Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 215 minutos

>

Tolerância: Um mundo em Harmonia

Ensino Secundário

Anunciação Lousada / 01-06-2024


Descrição / Síntese:

(DAC – Filosofia e Cidadania e Desenvolvimento

Este cenário de aprendizagem visa a exploração do conceito de tolerância através de atividades criativas, utilizando a inteligência artificial como ferramenta de apoio. Através da criação de um poema, uma música e um vídeo, os alunos irão explorar a importância da tolerância no mundo contemporâneo, desenvolvendo competências de comunicação, criatividade e pensamento crítico.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Filosofia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender o conceito de tolerância e sua importância na sociedade.
> Identificar e analisar diferentes formas de intolerância no mundo.
> Desenvolver a capacidade de comunicar ideias e sentimentos através da linguagem artística.
> Utilizar a inteligência artificial como ferramenta de apoio à criação artística.
> Refletir sobre o papel do indivíduo na construção de um mundo mais tolerante.

Atividades a desenvolver

〉Intercâmbio e Discussão50 MINUTOS
Musica e Arte

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos, em grupos, utilizarão uma ferramenta de inteligência artificial (IA) como o Poe https://poe.com/, o Gemini https://gemini.google.com/app, para gerar um poema sobre o tema da tolerância. A IA poderá fornecer sugestões de rimas, metáforas e outros elementos poéticos, mas os alunos serão responsáveis pela estrutura, conteúdo e mensagem final do poema.

Exemplo: A IA poderá sugerir versos como “No jardim da tolerância, florescem cores vibrantes”, e os alunos podem construir o poema a partir dessa base, explorando a diversidade e a beleza da tolerância.

Discussão: Após a criação dos poemas, a turma irá discutir os diferentes temas abordados, as mensagens transmitidas e o papel da IA na criação artística.


Ferramentas e recursos:

https://poe.com/

https://gemini.google.com/app

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A atividade decorre em contexto de sala de aula, os alunos são distribuídos em grupos de 3.

A tarefa consiste em gerar um poema sobre o Tema Tolerância -Um Mundo em Harmonia, com recurso a IA

O poema pode ser recolhido através de um formulário aqui

 

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação50 MINUTOS
Música da Tolerância:

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Atividade: Os alunos, em grupos, utilizarão uma ferramenta de IA como o Eggnog https://www.eggnog.ai/  ; Test Kitchen  https://aitestkitchen.withgoogle.com/ para criar uma música sobre a tolerância. A IA poderá gerar melodias, harmonias e até mesmo letras, mas os alunos serão responsáveis pela escolha dos elementos musicais e pela mensagem final da música.

Exemplo: A IA poderá criar uma melodia inspiradora e os alunos podem escrever letras que falem sobre a importância da empatia, do respeito e da aceitação da diferença.

Apresentação: Cada grupo irá apresentar a sua música para a turma, explicando o processo criativo e a mensagem que pretendem transmitir.


Ferramentas e recursos:

https://www.eggnog.ai/

https://aitestkitchen.withgoogle.com/


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A atividade decorre em ambiente de sala de aula, os alunos continuam a trabalhar em grupos de 3

Tarefa: criar uma música alusiva ao tema indicado anteriormente, com  recurso a uma ferramenta de IA como o Eggnog https://www.eggnog.ai/ ; Test Kitchen  https://aitestkitchen.withgoogle.com/

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha100 MINUTOS
Vídeo da Tolerância:

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Atividade: Os alunos, em grupos, utilizarão uma ferramenta de IA como o Lensgo https://lensgo.ai/ ; Ideogram https://ideogram.ai/login ; Imageart  https://www.imagine.art/ai para criar imagens e vídeos sobre a tolerância. A IA poderá gerar imagens a partir de descrições textuais, mas os alunos serão responsáveis pela escolha das imagens, pela montagem do vídeo e pela mensagem final.

Exemplo: Os alunos podem descrever para a IA imagens que representem a diversidade cultural, a união entre pessoas de diferentes origens e a importância do respeito mútuo.

Exposição: Os grupos irão apresentar os seus vídeos à turma, explicando as suas escolhas criativas e o impacto que pretendem gerar com a sua mensagem.


Ferramentas e recursos:

https://lensgo.ai/

https://ideogram.ai/login

 https://www.imagine.art/ai


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A atividade  decorre em contexto de sala de aula, em grupos de 3 alunos.

Tarefa: com recurso a uma ferramenta de IA como o Lensgo https://lensgo.ai/ ; Ideogram https://ideogram.ai/login ; Imageart  https://www.imagine.art/ai,  criar imagens e vídeos sobre a temática em análise.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno15 MINUTOS
Avaliação

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

A avaliação será contínua e formativa, focando-se no desenvolvimento das competências dos alunos nas diferentes áreas:

Compreensão do conceito de tolerância: através da análise dos poemas, músicas e vídeos criados.

Comunicação e expressão artística: através da qualidade da produção artística e da capacidade de comunicação das ideias.

Pensamento crítico: através da reflexão sobre o papel da IA na criação artística e sobre a importância da tolerância no mundo.

Trabalho em equipa: através da colaboração e interação entre os alunos durante as atividades.


Ferramentas e recursos:

https://afc.dge.mec.pt/sites/default/files/2021-04/Folha%205_Rubricas%20de%20Avalia%C3%A7%C3%A3o.pdf

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos realizam a sua autoavaliação através da resposta a este pequeno questionário, ver aqui

Consultar Rubrica de avaliação aqui