>
3º Ciclo
Vasco Pires Quintela Coelho / 02-06-2024
Descrição / Síntese:
Utilização de inteligência artificial, na criação ou utilização de conteúdos e ferramentas que expliquem, ou que recorram à inteligência.
Esta atividade terá a duração de 90 minutos.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Informática e Tecnologia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Expor: O que é Inteligência Artificial (IA)?
A Inteligência Artificial (IA) refere-se a sistemas ou máquinas que imitam a inteligência humana para realizar tarefas e que podem melhorar-se de forma iterativa com base nas informações que recolhem. A IA pode ser vista em diversos domínios, desde o processamento de linguagem natural e reconhecimento de voz até jogos de xadrez e carros autónomos.
Tipos de IA
- IA Fraca (Narrow AI)
-
- Definição: É projetada para realizar uma tarefa específica. As aplicações de IA fraca incluem assistentes pessoais digitais, como a Siri e a Alexa, sistemas de recomendação de filmes e música, e chatbots que respondem a perguntas básicas.
- Exemplos:
- Assistentes Virtuais: Google Assistant, Siri, Alexa.
- Sistemas de Recomendação: Netflix, Spotify.
- Chatbots: Atendimento ao cliente em websites.
- IA Forte (Artificial General Intelligence – AGI)
-
- Definição: Uma forma hipotética de IA que possui a capacidade de entender, aprender e aplicar conhecimentos em diferentes contextos de forma semelhante ao ser humano.
- Estado Atual: Atualmente, a AGI é um conceito teórico e ainda não foi alcançado. Investigadores estão a trabalhar para entender e desenvolver este tipo de IA.
Exemplos Práticos de IA no Dia-a-Dia
- Reconhecimento de Voz e Linguagem: Assistentes virtuais como a Siri, Alexa e Google Assistant que conseguem interpretar comandos de voz.
- Reconhecimento de Imagens: Aplicações como o Google Photos que identificam e categorizam pessoas e objetos em fotografias.
- Sistemas de Recomendação: Netflix e Spotify que sugerem filmes e músicas com base no histórico e preferências do utilizador.
- Veículos Autónomos: Carros como os da Tesla que usam IA para navegar e evitar obstáculos sem intervenção humana.
- Medicina: Diagnóstico assistido por IA, onde sistemas analisam imagens médicas para detectar doenças como o cancro.
Discussão: Tecnologias Emergentes Baseadas em IA
- Assistentes Virtuais:
-
- Funcionamento: Utilizam processamento de linguagem natural (NLP) para entender e responder a comandos de voz. Aprendem com as interações para melhorar a precisão.
- Exemplo: O Google Assistant pode agendar compromissos, enviar mensagens, tocar músicas, controlar dispositivos domésticos inteligentes.
- Carros Autónomos:
-
- Funcionamento: Utilizam sensores, câmaras, radar e algoritmos de IA para navegar e tomar decisões em tempo real.
- Exemplo: Carros da Tesla que podem conduzir-se sozinhos em autoestradas, mudar de faixa e estacionar automaticamente.
- Chatbots:
-
- Funcionamento: Programas que simulam conversas humanas, utilizados em atendimento ao cliente para resolver problemas ou responder a perguntas frequentes.
- Exemplo: Chatbots em sites de e-commerce que ajudam os clientes a encontrar produtos e resolver questões sobre pedidos.
- Sistemas de Recomendação:
-
- Funcionamento: Algoritmos que analisam dados do utilizador para sugerir produtos, filmes, músicas, etc.
- Exemplo: Netflix recomenda séries e filmes com base nas visualizações anteriores do utilizador.
- Medicina:
-
- Funcionamento: Análise de grandes quantidades de dados médicos para ajudar no diagnóstico e tratamento de doenças.
- Exemplo: IA usada em radiologia para detetar anomalias em raios-X e ressonâncias magnéticas.
Esta explicação teórica tem como objetivo fornecer aos alunos uma compreensão básica e abrangente do que é a IA, como é classificada e como está integrada em muitas das tecnologias e serviços que utilizam diariamente.
Ferramentas e recursos:
Videos, imagens, videoprojetor ou smatboard
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Nas aulas de TIC é normal os alunos estarem em U, se for o caso os alunos devem posicionar-se no centro da sala virados para o professor.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Durante esta secção, vamos explorar de forma mais detalhada algumas das tecnologias emergentes que utilizam Inteligência Artificial, discutindo o seu funcionamento, aplicações e impactos na sociedade.
A discussão deve ser dirigida para os seguintes tópicos, mas devem ser os alunos a fazer a discussão entre si
podem utilizar o mentimeter
Os alunos vão mencionando características do funcionamento da Ai e numa segunda fase falar sobre impactos positivos e negativos
Assistentes Virtuais
Funcionamento:
- Processamento de Linguagem Natural (NLP): Assistentes virtuais como o Google Assistant, Siri e Alexa utilizam algoritmos de NLP para entender e responder a comandos de voz. Estes algoritmos permitem que a IA compreenda a linguagem humana em termos de sintaxe, semântica e contexto.
- Aprendizagem Automática (Machine Learning): Estes assistentes melhoram as suas respostas ao longo do tempo, aprendendo com as interações passadas e ajustando os seus algoritmos para oferecer respostas mais precisas e relevantes.
Aplicações:
- Gestão de Tarefas: Definir alarmes, agendar compromissos, enviar mensagens.
- Informação: Responder a perguntas sobre o tempo, notícias, resultados desportivos.
- Controlo de Dispositivos: Controlar dispositivos domésticos inteligentes como luzes, termostatos e sistemas de segurança.
Impactos:
- Positivo: Aumentam a conveniência e eficiência no dia-a-dia das pessoas.
- Negativo: Preocupações com a privacidade, dado que estes dispositivos recolhem dados pessoais e conversas.
Carros Autónomos
Funcionamento:
- Sensores e Câmaras: Utilizam uma combinação de câmaras, radares, sensores ultrassónicos e LIDAR para monitorizar o ambiente à volta do veículo.
- Algoritmos de IA: Analisam os dados recolhidos pelos sensores para tomar decisões em tempo real, como evitar obstáculos, manter a velocidade adequada e seguir rotas.
Aplicações:
- Transporte Pessoal: Carros como os da Tesla que podem conduzir-se de forma autónoma em várias condições de estrada.
- Transportes Públicos: Autocarros e táxis autónomos em fase de teste em várias cidades.
Impactos:
- Positivo: Redução de acidentes causados por erro humano, maior eficiência de tráfego, acesso ao transporte para pessoas com mobilidade reduzida.
- Negativo: Questões de segurança e responsabilidade em caso de acidentes, impacto no emprego de motoristas.
Chatbots
Funcionamento:
- Simulação de Conversas: Utilizam NLP para entender perguntas e fornecer respostas relevantes, simulando uma conversa humana.
- Bases de Dados: Acessam grandes bases de dados para encontrar a informação necessária para responder às perguntas.
Aplicações:
- Atendimento ao Cliente: Responder a perguntas frequentes, resolver problemas de clientes, fornecer informações sobre produtos e serviços.
- Assistência em Websites: Ajudar utilizadores a navegar em websites e encontrar o que procuram.
Impactos:
- Positivo: Redução de tempo de espera para os clientes, aumento da eficiência do serviço ao cliente.
- Negativo: Frustração dos clientes quando os chatbots não conseguem resolver problemas complexos, potencial perda de empregos no setor de atendimento ao cliente.
Sistemas de Recomendação
Funcionamento:
- Análise de Dados: Utilizam algoritmos de machine learning para analisar o histórico de visualização e preferências dos utilizadores.
- Sugestões Personalizadas: Com base na análise, os sistemas recomendam conteúdos que os utilizadores provavelmente vão gostar.
Aplicações:
- Plataformas de Streaming: Netflix, Spotify, YouTube que recomendam filmes, séries, músicas e vídeos.
- E-commerce: Amazon, eBay que sugerem produtos com base nas compras anteriores.
Impactos:
- Positivo: Melhoram a experiência do utilizador, aumentam a satisfação e o tempo de permanência nas plataformas.
- Negativo: Criação de “bolhas de filtro” onde os utilizadores são expostos apenas a conteúdos que reforçam as suas opiniões e gostos.
Medicina
Funcionamento:
- Análise de Imagens Médicas: Algoritmos de IA analisam imagens de raios-X, ressonâncias magnéticas e tomografias para identificar anomalias.
- Previsão e Diagnóstico: Utilizam big data e machine learning para prever doenças e sugerir diagnósticos com base em padrões identificados em grandes conjuntos de dados clínicos.
Aplicações:
- Diagnóstico Assistido: Ferramentas que ajudam médicos a diagnosticar doenças como cancro, diabetes e doenças cardíacas.
- Planeamento de Tratamentos: Sistemas que sugerem planos de tratamento personalizados com base no histórico médico do paciente.
Impactos:
- Positivo: Aumenta a precisão dos diagnósticos, permite detecção precoce de doenças, personaliza os tratamentos.
- Negativo: Dependência excessiva da tecnologia, desafios éticos relacionados com a privacidade dos dados de saúde.
Esta discussão aprofundada sobre as tecnologias emergentes baseadas em IA visa não só informar os alunos sobre as diferentes aplicações da IA, mas também estimular o pensamento crítico sobre os impactos positivos e negativos destas tecnologias na sociedade.
Ferramentas e recursos:
Mentimeter, telemóvel, os alunos vão mencionando características do funcionamento e numa segunda fase falar sobre impactos positivos e negativos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estão em cadeiras individuais no meio da sala
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Exploração de Ferramentas de IA (20 minutos)
Para esta atividade, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo explorará uma categoria diferente de ferramentas de IA. Aqui estão algumas sugestões detalhadas de ferramentas que os alunos podem utilizar, incluindo exemplos adicionais, alternativas e os mais recentes desenvolvimentos na área de IA. Cada grupo pode experimentar uma ferramenta de cada.
Ferramentas de Texto
ChatGPT (OpenAI)
• Descrição: Um modelo de linguagem que pode gerar texto coerente e relevante com base em prompts dados.
• Exemplos de Uso: Criação de histórias, respostas a perguntas, elaboração de ensaios, chatbots personalizados.
GPT-3 (OpenAI)
• Descrição: Modelo avançado de geração de texto que pode realizar tarefas de escrita complexas.
• Exemplos de Uso: Escrita assistida, criação de conteúdos para blogs, geração de código.
Jasper (anteriormente Jarvis)
• Descrição: Ferramenta de escrita assistida que ajuda na criação de conteúdos de marketing, blogs e redes sociais.
• Exemplos de Uso: Escrita de posts para redes sociais, artigos de blog, emails de marketing.
Writesonic
• Descrição: Plataforma de geração de texto que oferece diversas funcionalidades para criar conteúdos escritos.
• Exemplos de Uso: Geração de descrições de produtos, cópia para anúncios, ideias para posts de blog.
Copysmith
• Descrição: Ferramenta de escrita de IA focada em marketing e e-commerce.
• Exemplos de Uso: Geração de texto para campanhas de marketing, descrições de produtos, landing pages.
Alternatives/Equivalentes ao ChatGPT:
Gemini (Google)
o Descrição: Modelo de linguagem da Google que substituiu o Bard, projetado para gerar texto coerente e informativo.
o Exemplos de Uso: Respostas a perguntas, geração de conteúdo, suporte em várias aplicações do Google.
Claude (Anthropic)
o Descrição: Um modelo de linguagem alternativo com foco em segurança e previsibilidade.
LLaMA (Meta)
o Descrição: Um modelo de linguagem grande desenvolvido pela Meta (Facebook).
Copilot (Microsoft)
o Descrição: Integração de IA em ferramentas do Microsoft 365, como Word e Excel, para ajudar na criação e edição de documentos.
o Exemplos de Uso: Assistência na redação de emails, criação de relatórios, automação de tarefas no Excel.
Ferramentas de Imagem
DALL-E (OpenAI)
• Descrição: Ferramenta que gera imagens a partir de descrições textuais.
• Exemplos de Uso: Criação de ilustrações, arte conceptual, geração de imagens para apresentações.
DeepArt
• Descrição: Aplicação que transforma fotos em obras de arte ao estilo de pintores famosos.
• Exemplos de Uso: Criação de versões artísticas de fotos pessoais, ilustrações estilizadas.
RunwayML
• Descrição: Plataforma que oferece ferramentas de IA para criar e editar imagens e vídeos.
• Exemplos de Uso: Geração de imagens, remoção de fundo, aplicação de filtros de estilo.
Artbreeder
• Descrição: Ferramenta colaborativa para criar e modificar imagens usando IA.
• Exemplos de Uso: Geração de personagens, paisagens, combinações de imagens.
MidJourney
• Descrição: Ferramenta de IA que cria arte digital baseada em prompts textuais.
• Exemplos de Uso: Criação de imagens abstratas, design gráfico, ilustrações.
Alternatives/Equivalentes ao DALL-E:
Stable Diffusion
o Descrição: Modelo de IA open-source para geração de imagens a partir de texto.
NightCafe
o Descrição: Ferramenta que permite criar arte AI baseada em diferentes estilos e configurações.
Ferramentas de Vídeo
Synthesia
• Descrição: Plataforma que cria vídeos a partir de texto com avatares virtuais.
• Exemplos de Uso: Criação de vídeos explicativos, vídeos de formação, apresentações corporativas.
Pictory
• Descrição: Ferramenta que transforma texto e conteúdo de blogs em vídeos.
• Exemplos de Uso: Vídeos de marketing, resumos de artigos, vídeos para redes sociais.
Lumen5
• Descrição: Plataforma que converte artigos de blog em vídeos através de IA.
• Exemplos de Uso: Criação de vídeos de resumo, vídeos de promoção de conteúdo, vídeos educativos.
Descript
• Descrição: Ferramenta de edição de vídeo e áudio com capacidades de IA para transcrição e edição fácil.
• Exemplos de Uso: Edição de podcasts, criação de vídeos educativos, vídeos para redes sociais.
DeepBrain
• Descrição: Plataforma de criação de vídeos com IA, focada em gerar vídeos automatizados a partir de texto.
• Exemplos de Uso: Vídeos de formação, vídeos de marketing, apresentações automatizadas.
Alternatives/Equivalentes ao Synthesia:
Rephrase.ai
o Descrição: Ferramenta que permite criar vídeos com avatares personalizados a partir de texto.
Elai.io
o Descrição: Plataforma de vídeo IA para criar conteúdo de vídeo a partir de texto de forma automatizada.
Ferramentas de Som
AIVA (Artificial Intelligence Virtual Artist)
• Descrição: Plataforma de composição musical que cria música original baseada em inputs do utilizador.
• Exemplos de Uso: Composição de trilhas sonoras, música para jogos, música para vídeos.
Lyrebird
• Descrição: Ferramenta de síntese de voz que cria clones de voz realistas.
• Exemplos de Uso: Narrativas personalizadas, voz para personagens de jogos, audiolivros.
Descript (Overdub)
• Descrição: Ferramenta de edição de áudio que inclui capacidades de síntese de voz para criar e modificar narrações.
• Exemplos de Uso: Edição de podcasts, criação de narrações personalizadas, vídeos educativos.
Jukedeck (agora parte do TikTok)
• Descrição: Ferramenta de criação de música através de IA.
• Exemplos de Uso: Música para vídeos, trilhas sonoras personalizadas, música para publicidade.
Amper Music
• Descrição: Plataforma de composição musical que permite criar música original em poucos minutos.
• Exemplos de Uso: Música para vídeos, jogos, publicidade.
Alternatives/Equivalentes ao AIVA:
Soundraw
o Descrição: Plataforma de criação de música através de IA com personalização de género, velocidade e instrumentos.
Amadeus Code
o Descrição: Ferramenta de composição musical assistida por IA, especialmente para compositores e músicos.
Esta variedade de ferramentas permitirá aos alunos explorar diferentes aspetos da IA, compreender as suas capacidades e limitações, e aplicar este conhecimento em projetos criativos.
Ferramentas e recursos:
computadores internet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula de tic os alunos são divididos em grupos de 3
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Cada grupo deve criar um projeto usando a ferramenta designada pelo professor:
-
-
- Texto: Criar uma história curta ou um artigo com um tema à escolha.
- Imagem: Gerar uma série de imagens sobre um tema específico.
- Vídeo: Criar um pequeno vídeo explicativo sobre um tema de IA.
- Som: Compor uma peça musical ou criar um clipe de áudio.
-
Ferramentas e recursos:
Computadores Internet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula de TIC grupos de 3 alunos
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Cada grupo apresenta o seu projeto à turma, explicando como utilizaram a ferramenta de IA e os resultados obtidos
Ferramentas e recursos:
Video-projetor ou smartboard, Computador e internet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula de TIC cada grupo faz a sua apresentação
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
Ficha de Autoavaliação: Os alunos refletem sobre a sua participação e o uso da ferramenta de IA.
Ficha de Autoavaliação
Nome: _____________________________
Data: ______________________________
- Como foi a tua participação no grupo? Descreve as tuas contribuições.
- O que achaste da ferramenta de IA utilizada? Foi fácil de usar?
- O que aprendeste sobre IA durante esta atividade?
- Como avalias o teu desempenho nesta atividade? (1-5, sendo 1 o mínimo e 5 o máximo) Justifica a tua resposta.
- Que melhorias sugeres para futuras atividades como esta?
Foi criado um ficheiro de importação para ser utilizada no moodle em banco de questões. (O ficheiro xml do chatgpt é fornecido em anexo)
Avaliação que foi feita ao longo da atividade
Rubricas de avaliação
Critérios
Nível 1 (Insuficiente)
Nível 2 (Suficiente)
Nível 3 (Bom)
Nível 4 (Muito Bom)
Nível 5 (Excelente)
Participação no Grupo
Pouca ou nenhuma participação
Participou esporadicamente
Participou de forma regular
Participou ativamente
Liderou e incentivou a participação dos outros
Utilização da Ferramenta de IA
Não conseguiu utilizar a ferramenta
Utilizou com dificuldades
Utilizou a ferramenta de forma básica
Utilizou a ferramenta de forma adequada
Utilizou a ferramenta de forma criativa e eficaz
Qualidade do Projeto
Projeto incompleto ou incorreto
Projeto completo mas com erros
Projeto completo e correto
Projeto bem elaborado e interessante
Projeto inovador e exemplar
Apresentação do Projeto
Não apresentou ou apresentou de forma desorganizada
Apresentação fraca, com pouca clareza
Apresentação clara mas pouco envolvente
Apresentação clara e envolvente
Apresentação excelente, muito bem estruturada e cativante
Ferramentas e recursos:
moodle (se houver para a ficha de autoavaliação) computadores e internet.
Se não hbouver uyma plataforma que permita entao usar a ficha de autoavaliação em papel
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 10 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de Tic
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)