>
Ensino Secundário
Natália Lages / 31-05-2024
Descrição / Síntese:
Neste cenário educativo de aprendizagem os alunos embarcam numa jornada a pé pela natureza, explorando caminhos que os levarão a uma maior compreensão de si mesmos e do mundo ao seu redor.
Passo a passo, aprendem técnicas essenciais de orientação como leituras de mapas, físicos e digitais e de pedestrianismo.
Este Cenário Educativo teve por base ferramentas de LMM.
Está proposto para 6 aulas de 90 minutos, sendo que a última tem a duração de 180 minutos. (2×90 minutos).
Pode ser utilizada em DAC, com várias disciplinas. Na utilização da APP, I-Orieentering, trocando os pontos por questões ou, eventualmente por atividades.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação Física
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Introdução à Orientação Pedestre e Pedestrianismo
- Conceitos básicos
- Importância da orientação pedestre e do pedestrianismo
- Princípios básicos do pedestrianismo
- Regras de segurança no trânsito
- Equipamentos de proteção individual
- Cuidados com a saúde durante a atividade física.
Dentro da sala de aula-
- Apresentação dos principais termos e conceitos (Bússola, azimute, ponto de referências, trilhos)
- Trabalho sugerido :
-
Grupos de 3 elementos:
Faz uma pesquisa e descobre se no teu concelho existe um percurso de pedestrianismo:
1º – Pequena Rota.
2º – Verifica se esse percurso se enquadra numa Grande Rota.
3º – Verifica três lugares de interesse a visitar.
4º – Apresenta aos teus colegas.
Ferramentas e recursos:
Powerpoint (em anexo)
Telemóveis com acesso à internet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Aula expositiva alunos sentados de acordo com a sala.
Grupos de 3 elementos, realizam uma pesquisa sobre a proposta do trabalho apresentado
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Atividade 1
Leitura de mapas topográficos e identificação de elementos chave do mapa de orientação.
Demonstração prática do uso da Bússola.
Prática de orientação com bússola num mapa escolar.
Ferramentas e recursos:
Mapa escolar, bússolas.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Grupos de 3 elementos.
Os alunos de forma autónoma deslocam-se pelo espaço escolar, com tarefas definidas pelo professor
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Dentro da sala de aula:
Aprofundamento na leitura de mapas de orientação.
Discussão sobre curvas de nível e relevo.
Identificação dos trilhos no mapa.
Fora da sala de aula: Exploração de um parque local com tarefas de orientação e de caminhada.
Demonstração prática do uso dos equipamentos
Ferramentas e recursos:
Mapa do parque local, telemóvel, cartolina, canetas.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Grupos de 3 elementos.
Os alunos de forma autónoma deslocam-se para o parque local e no parque marcam três pontos para os colegas encontrarem.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Dentro da sala de aula:
- Apresentação do app I-orieentering e suas funcionalidades
- Criação de uma prova de dificuldade média num parque local.
Fora da sala de aula:
- Utilização do app para marcar os pontos pretendidos
- Demonstração prática do uso dos equipamentos
Ferramentas e recursos:
GPS, smartphones com app Iorienting; Qrcodes em formato papel dos pontos, fita adesiva.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos de forma autónoma deslocam-se para o parque local e no parque marcam os seis pontos previamente marcados na app, para os colegas encontrarem.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
Fora da sala de aula:
- Realizar um trilho com dificuldade média numa área natural.
- Uso de bússola, mapas e habilidades de pedestrianismo para navegação.
- Avaliação das habilidades adquiridas.
Ferramentas e recursos:
GPS, smartphones, bússolas
Questionário de avaliação (Em anexo)
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 180 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos de forma autónoma deslocam-se num trilho de dificuldade média escolhido pelos alunos, no trabalho de investigação realizado na primeira aula.
Os alunos preenchem o questionário online de forma autónoma e individual.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)