Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 70 minutos

>

Aventura na Floresta Encantada: Desvendando os Segredos da Natureza com a Inteligência Artificial

1º Ciclo

Margarida Areias / 27-05-2024


Descrição / Síntese:

A Floresta Encantada

A floresta encantada é um lugar mágico e misterioso, escondido nas profundezas de um mundo inexplorado. Envolta em névoa perene e iluminada por raios de sol filtrados pelas copas das árvores centenárias, a floresta possui uma aura de encanto e misticismo que atrai aventureiros de todos os cantos.

Trilhas Sinuosas e Vegetação Exuberante

Trilhas estreitas e sinuosas serpenteiam entre árvores majestosas, cujos galhos entrelaçados criam um teto verde natural. A vegetação exuberante da floresta pulsa com vida, ostentando uma variedade estonteante de plantas, flores e frutos de cores vibrantes. O ar é perfumado com o aroma doce das flores silvestres e o canto melodioso dos pássaros.

Criaturas Mágicas e Seres Misteriosos

Ao longo das trilhas, sussurros de criaturas mágicas ecoam entre as árvores. Fadas travessas espreitam por trás das flores, e duendes brincalhões saltitam entre as raízes. Elfos sábios habitam cabanas escondidas entre os galhos, e goblins astutos escondem seus tesouros em cavernas secretas.

Segredos Ancestrais e Sabedoria da Natureza

A floresta encantada guarda segredos ancestrais e sabedoria da natureza que só podem ser desvendados por aqueles com corações puros e mentes abertas. Ruínas antigas de civilizações perdidas se escondem entre a vegetação densa, e inscrições misteriosas nas rochas contam histórias de um passado mágico.

A Inteligência Artificial como Guia

Em meio a essa atmosfera de encantamento, a inteligência artificial surge como um guia indispensável para os aventureiros que ousam desbravar a floresta. Através de dispositivos portáteis e interfaces intuitivas, a IA oferece informações detalhadas sobre o ambiente, a flora e a fauna da floresta, além de auxiliar na navegação pelas trilhas e na resolução de enigmas ancestrais.

Um Desafio Emocionante e Uma Jornada de Aprendizado

Aventureiros que se propõem a desvendar os segredos da floresta encantada com a ajuda da inteligência artificial embarcam em uma jornada emocionante e transformadora. Cada passo revela novos mistérios e desafios, exigindo coragem, inteligência e colaboração. Ao longo da aventura, os aventureiros aprendem sobre a importância da preservação da natureza, o poder da tecnologia para o bem e a força da união entre humanos e máquinas.

A Floresta Encantada: Um Portal para o Futuro

A floresta encantada representa um portal para o futuro, onde a inteligência artificial e a natureza coexistem em harmonia, auxiliando os humanos a compreender e proteger o mundo ao seu redor. A aventura neste cenário mágico é uma metáfora para o potencial da tecnologia para nos conectar com a natureza de forma significativa e sustentável, abrindo caminho para um futuro mais próspero e equilibrado para todos.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Domínio: Compreensão do Oral 1º Ano: Compreender mensagens simples e curtas em contextos familiares e de rotina. Identificar e nomear os interlocutores numa conversa. Distinguir entre frases afirmativas, interrogativas e exclamativas. Seguir instruções simples. Apreciar histórias contadas oralmente. 2º Ano: Compreender mensagens orais mais complexas, em diferentes contextos. Identificar a informação principal e secundária numa mensagem oral. Distinguir entre o real e o imaginário em histórias contadas oralmente. Apreciar diferentes géneros textuais orais (contos, poemas, canções, etc.). Participar ativamente em conversas, utilizando um vocabulário adequado. 3º Ano: Compreender mensagens orais longas e complexas, em diferentes registos de linguagem. Interpretar a informação implícita em mensagens orais. Apreciar e analisar criticamente diferentes géneros textuais orais (debates, entrevistas, reportagens, etc.). Expressar a sua opinião e argumentar de forma fundamentada em conversas e debates. Utilizar recu

Atividades a desenvolver

〉Criação15 MINUTOS
Viagem ao Mundo das Histórias: Resumos para o 1º Ciclo

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O professor pede aos alunos que escrevam três resumos do texto ou da aula: um entre 10 a 15 palavras, outro entre 30 a 50 palavras e outro entre 75 a 100 palavras. Isto permite que os alunos refinem a sua compreensão e escolham apenas os elementos importantes para os resumos mais pequenos.

Os alunos através deste tema “Aventura na Floresta Encantada: Desvendando os Segredos da Natureza com a Inteligência Artificial” Irão resumir este o texto.

 


Ferramentas e recursos:

computador e biblioteca para aceder alguns livros


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Turma com 20 alunos

4 grupos de 5 alunos

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação20 MINUTOS
Viagem ao Mundo das Histórias: Resumos para o 1º Ciclo- Aventura na Floresta Encantada: Desvendando os Segredos da Natureza com a Inteligência Artificial

Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras


Descrição da atividade:

Através da utilização de uma ferramenta de nuvem de palavras o professor introduz um tema e cria um debate sobre o mesmo.


Ferramentas e recursos:

Computadores


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Turma com 20 alunos

4 grupos de 5 alunos

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha20 MINUTOS
Viagem ao Mundo das Histórias -Aventura na Floresta Encantada: Desvendando os Segredos da Natureza com a Inteligência Artificial

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos pesquisam e recolhem informações sobre figuras importantes relacionadas a um determinado tópico que desenvolveram. Seguidamente vestem-se (ou usam um adereço) para criar um “museu de cera falante”. Um dos alunos pode assumir o papel de guia do museu e o público pode entrevistar as figuras, que falarão sobre o tópico que representam.


Ferramentas e recursos:

Computador


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Turma com 20 alunos

4 grupos de 5 alunos

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno15 MINUTOS
Rubrica sobre este tema- Viagem ao Mundo das Histórias -Aventura na Floresta Encantada: Desvendando os Segredos da Natureza com a Inteligência Artificial

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

Os alunos preenchem uma folha de autoavaliação e avaliam-se de acordo com os critérios de uma tabela fornecida.


Ferramentas e recursos:

Caneta


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)