>
3º Ciclo
José Marques / 02-06-2024
Descrição / Síntese:
Resolução de equações do 1º grau com uma incógnita.
Proporcionalidades Direta e Inversa.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Matemática
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Depois de já ter sido exposto o conceito de equação e de proporcionalidade, será necessário tentar aplicar os conceitos, à resolução de problemas do dia a dia.
Confirmação por parte dos alunos da capacidade de resolução ainda sem a ajuda de ferramentas de IA.
A ferramenta de IA (neste caso o Gemini) é apresentada como um auxiliar e verificador do que já foi executado manualmente.
Apresentar a plataforma Gemini como uma ferramenta poderosa para auxiliar na resolução de problemas de equações e de proporcionalidade.
Solicitar a um LMM, a resolução de uma equação do 1º grau.
Solicitar a um LMM, a resolução de um problema do quotidiano e neste contexto, a resolução de equações do 1º grau.
Solicitar a resolução de problemas do quotidiano no âmbito das proporcionalidades direta e inversa.
Ferramentas e recursos:
Gemini
Demonstrar como utilizar a plataforma Gemini para resolver problemas de proporcionalidade, passo a passo.
Incentivar os alunos a explorarem a plataforma por conta própria, resolvendo problemas e criando os seus próprios desafios.
Solicitar a comparação de resultados e comentários sobre o papel que a ferramenta de IA terá na disciplina.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 45 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
- Os alunos reúnem-se em grupos de 3
- Deve ser criado um ambiente de aprendizagem dinâmico e colaborativo.
- Deve ser incentivada a participação ativa de todos os alunos de cada grupo.
- Deve ser promovida a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.
- Os alunos utilizam a ferramenta Gemini de forma criativa e inovadora.
Ficha 1 de acompanhamento da tarefa (clicar para aceder)
Ficha 2 de acompanhamento da tarefa (clicar para aceder)
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)