Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 95 minutos

>

Apreciação Crítica de Imagens: Uma Visão Além do Olhar

Ensino Secundário

Ana Paula Grancho / 01-06-2024


Descrição / Síntese:

Neste cenário de aprendizagem – oficina de escrita – os alunos redigem uma apreciação crítica sobre uma imagem apresentada, respeitando as marcas de género. Haverá um vídeo motivacional, assim como leitura e discussão de um texto modelo como ponto de partida, navegando sobre as regras de construção desta tipologia textual.
Os alunos utilizam ferramentas de IA para criar uma imagem que irão apreciar (ex: CoPilot, Firefly, lexica,etc…), assim como para detetar, corrigir e compreender os erros no texto que escreveram.(ex. Grammarly, ChatGPT. Gemini, etc)
Este cenário foi criado com ajuda de IA


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Escrever sínteses, exposições sobre um tema e apreciações críticas, respeitando as marcas de género.
> Planificar o texto a escrever, após pesquisa e seleção de informação pertinente.
> Redigir o texto com domínio seguro da organização em parágrafos e dos mecanismos de coerência e de coesão textual.
> Editar os textos escritos, em diferentes suportes, após revisão, individual ou em grupo, tendo em conta a adequação, a propriedade vocabular e a correção linguística

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação5 MINUTOS
Vídeo Motivacional

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

Exibição de um vídeo motivacional que explora a importância da interpretação crítica de imagens e a relação entre arte visual e comunicação escrita. Propõe-se uma curta Ted Ed de Amy E. Herman “How can art help you analize” com duração de 5m aproximadamente.


Ferramentas e recursos:

link do vídeo: 

https://www.youtube.com/watch?v=ubEadhXWwV4

Computador, projetor


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 5 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estão sentados nas suas mesas a assistir ao vídeo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão20 MINUTOS
Exploração do Tema e Estrutura do Texto

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  1. Apresentação da estrutura do texto de apreciação crítica (em ppt ou registando no quadro):

Exemplo:

  • Introdução: Contextualização da imagem e apresentação do tema.
  • Desenvolvimento: Análise descritiva e interpretativa da imagem, incluindo elementos visuais, contexto e impacto.
  • Conclusão: Avaliação crítica e opinião pessoal fundamentada.

2. Leitura e discussão de dois textos de apreciação crítica exemplificativos:

  • Apresentação da imagem “A Persistência da Memória”  de Salvador Dali e leitura/análise de dois exemplos de textos de apreciação crítica sobre a imagem.
  • Discussão sobre a estrutura e os elementos utilizados no texto.

 


Ferramentas e recursos:

Computador, projetor

Textos exemplificativo com imagem de Salvador Dali “A Persistência da Memória” 

Clicar para aceder: https://drive.google.com/file/d/1RsmxnsT27hm_GMKpWDarNwXotqDDzvNl/view?usp=sharing

 

 

 

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estão sentados nas suas mesas a assistir ao vídeo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação20 MINUTOS
Utilizar ferramentas de IA

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  1. Atividade de criação da imagem
    • Em grupos de 4, os alunos utilizam ferramentas de IA ( copilot designer, firefly. adobe, lexica, eggnog,…) para criar uma imagem.
    • Partilham essa imagem com os restantes grupos.
  2. Observação e Análise 
  • Escolha da Imagem:
    • A turma escolhe uma imagem entre várias apresentadas pelos colegas.
  • Análise Guiada:
    • Os alunos analisam os elementos visuais (cores, formas, composição) e o contexto da imagem, orientados pelo professor.


Ferramentas e recursos:

Computador, ferramentas de IA, projetor


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos trabalham em grupos de 4 na produção da imagem. Depois, em grande grupo, escolhem a imagem a trabalhar por todos. Voltam ao grupo para proceder à análise dos elementos da imagem escolhida.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação30 MINUTOS
Redação e correção do texto de apreciação crítica (utilização de IA)

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  1. Os alunos escrevem individualmente a sua apreciação crítica da imagem escolhida, utilizando a estrutura apresentada.
    • copiam o texto para um documento word.
  2. Os alunos utilizam ferramentas de IA (ex. Grammarly, ChatGPT) para detetar, corrigir e compreender os erros no texto (trabalho autónomo). Pedem para os erros serem apresentados em tabela.
  3. Corrigem os erros, percebendo-os, produzindo um texto final.


Ferramentas e recursos:

Caderno, canetas, computador, ferramentas de IA


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estão sentados individualmente a trabalhar sozinhos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha15 MINUTOS
Conclusão e Apresentação

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  1. Apresentação dos Textos:
    • Alguns alunos apresentam a sua apreciação crítica para a turma.
    • Discussão e feedback coletivo.


Ferramentas e recursos:

Textos dos alunos


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estão sentados nas suas mesas e ouvem a apresentação dos trabalhos dos colegas

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno5 MINUTOS
Autoavaliação e Reflexão:

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

  1. Preenchimento da ficha de autoavaliação de acordo com rubrica de avaliação previamente fornecida.


Ferramentas e recursos:

Ficha de autoavaliação.

Rubrica de avaliação.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 5 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estão sentados nas suas mesas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)