Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 540 minutos

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Trilhando os Caminhos da Descoberta – Um cenário educativo Orientação Pedestre

Ensino Secundário

Natália Lages / 31-05-2024


Descrição / Síntese:

Neste cenário educativo de aprendizagem os alunos embarcam numa jornada a pé pela natureza, explorando caminhos que os levarão a uma maior compreensão de si mesmos e do mundo ao seu redor.
Passo a passo, aprendem técnicas essenciais de orientação como leituras de mapas, físicos e digitais e de pedestrianismo.
Este Cenário Educativo teve por base ferramentas de LMM.
Está proposto para 6 aulas de 90 minutos, sendo que a última tem a duração de 180 minutos. (2×90 minutos).
Pode ser utilizada em DAC, com várias disciplinas. Na utilização da APP, I-Orieentering, trocando os pontos por questões ou, eventualmente por atividades.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação Física


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Introduzir conceitos básicos de orientação pedestre e pedestrianismo.
> DesenvolverDesenvolver habilidades práticas de navegação e leitura de mapas.
> Promover o trabalho de equipa e a comunicação eficaz.

Atividades a desenvolver

〉Apresentação e Partilha90 MINUTOS
Introdução à Orientação Pedestre e Pedestrianismo

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Introdução à Orientação Pedestre e Pedestrianismo

  • Conceitos básicos
  • Importância da orientação pedestre e do pedestrianismo
  • Princípios básicos do pedestrianismo
  • Regras de segurança no trânsito
  • Equipamentos de proteção individual
  • Cuidados com a saúde durante a atividade física.

Dentro da sala de aula- 

  • Apresentação dos principais termos e conceitos (Bússola, azimute, ponto de referências, trilhos)
  • Trabalho sugerido :
  • Grupos de 3 elementos:

    Faz uma pesquisa e descobre se no teu concelho existe um percurso de pedestrianismo:

    1º – Pequena Rota.

    2º  – Verifica se esse percurso se enquadra numa Grande Rota.

    3º – Verifica três lugares de interesse a visitar.

    4º  – Apresenta aos teus colegas.


Ferramentas e recursos:

Powerpoint (em anexo)

Telemóveis com acesso à internet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Aula expositiva alunos sentados de acordo com a sala.

Grupos de 3 elementos, realizam uma pesquisa sobre a proposta do trabalho apresentado 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação90 MINUTOS
Uso da bússola e Orientação no terreno

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Atividade 1

Leitura de mapas topográficos e identificação de elementos chave do mapa de orientação.

Demonstração prática do uso da Bússola.

Prática de orientação com bússola num mapa escolar.


Ferramentas e recursos:

Mapa escolar, bússolas.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Grupos de 3 elementos. 

Os alunos de forma autónoma deslocam-se pelo espaço escolar, com tarefas definidas pelo professor

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação90 MINUTOS
Leitura de Mapas de Orientação e Identificação de trilhos

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Dentro da sala de aula:

Aprofundamento na leitura de mapas de orientação.

Discussão sobre curvas de nível e relevo.

Identificação dos trilhos no mapa.

Fora da sala de aula: Exploração de um parque local com tarefas de orientação e de caminhada.

Demonstração prática do uso dos equipamentos


Ferramentas e recursos:

 Mapa do parque local, telemóvel, cartolina, canetas.

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Grupos de 3 elementos. 

Os alunos de forma autónoma deslocam-se para o parque local e no parque marcam três pontos para os colegas encontrarem.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa90 MINUTOS
Sessão Prática de Orientação com App I-orienteering

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Dentro da sala de aula:

  • Apresentação do app I-orieentering e suas funcionalidades
  • Criação de uma prova de dificuldade média num parque local.

Fora da sala de aula:

  • Utilização do app para marcar os pontos pretendidos
  • Demonstração prática do uso dos equipamentos


Ferramentas e recursos:

GPS,  smartphones com app Iorienting; Qrcodes em formato papel dos pontos, fita adesiva.

 

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos de forma autónoma deslocam-se para o parque local e no parque marcam os seis pontos previamente marcados na app, para os colegas encontrarem.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno180 MINUTOS
Trilho de dificuldade média

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

Fora da sala de aula:

  • Realizar um trilho com dificuldade média numa área natural.
  • Uso de bússola, mapas e habilidades de pedestrianismo para navegação.
  • Avaliação das habilidades adquiridas.


Ferramentas e recursos:

GPS,  smartphones, bússolas

Questionário de avaliação (Em anexo)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 180 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos de forma autónoma deslocam-se num trilho de dificuldade média escolhido pelos alunos, no trabalho de investigação realizado na primeira aula.

Os alunos preenchem o questionário online de forma autónoma e individual.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)