentas OpenArt e Gemini.


Ferramentas e recursos:

Gemini, OpenArt, Ideogram, Lexica, Classroom


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Laboratório de Física e Kits digitais com acesso a internet.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)