>
1º Ciclo
Margarida Areias / 27-05-2024
Descrição / Síntese:
A Floresta Encantada
A floresta encantada é um lugar mágico e misterioso, escondido nas profundezas de um mundo inexplorado. Envolta em névoa perene e iluminada por raios de sol filtrados pelas copas das árvores centenárias, a floresta possui uma aura de encanto e misticismo que atrai aventureiros de todos os cantos.
Trilhas Sinuosas e Vegetação Exuberante
Trilhas estreitas e sinuosas serpenteiam entre árvores majestosas, cujos galhos entrelaçados criam um teto verde natural. A vegetação exuberante da floresta pulsa com vida, ostentando uma variedade estonteante de plantas, flores e frutos de cores vibrantes. O ar é perfumado com o aroma doce das flores silvestres e o canto melodioso dos pássaros.
Criaturas Mágicas e Seres Misteriosos
Ao longo das trilhas, sussurros de criaturas mágicas ecoam entre as árvores. Fadas travessas espreitam por trás das flores, e duendes brincalhões saltitam entre as raízes. Elfos sábios habitam cabanas escondidas entre os galhos, e goblins astutos escondem seus tesouros em cavernas secretas.
Segredos Ancestrais e Sabedoria da Natureza
A floresta encantada guarda segredos ancestrais e sabedoria da natureza que só podem ser desvendados por aqueles com corações puros e mentes abertas. Ruínas antigas de civilizações perdidas se escondem entre a vegetação densa, e inscrições misteriosas nas rochas contam histórias de um passado mágico.
A Inteligência Artificial como Guia
Em meio a essa atmosfera de encantamento, a inteligência artificial surge como um guia indispensável para os aventureiros que ousam desbravar a floresta. Através de dispositivos portáteis e interfaces intuitivas, a IA oferece informações detalhadas sobre o ambiente, a flora e a fauna da floresta, além de auxiliar na navegação pelas trilhas e na resolução de enigmas ancestrais.
Um Desafio Emocionante e Uma Jornada de Aprendizado
Aventureiros que se propõem a desvendar os segredos da floresta encantada com a ajuda da inteligência artificial embarcam em uma jornada emocionante e transformadora. Cada passo revela novos mistérios e desafios, exigindo coragem, inteligência e colaboração. Ao longo da aventura, os aventureiros aprendem sobre a importância da preservação da natureza, o poder da tecnologia para o bem e a força da união entre humanos e máquinas.
A Floresta Encantada: Um Portal para o Futuro
A floresta encantada representa um portal para o futuro, onde a inteligência artificial e a natureza coexistem em harmonia, auxiliando os humanos a compreender e proteger o mundo ao seu redor. A aventura neste cenário mágico é uma metáfora para o potencial da tecnologia para nos conectar com a natureza de forma significativa e sustentável, abrindo caminho para um futuro mais próspero e equilibrado para todos.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O professor pede aos alunos que escrevam três resumos do texto ou da aula: um entre 10 a 15 palavras, outro entre 30 a 50 palavras e outro entre 75 a 100 palavras. Isto permite que os alunos refinem a sua compreensão e escolham apenas os elementos importantes para os resumos mais pequenos.
Os alunos através deste tema “Aventura na Floresta Encantada: Desvendando os Segredos da Natureza com a Inteligência Artificial” Irão resumir este o texto.
Ferramentas e recursos:
computador e biblioteca para aceder alguns livros
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Turma com 20 alunos
4 grupos de 5 alunos
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Debate sobre nuvem de palavras
Descrição da atividade:
Através da utilização de uma ferramenta de nuvem de palavras o professor introduz um tema e cria um debate sobre o mesmo.
Ferramentas e recursos:
Computadores
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Turma com 20 alunos
4 grupos de 5 alunos
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos pesquisam e recolhem informações sobre figuras importantes relacionadas a um determinado tópico que desenvolveram. Seguidamente vestem-se (ou usam um adereço) para criar um “museu de cera falante”. Um dos alunos pode assumir o papel de guia do museu e o público pode entrevistar as figuras, que falarão sobre o tópico que representam.
Ferramentas e recursos:
Computador
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Turma com 20 alunos
4 grupos de 5 alunos
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
Os alunos preenchem uma folha de autoavaliação e avaliam-se de acordo com os critérios de uma tabela fornecida.
Ferramentas e recursos:
Caneta
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)