>
3º Ciclo
Ana Lourenço / 03-06-2024
Descrição / Síntese:
Esta atividade prático laboratorial permite que os alunos do 8º ano explorem as Leis da Reflexão da Luz de forma experimental e construam seu próprio conhecimento. Através da investigação e da análise de dados, os alunos desenvolvem habilidades científicas importantes, como a medição, a observação, a comunicação e a resolução de problemas.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Física ; Informática e Tecnologia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Ficha da Atividade Prático-laboratorial(clicar aqui para aceder)
Os alunos serão divididos em grupos de trabalho e irão realizar uma atividade prático-laboratorial sobre leis da reflexão. A atividade permite que verifiquem a reflexão especular e difusa. Pretende-se que explorem também as ferramentas OpenArt e Gemini.
Ferramentas e recursos:
Gemini, OpenArt, Ideogram, Lexica, Classroom
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Laboratório
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Laboratório de Física e Kits digitais com acesso a internet.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)