Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 45 minutos

>

Resolver problemas quotidianos com a IA

3º Ciclo

José Marques / 02-06-2024


Descrição / Síntese:

Resolução de equações do 1º grau com uma incógnita.
Proporcionalidades Direta e Inversa.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Reconhecer os passos necessários para a resolução de uma equação do 1º grau com uma incógnita.
> Resolver problemas em ligação à realidade quotidiana, bem como interpretar e comunicar.
> Entender os conceitos de Proporcionalidade direta e inversa.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação45 MINUTOS
As ferramentas de IA na resolução de problemas do dia a dia, aplicando as equações do 1º grau e as noções de proporcionalidade direta e inversa.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Depois de já ter sido exposto o conceito de equação e de proporcionalidade, será necessário tentar aplicar os conceitos, à resolução de problemas do dia a dia.

Confirmação por parte dos alunos da capacidade de resolução ainda sem a ajuda de ferramentas de IA.

A ferramenta de IA (neste caso o Gemini) é apresentada como um auxiliar e verificador do que já foi executado manualmente.

Apresentar a plataforma Gemini como uma ferramenta poderosa para auxiliar na resolução de problemas de equações e de proporcionalidade.

Solicitar a um LMM, a resolução de uma equação do 1º grau.

Solicitar a um LMM, a resolução de um problema do quotidiano e neste contexto, a resolução de equações do 1º grau.

Solicitar a resolução de problemas do quotidiano no âmbito das proporcionalidades direta e inversa.


Ferramentas e recursos:

Gemini

Demonstrar como utilizar a plataforma Gemini para resolver problemas de proporcionalidade, passo a passo.

Incentivar os alunos a explorarem a plataforma por conta própria, resolvendo problemas e criando os seus próprios desafios.

Solicitar a comparação de resultados e comentários sobre o papel que a ferramenta de IA terá na disciplina.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 45 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

  • Os alunos reúnem-se em grupos de 3 
  • Deve ser criado um ambiente de aprendizagem dinâmico e colaborativo.
  • Deve ser incentivada a participação ativa de todos os alunos de cada grupo.
  • Deve ser promovida a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.
  • Os alunos utilizam a ferramenta Gemini de forma criativa e inovadora.

Ficha 1 de acompanhamento da tarefa (clicar para aceder)

Ficha 2 de acompanhamento da tarefa (clicar para aceder)

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)