Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 200 minutos

>

Explorando o mundo do trabalho com a IA

Ensino Secundário

Joana Varajão Andrade / 31-05-2024


Descrição / Síntese:

Este cenário de aprendizagem tem a duração prevista de 200 minutos (100+100) e destina-se a uma turma de 11º ano de escolaridade, nível B2 de aprendizagem de Inglês.
Para a primeira atividade, a turma será dividida em grupos de 4 elementos elaborados pelo professor. Os grupos receberão instruções de pesquisa sobre a evolução do mundo do trabalho ao longo do tempo, dividido nas seguintes fases:
– fase pré-industrial (2 grupos);
– revolução industrial (2 grupos);
– era digital (2 grupos).
Para tal, deverão usar modelos de linguagem como o ChatGPT ou o assistente POE. As pesquisas deverão dar resposta às seguintes questões:
1- como eram as condições de trabalho na época em questão;
2- como eram as relações no trabalho e as oportunidades de emprego;
3- como as mudanças profissionais verificadas nesta época afetaram os trabalhadores;
4- identifique uma personagem impactante na economia/ no mercado laboral da época em questão.
Após realizarem as suas pesquisas, os grupos de trabalho deverão redigir um texto com as informações solicitadas. Os textos serão depois narrados através da ferramenta “D-ID Human Voice Generator”. Pretende-se que a locução seja feita com uma voz gerada por esta aplicação, que assim mostrará a imagem da figura histórica selecionada (em 4) a descrever o mundo de trabalho na época em que viveu.
Estas duas atividades serão desenvolvidas numa aula de 100 minutos e terminarão com o visionamento e audição da narração dos textos de todos os grupos.
Na aula posterior, de 100 minutos, a turma vai ser dividida em dois grupos de trabalho, com vista à realização de um debate sobre o mundo de trabalho atual. Os alunos terão que preparar argumentos para a defesa de uma determinada posição, que lhes é atribuída pelo professor. O objetivo será o debate de questões éticas relacionadas com o mercado de trabalho atual e futuro.
Desta forma, metade da turma defenderá que:
– As empresas e os empregadores devem garantir que os trabalhadores remotos tenham um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, evitando o “burnout”;
– As empresas deverão requalificar e apoiar os trabalhadores que são substituídos por máquinas e IA;
– É obrigação das empresas equilibrar a implementação de novas tecnologias e automação com a preservação de empregos para seus funcionários atuais.
Os restantes alunos devem preparar argumentos opostos, defendendo os interesses economicistas das empresas e dos empregadores.
Na fase de preparação do debate, alunos deverão recorrer a modelos de linguagem para pesquisa de informação relevante e de funções de linguagem com vista à argumentação e contra-argumentação:
– como dar uma opinião;
– como contrapor uma opinião;
– como acrescentar informações novas num debate;
– (…)
Estas últimas informações, de cariz linguístico, serão relevantes para uma atividade posterior.
O debate deverá então ter lugar (cerca de 20 minutos) e o professor terá o papel de moderador. Terminado o debate, os alunos realizarão uma votação para decidir qual foi a equipa vencedora, usando para tal uma rubrica de avaliação projetada pelo professor.
Como atividade final, os alunos deverão redigir um texto argumentativo individual, para avaliação formativa, sobre o tema: “Os prós e os contras do uso da IA no mercado de trabalho.”


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Línguas estrangeiras


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Promover estratégias de aquisição de conhecimento, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das AE.
> Promover estratégias que envolvam a criatividade dos alunos.
> Promover estratégias que desenvolvam o pensamento crítico e analítico dos alunos.
> Promover estratégias que impliquem por parte do aluno: questionamento de uma situação; elaboração de questões para os pares, sobre temas diversificados; autoavaliação e hetero-avaliação.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa50 MINUTOS
Pesquisa sobre mudanças no mundo do trabalho ao longo do tempo

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

a turma será dividida em grupos de 4 elementos elaborados pelo professor. Os grupos receberão instruções de pesquisa sobre a evolução do mundo do trabalho ao longo do tempo, dividido nas seguintes fases:

– fase pré-industrial (2 grupos);

– revolução industrial (2 grupos);

– era digital (2 grupos).

Para tal, deverão usar modelos de linguagem como o ChatGPT ou o POE. As pesquisas deverão dar resposta às seguintes questões:

1- como eram as condições de trabalho na época em questão;

2- como eram as relações no trabalho e as oportunidades de emprego;

3- como as mudanças profissionais verificadas nesta época afetaram os trabalhadores;

4- identifiquem uma personagem impactante na economia/ no mercado laboral da época em questão.

Após realizarem as suas pesquisas, os grupos de trabalho deverão redigir um texto com as informações solicitadas.


Ferramentas e recursos:

ChatGPT; 

Poe;

(…)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Secretárias juntas duas a duas, de forma a que os alunos fiquem dispostos em grupos de quatro. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha50 MINUTOS
Narração de textos com recurso a ferramenta de criação de avatar

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os textos realizados pelos grupos serão narrados através da ferramenta “D-ID Human Voice Generator”. Pretende-se que a locução “dê vida” às figuras históricas selecionadas pelos diversos grupos, através de uma voz gerada por esta aplicação. Desta forma, a personalidade em questão surgirá  a descrever o mundo do trabalho na época em que viveu. A turma toda assiste à apresentação dos vídeos/ narrações geradas pelos diferentes grupos. 


Ferramentas e recursos:

D-ID Human Voice Generator


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Secretárias juntas duas a duas, de forma a que os alunos fiquem dispostos em grupos de quatro. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa60 MINUTOS
Preparação do debate

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos terão que preparar argumentos para a defesa de uma determinada posição, que lhes é atribuída pelo professor. O objetivo será o debate de questões éticas relacionadas com o mercado de trabalho atual e futuro.

Desta forma, metade da turma preparará argumentos para sustentar que:

– As empresas e os empregadores devem garantir que os trabalhadores remotos tenham um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, evitando o “burnout”;

– As empresas deverão requalificar e apoiar os trabalhadores que são substituídos por máquinas e IA;

– É obrigação das empresas equilibrar a implementação de novas tecnologias e automação com a preservação de empregos para seus funcionários atuais.

Os restantes alunos devem preparar argumentos opostos, defendendo os interesses economicistas das empresas e dos empregadores.

Na fase de preparação do debate, alunos deverão recorrer a modelos de linguagem para pesquisa de informação relevante e de funções de linguagem com vista à argumentação e contra-argumentação:

– como dar uma opinião;

– como contrapor uma opinião;

– como acrescentar informações novas num debate.

Estas últimas informações, de cariz linguístico, serão relevantes para uma atividade posterior.


Ferramentas e recursos:

ChatGPT ou outros.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Turma dividida em dois grupos de trabalho. Secretárias juntas de forma a  albergarem os dois grupos. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão40 MINUTOS
Debate e avaliação

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Durante o debate, o professor terá o papel de moderador. No final, os alunos realizarão uma votação para decidir qual foi a equipa vencedora, usando para tal uma rubrica de avaliação projetada pelo professor. Para votar, os alunos usarão a plataforma Mentimeter.com

Como atividade final, os alunos deverão redigir um texto argumentativo individual, para avaliação formativa, sobre o tema: “Os prós e os contras do uso da IA no mercado de trabalho.” Deverão usar a ferramenta Grammarly.com para correção de erros. 


Ferramentas e recursos:

Mentimeter.com

Grammarly.com


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 40 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Turma dividida em dois grupos, sentados frente a frente para realização do debate. 

 

Rubrica de avaliação (clicar aqui para aceder): 

 https://drive.google.com/file/d/18wyls4zPKHgubNKolXttY35dO8qk3Y0N/view?usp=sharing

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)