>
3º Ciclo
Isabel Mendes / 02-06-2024
Descrição / Síntese:
Descrição sucinta do projeto:
Os alunos de 9º ano (Nível A2.2 du CECRL) irão desenvolver um projeto interdisciplinar na disciplina de Francês, em 3 tempos de 50 minutos, em colaboração com as disciplinas de Expressões Artísticas e Educação para a Cidadania.
– Atividade intitulada L’Art du Recyclage : Transformer les déchets en trésors ! 🗑️🎨🏆
Conceito:
Nesta atividade, vamos dar asas à criatividade e ajudar o planeta ao mesmo tempo! Vamos criar obras de arte originais utilizando apenas materiais reciclados. ♻️
No âmbito da unidade temática do manual SOS Planète!, os alunos irão explorar a importância da reciclagem e reutilização de pequenos resíduos através da criação de arte. Esta atividade não só incentiva a criatividade e a expressão artística, mas também promove a consciência ambiental e a sustentabilidade.
Este projeto surge no seguimento das seguintes atividades:
1. A professora mostra exemplos de artistas que criam obras de arte a partir de materiais reciclados. Isso pode incluir imagens, vídeos ou visitas a exposições virtuais.
2. Audição de um texto alusivo ao tema, acompanhado de leitura simultânea e uma atividade de compreensão oral sobre o texto.
3. A professora divide a turma em grupos de 3 a 4 alunos, em que irão pesquisar sobre o seguinte: “Exemples d’artistes et de leurs créations”. Seguidamente, realizam um poster infográfico digital que irão entregar na plataforma Classroom e apresentar à turma para debate.
4. Para concretização do projeto, cada grupo fará a sua pesquisa escolhendo um LLMs da IA e irá explicar o conceito por trás da sua obra, selecionar os materiais recicláveis e como irão ser reutilizados.
5. A partir da definição do conceito os grupos vão construir a sua obra de arte, utilizando os materiais reservados (recolher, antecipadamente, materiais reciclados: garrafas plásticas, botões, lã, tecidos velhos, tampinhas, CDs e DVDs antigos, etc.), preferencialmente na aula de Expressão Artística, usando a técnica do recorte, colagem e pintura. De referir, o papel importante dos professores ao incentivar os alunos a usar a sua criatividade e imaginação para criar obras de arte únicas e originais com o auxílio da IA.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Línguas estrangeiras
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
1ª atividade
– Bonjour à tous! Aujourd’hui, nous allons explorer le thème du recyclage.
– Regardez la vidéo : Art et recyclage.
Como motivação, a professora mostra exemplos de artistas que criam obras de arte a partir de materiais reciclados, através da visualização de um vídeo em Francês, enquadrando esta temática.
– Lisez le texte après avoir écouté l’audio et répondez aux questions.
No momento seguinte, a professora inicia a audição de um texto alusivo ao tema. De seguida, a professora chama os alunos para lerem à vez, em voz alta. No final, a professora faz uma atividade de compreensão oral sobre o texto e esclarece as dúvidas de vocabulário que tiverem surgido.
– Maintenant, on s’amuse en écoutant un Hip Hop du texte qu’on vient de lire.
Refrão da canção sobre o tema: L’Art du Recyclage
On recycle, on transforme,
Des déchets, naissent des trésors.
L’art créatif, c’est notre forme,
De protéger la planète, encore et encore !
O refrão tem um ritmo fácil de memorizar e transmite a mensagem de forma clara e positiva para que os alunos se sintam motivados a completar a letra e a cantar sobre como transformar “lixo” em arte!
– On va travailer en groupe, maintenant, pour réaliser l’activité.
Os alunos trabalham em pequenos grupos de 3 a 4 elementos sobre o tema atribuído: “Exemples d’artistes et de leurs créations”. Depois de selecionarem os artistas, os alunos são convidados a criar um cartaz infográfico digital com os aspetos fundamentais resultantes da pesquisa. Na criação dos infográficos podem ser usadas aplicações online, tais como, Piktochart, Canva ou Infogram que são ferramentas que permitem o trabalho colaborativo. Cada grupo deverá submeter o trabalho na plataforma do Classroom.
A professora chama a atenção dos seus alunos que todos devem contribuir com novas ideias, sugestões ou propostas, enriquecendo assim o conteúdo dos posters, tornando as apresentações mais interativas.
Após a conclusão do trabalho, cada grupo escolhe um porta-voz para apresentar e partilhar as conclusões, num tempo nunca superior a 10′ e sujeita-se a questões colocadas pela professora.No final, a professora destaca algumas ideias e dá o feedback sobre os resultados.
Avaliação:
Num primeiro momento, a avaliação mais adequada para esta atividade será formativa, onde se pretende acima de tudo, criar um ambiente de reflexão e comunicação partilhado e colaborativo. Ao longo da dinamização da atividade, o professor vai recolhendo informações que lhe permitem incentivar e moderar em tempo real a participação de todos os alunos.
Ferramentas e recursos:
- Computador e retro-projetor da sala de aula.
- Portátil/tablet ou telemóvel pessoal.
Recursos:
- Classroom
- Youtube – vídeo motivacional (clicar aqui para aceder)
- Texto em áudio (clicar aqui para aceder)
- Música Hip Hop (clicar aqui para aceder)
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Organização das mesas /cadeiras em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
2ª atividade
– Bonjour ! Pour cette activité, on va laisser parler notre créativité et aider la planète en même temps ! 🌍
– Aujourd’hui, on va créer des œuvres d’art originales en utilisant uniquement des matériaux recyclés. ♻️
Para concretização do projeto, a professora explica que cada grupo fará a sua pesquisa sobre o conceito por trás da sua obra, a seleção dos materiais recicláveis e como irão ser reutilizados. Para tornar a atividade mais desafiadora, cada grupo pode definir um tema específico para as suas obras de arte, como objetos de uso diário, animais, natureza ou abstrações. Para esta abordagem, a professora ajudará cada grupo a formular um prompt, pedindo ajuda para desenvolver esta temática nos várias LLMs da IA generativa (Chat GPT, Microsoft Coplilot, Poe, Gemini…). Obviamente, que os alunos não se podem cingir aos resultados gerados pela IA, devendo selecionar a informação, ter espírito crítico e contextualizar os resultados para o seu objetivo prático e real.
A professora chama a atenção dos seus alunos que todos devem contribuir com novas ideias, sugestões ou propostas, enriquecendo assim o conteúdo dos posters, tornando as apresentações mais interativas.
Na aula seguinte, será para elaboração das obras e apresentação da sua criação à turma, explicando o conceito, os materiais utilizados e a mensagem que querem transmitir, em Francês. No final, será dado o feedback aos alunos sobre as suas intervenções e produto final. Esta etapa deve ser feita em articulação com a disciplina de Educação Visual.
Conclusão
Esta atividade proporciona uma oportunidade prática e envolvente para os alunos aprenderem sobre sustentabilidade, ao mesmo tempo em que desenvolvem suas habilidades artísticas e colaborativas. Além de ser educativa, é uma excelente forma de promover a conscientização ambiental de uma maneira criativa e divertida.
O papel da professora é fundamental para que as atividades decorram de forma dinâmica, tirando o máximo proveito de cada uma das atividades descritas.
Le plus important est que les élèves s’amusent tout en apprenant et en contribuant à une planète plus durable ! 😉
Sugestão: Organização de uma exposição na escola onde todas as obras de arte serão exibidas. Convite a outros alunos, professores e pais para visitarem.
Avaliação:
Os alunos fazem a autoavaliação, através do preenchimento de um formulário do Google Forms, do seu desempenho ao longo do projeto.
O professor faz uma rubrica de avaliação do trabalho de grupo.
A avaliação terá em conta:
- A originalidade e a criatividade da obra de arte.
- A utilização correta do vocabulário em francês.
- A capacidade de trabalhar em equipa e de comunicar em francês.
- A mensagem transmitida pela obra de arte sobre a importância da reciclagem.
Ferramentas e recursos:
- Computador/tablet ou telemóvel pessoal, com acesso à Internet.
Recursos:
- Ficha de autoavaliação do Google Forms (clicar aqui para aceder)
- Rubrica de avaliação do trabalho de grupo (clicar aqui para aceder)
Materiais para realização das obras de arte:
- Uma variedade de pequenos materiais recicláveis, tais como:
- Embalagens de plástico e metal
- Caixas de papelão
- Tampas de garrafas
- Tecidos velhos
- CDs e DVDs antigos
- Botões
- Lã
- Tinta, cola, glitter e outros materiais de arte
- Ferramentas básicas, como tesouras, cola quente e pincéis.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Organização das mesas /cadeiras em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)