Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 200 minutos

>

A diversidade cultural na minha turma/escola

3º Ciclo

Sofia Antunes / 20-06-2024


Descrição / Síntese:

Face ao aumento de alunos vindos de diversas partes do mundo, os alunos serão desafiados a recolher informação sobre esta realidade e a divulga-la junto da comunidade escolar.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Geografia ; Matemática ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> – Representar, em mapas a diferentes escalas, variáveis relativas a fenómenos demográficos, usando o título e a legenda.
> – Identificar padrões na distribuição dos fluxos migratórios, à escala nacional, europeia e mundial, enunciando fatores responsáveis por essa distribuição.
> – Aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica para localizar, descrever e compreender os fenómenos sociodemográficos.
> – Enunciar medidas para fomentar a cooperaçãoventre povos e culturas, que coexistem no mesmo território.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa100 MINUTOS
Caracterização dos alunos vindos do estrangeiro nossa escola

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os  alunos em grupo, e com base nos dados solicitados aos serviços administrativos, fazem o tratamento estatístico:

 – Número de alunos estrangeiros ou com proveniência de outro país (total, por ciclo e por turma);

 – Número de alunos por Nacionalidade/naturalidade (total, por ciclo e por turma);

 – Número de alunos por tempo de permanência em Portugal. 

Segunda fase:

 – Elaboração de um inquérito lançado no google forms ao alunos vindos do estrangeiro para completar a informação: ( idade, motivo da vinda para Portugal, dificuldades, expetativas…)

 

 

 


Ferramentas e recursos:

 – Computadores

 – Excel

 – acesso a internet, google forms.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula – organização em grupos.

O trabalho pode ser realizado em diferentes disciplinas, articulação com matemática e TIC. No caso da existência de muitos alunos que não dominam a língua portuguesa poderá haver articulação com disciplinas como o Inglês, Francês ou Espanhol ( dependendo das situações) para a elaboração e analise do inquérito. 

 

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação100 MINUTOS
Vamos conhecer melhor a origem dos alunos estrangeiros na nossa escola.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

 – Os alunos em grupo vão localizar  os vários países de origem dos alunos estrangeiros no Google Earth, destacando algumas informações importantes.

 – O objetivo será  apresentar o resultado final à comunidade escolar. 

 


Ferramentas e recursos:

Computadores  com acesso à internet google earth web. 

 

Poderá mostra-se o tutorial: https://youtu.be/hz_RfDbHwr8

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula – organização em grupos.

Se possível colaboração com TIC.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






Scroll to Top