>
Ensino Secundário
Ana Paula Grancho / 01-06-2024
Descrição / Síntese:
Neste cenário de aprendizagem – oficina de escrita – os alunos redigem uma apreciação crítica sobre uma imagem apresentada, respeitando as marcas de género. Haverá um vídeo motivacional, assim como leitura e discussão de um texto modelo como ponto de partida, navegando sobre as regras de construção desta tipologia textual.
Os alunos utilizam ferramentas de IA para criar uma imagem que irão apreciar (ex: CoPilot, Firefly, lexica,etc…), assim como para detetar, corrigir e compreender os erros no texto que escreveram.(ex. Grammarly, ChatGPT. Gemini, etc)
Este cenário foi criado com ajuda de IA
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
Exibição de um vídeo motivacional que explora a importância da interpretação crítica de imagens e a relação entre arte visual e comunicação escrita. Propõe-se uma curta Ted Ed de Amy E. Herman “How can art help you analize” com duração de 5m aproximadamente.
Ferramentas e recursos:
link do vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=ubEadhXWwV4
Computador, projetor
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 5 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estão sentados nas suas mesas a assistir ao vídeo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Apresentação da estrutura do texto de apreciação crítica (em ppt ou registando no quadro):
Exemplo:
- Introdução: Contextualização da imagem e apresentação do tema.
- Desenvolvimento: Análise descritiva e interpretativa da imagem, incluindo elementos visuais, contexto e impacto.
- Conclusão: Avaliação crítica e opinião pessoal fundamentada.
2. Leitura e discussão de dois textos de apreciação crítica exemplificativos:
- Apresentação da imagem “A Persistência da Memória” de Salvador Dali e leitura/análise de dois exemplos de textos de apreciação crítica sobre a imagem.
- Discussão sobre a estrutura e os elementos utilizados no texto.
Ferramentas e recursos:
Computador, projetor
Textos exemplificativo com imagem de Salvador Dali “A Persistência da Memória”
Clicar para aceder: https://drive.google.com/file/d/1RsmxnsT27hm_GMKpWDarNwXotqDDzvNl/view?usp=sharing
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estão sentados nas suas mesas a assistir ao vídeo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Atividade de criação da imagem
- Em grupos de 4, os alunos utilizam ferramentas de IA ( copilot designer, firefly. adobe, lexica, eggnog,…) para criar uma imagem.
- Partilham essa imagem com os restantes grupos.
- Observação e Análise
- Escolha da Imagem:
- A turma escolhe uma imagem entre várias apresentadas pelos colegas.
- Análise Guiada:
- Os alunos analisam os elementos visuais (cores, formas, composição) e o contexto da imagem, orientados pelo professor.
Ferramentas e recursos:
Computador, ferramentas de IA, projetor
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos trabalham em grupos de 4 na produção da imagem. Depois, em grande grupo, escolhem a imagem a trabalhar por todos. Voltam ao grupo para proceder à análise dos elementos da imagem escolhida.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Os alunos escrevem individualmente a sua apreciação crítica da imagem escolhida, utilizando a estrutura apresentada.
- copiam o texto para um documento word.
- Os alunos utilizam ferramentas de IA (ex. Grammarly, ChatGPT) para detetar, corrigir e compreender os erros no texto (trabalho autónomo). Pedem para os erros serem apresentados em tabela.
- Corrigem os erros, percebendo-os, produzindo um texto final.
Ferramentas e recursos:
Caderno, canetas, computador, ferramentas de IA
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estão sentados individualmente a trabalhar sozinhos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Apresentação dos Textos:
- Alguns alunos apresentam a sua apreciação crítica para a turma.
- Discussão e feedback coletivo.
Ferramentas e recursos:
Textos dos alunos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estão sentados nas suas mesas e ouvem a apresentação dos trabalhos dos colegas
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
- Preenchimento da ficha de autoavaliação de acordo com rubrica de avaliação previamente fornecida.
Ferramentas e recursos:
Ficha de autoavaliação.
Rubrica de avaliação.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 5 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estão sentados nas suas mesas.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)