>
3º Ciclo
celma Nogueira / 30-05-2024
Descrição / Síntese:
Utilizando ferramentas conversacionais da IA, pesquisar os elementos químicos usados em smartphones. Dos elementos químicos identificados referir os que se encontram em risco de escassez nos próximos 100 anos bem como os que têm possibilidade de escassez devido a uso excessivo.
Tirar conclusões sobre o impacto que a extração excessiva de minerais, para fabricar as tecnologias atuais, terão na sustentabilidade dos Smartphones. Criar um poster que apresente o trabalho desenvolvido.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Química
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia
Descrição da atividade:
A professora apresenta o tema, os objetivos da atividade e os critérios de avaliação. Explica a metodologia de trabalho e fornece as orientações
para a construção de um poster. Os alunos são divididos em quatro grupos.
Utilizar um ou mais modelos de linguagem (Gemini, Microsoft Copilot, ChatGPT, POE, Perplexity, etc… – pode ser necessário criar conta) e/ou de imagem ( LexicaArt, etc…) para:
Tarefa 1 – Pesquisar quais os elementos químicos usados em smartphones.
Tarefa 2 – Dos elementos químicos identificados referir:
– os que se encontram em risco de escassez nos próximos 100 anos;
– os que têm possibilidade de escassez devido a uso excessivo.
Tarefa 3 – Criar um poster digital (por exemplo no canva, Visme,…) visualmente atraente, que apresente o trabalho desenvolvido e as respetivas conclusões sobre o impacto que a extração excessiva de minerais terão na sustentabilidade dos smartphones. (Podem utilizar plataformas de IA para imagens e criar ilustrações que possam ilustrar os resultados das instruções criadas em grupo.) No poster deve estar evidenciado que FOI CRIADO COM A AJUDA DE Inteligência Artificial (IA).
Tarefa 4 – Imprimir o poster cientifico digital para PDF e inserir em anexo na Classroom da Turma.
Ferramentas e recursos:
Ferramentas digitais: ferramentas conversacionais de texto e imagens de IA; Ferramentas de Design Gráfico; Google Classroom; Google Forms
Computador, impressora.
Ficha de autoavaliação https://docs.google.com/forms/d/1z1qZyN2yGDiMeLJqUIT0Z74FEzuR8S3mL2avzFZN2Es/edit
Rubrica de avaliação https://docs.google.com/spreadsheets/d/1YPxIb0o0NA8lBzNsLjNrn4JE_Z1fiyubcL8a6nUSDCs/edit#gid=0
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
O trabalho desenvolve-se numa aula de Físico-Química na presença da professora.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)