>
3º Ciclo
Sofia Antunes / 20-06-2024
Descrição / Síntese:
Face ao aumento de alunos vindos de diversas partes do mundo, os alunos serão desafiados a recolher informação sobre esta realidade e a divulga-la junto da comunidade escolar.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Geografia ; Matemática ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos em grupo, e com base nos dados solicitados aos serviços administrativos, fazem o tratamento estatístico:
– Número de alunos estrangeiros ou com proveniência de outro país (total, por ciclo e por turma);
– Número de alunos por Nacionalidade/naturalidade (total, por ciclo e por turma);
– Número de alunos por tempo de permanência em Portugal.
Segunda fase:
– Elaboração de um inquérito lançado no google forms ao alunos vindos do estrangeiro para completar a informação: ( idade, motivo da vinda para Portugal, dificuldades, expetativas…)
Ferramentas e recursos:
– Computadores
– Excel
– acesso a internet, google forms.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula – organização em grupos.
O trabalho pode ser realizado em diferentes disciplinas, articulação com matemática e TIC. No caso da existência de muitos alunos que não dominam a língua portuguesa poderá haver articulação com disciplinas como o Inglês, Francês ou Espanhol ( dependendo das situações) para a elaboração e analise do inquérito.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
– Os alunos em grupo vão localizar os vários países de origem dos alunos estrangeiros no Google Earth, destacando algumas informações importantes.
– O objetivo será apresentar o resultado final à comunidade escolar.
Ferramentas e recursos:
Computadores com acesso à internet google earth web.
Poderá mostra-se o tutorial: https://youtu.be/hz_RfDbHwr8
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula – organização em grupos.
Se possível colaboração com TIC.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)