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Ensino Secundário
Anunciação Lousada / 01-06-2024
Descrição / Síntese:
(DAC – Filosofia e Cidadania e Desenvolvimento
Este cenário de aprendizagem visa a exploração do conceito de tolerância através de atividades criativas, utilizando a inteligência artificial como ferramenta de apoio. Através da criação de um poema, uma música e um vídeo, os alunos irão explorar a importância da tolerância no mundo contemporâneo, desenvolvendo competências de comunicação, criatividade e pensamento crítico.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Filosofia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos, em grupos, utilizarão uma ferramenta de inteligência artificial (IA) como o Poe https://poe.com/, o Gemini https://gemini.google.com/app, para gerar um poema sobre o tema da tolerância. A IA poderá fornecer sugestões de rimas, metáforas e outros elementos poéticos, mas os alunos serão responsáveis pela estrutura, conteúdo e mensagem final do poema.
Exemplo: A IA poderá sugerir versos como “No jardim da tolerância, florescem cores vibrantes”, e os alunos podem construir o poema a partir dessa base, explorando a diversidade e a beleza da tolerância.
Discussão: Após a criação dos poemas, a turma irá discutir os diferentes temas abordados, as mensagens transmitidas e o papel da IA na criação artística.
Ferramentas e recursos:
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A atividade decorre em contexto de sala de aula, os alunos são distribuídos em grupos de 3.
A tarefa consiste em gerar um poema sobre o Tema Tolerância -Um Mundo em Harmonia, com recurso a IA
O poema pode ser recolhido através de um formulário aqui
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Atividade: Os alunos, em grupos, utilizarão uma ferramenta de IA como o Eggnog https://www.eggnog.ai/ ; Test Kitchen https://aitestkitchen.withgoogle.com/ para criar uma música sobre a tolerância. A IA poderá gerar melodias, harmonias e até mesmo letras, mas os alunos serão responsáveis pela escolha dos elementos musicais e pela mensagem final da música.
Exemplo: A IA poderá criar uma melodia inspiradora e os alunos podem escrever letras que falem sobre a importância da empatia, do respeito e da aceitação da diferença.
Apresentação: Cada grupo irá apresentar a sua música para a turma, explicando o processo criativo e a mensagem que pretendem transmitir.
Ferramentas e recursos:
https://aitestkitchen.withgoogle.com/
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A atividade decorre em ambiente de sala de aula, os alunos continuam a trabalhar em grupos de 3
Tarefa: criar uma música alusiva ao tema indicado anteriormente, com recurso a uma ferramenta de IA como o Eggnog https://www.eggnog.ai/ ; Test Kitchen https://aitestkitchen.withgoogle.com/
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Atividade: Os alunos, em grupos, utilizarão uma ferramenta de IA como o Lensgo https://lensgo.ai/ ; Ideogram https://ideogram.ai/login ; Imageart https://www.imagine.art/ai para criar imagens e vídeos sobre a tolerância. A IA poderá gerar imagens a partir de descrições textuais, mas os alunos serão responsáveis pela escolha das imagens, pela montagem do vídeo e pela mensagem final.
Exemplo: Os alunos podem descrever para a IA imagens que representem a diversidade cultural, a união entre pessoas de diferentes origens e a importância do respeito mútuo.
Exposição: Os grupos irão apresentar os seus vídeos à turma, explicando as suas escolhas criativas e o impacto que pretendem gerar com a sua mensagem.
Ferramentas e recursos:
https://www.imagine.art/ai
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A atividade decorre em contexto de sala de aula, em grupos de 3 alunos.
Tarefa: com recurso a uma ferramenta de IA como o Lensgo https://lensgo.ai/ ; Ideogram https://ideogram.ai/login ; Imageart https://www.imagine.art/ai, criar imagens e vídeos sobre a temática em análise.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
A avaliação será contínua e formativa, focando-se no desenvolvimento das competências dos alunos nas diferentes áreas:
Compreensão do conceito de tolerância: através da análise dos poemas, músicas e vídeos criados.
Comunicação e expressão artística: através da qualidade da produção artística e da capacidade de comunicação das ideias.
Pensamento crítico: através da reflexão sobre o papel da IA na criação artística e sobre a importância da tolerância no mundo.
Trabalho em equipa: através da colaboração e interação entre os alunos durante as atividades.
Ferramentas e recursos:
https://afc.dge.mec.pt/sites/default/files/2021-04/Folha%205_Rubricas%20de%20Avalia%C3%A7%C3%A3o.pdf
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos realizam a sua autoavaliação através da resposta a este pequeno questionário, ver aqui
Consultar Rubrica de avaliação aqui
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)