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Ensino Secundário
Susana Moço / 11-06-2024
Descrição / Síntese:
Os alunos devem desenvolver um plano detalhado para tornar uma cidade ou bairro mais sustentável devendo incluir aspectos como os transportes públicos, energias renováveis, gestão de resíduos e áreas verdes.
Devem aplicar conceitos de sustentabilidade urbana, desenvolver o pensamento crítico e capacidades de planeamento urbano.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Geografia ; Informática e Tecnologia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Estudar casos de cidades do mundo que são consideradas modelos de sustentabilidade.
- Atividades:
- Pesquisar cidades como Amsterdão, Vancouver, Estocolmo, e identificar as políticas e práticas que as tornaram sustentáveis.
- Comparar esses casos com a cidade/local de residência dos alunos e discutir o que pode ser adaptado ou implementado localmente.
- Criar apresentações multimedia para compartilhar as descobertas com a turma.
- Objetivos: Aprender com exemplos reais, desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação, e incentivar a adoção de práticas sustentáveis.
Ferramentas e recursos:
Recursos e Ferramentas
- Ferramentas digitais: Google Earth para exploração virtual das cidades, plataformas como TED Talks para vídeos inspiradores, e bases de dados como a ONU Habitat para dados e estatísticas.
- Materiais de apoio: Artigos académicos, documentários, relatórios de organizações como Greenpeace, WWF, e publicações de instituições como a OCDE e a ONU.
Avaliação
- Critérios de avaliação: Avalie os alunos com base na profundidade da pesquisa, clareza e criatividade das apresentações, qualidade dos relatórios, participação nas discussões e viabilidade dos projetos de implementação.
- Feedback: Forneça feedback detalhado sobre os pontos fortes e áreas de melhoria de cada grupo, incentivando a reflexão crítica e o aprendizado contínuo.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Etapas e Atividades para Estudar Cidades Sustentáveis
1. Introdução ao Tema
- Aula expositiva inicial: Apresentação do conceito de sustentabilidade urbana e caraterização de uma cidade sustentável. Análise de exemplos gerais para ilustrar os principais pontos, como o uso de energia renovável, mobilidade sustentável, gestão de resíduos, áreas verdes e participação comunitária.
2. Seleção das Cidades
- Escolha das cidades: Selecionar algumas cidades reconhecidas pelas suas práticas sustentáveis. Exemplos:
- Copenhaga, Dinamarca: Conhecida pela infraestrutura cicloviária e planeamento urbano verde.
- Vancouver, Canadá: Destaca-se pelo uso de energia renovável e proteção ambiental.
- Freiburg, Alemanha: Exemplo de comunidade ecológica com eficiência energética e transporte sustentável.
- Curitiba, Brasil: Famosa pelo sistema de transporte público inovador e gestão de resíduos.
- Singapura: Reconhecida pela gestão de recursos hídricos e espaços verdes.
3. Divisão em Grupos
- Formação de grupos: Divisão da turma em grupos, cada um fica responsável por uma cidade diferente. Cada grupo deve pesquisar e estudar a cidade atribuída.
4. Pesquisa e Análise
- Pesquisa orientada: Os alunos devem realizar pesquisas sobre a cidade, focando nos seguintes aspetos:
- Políticas e iniciativas sustentáveis implementadas.
- Resultados e impactos dessas políticas na qualidade de vida dos cidadãos.
- Desafios enfrentados e como foram superados.
- Possíveis lições e práticas que podem ser aplicadas noutras outras cidades.
5. Produção de Relatórios e Apresentações
- Elaboração de relatórios: Cada grupo deve compilar assuas descobertas e realizar um relatório detalhado, incluindo gráficos, tabelas e imagens para ilustrar os pontos principais.
- Apresentações multimedia: Os grupos devem preparar apresentações multimedia (PowerPoint, vídeos, etc.) para compartilhar assuas descobertas com o resto da turma. Incentive o uso de ferramentas como Prezi, Canva, ou Google Slides.
6. Discussões e Reflexões
- Sessões de apresentação: Organização de sessões de apresentação onde cada grupo compartilha as suas descobertas com a turma. Após cada apresentação haverá algum tempo para perguntas e discussões.
- Debate e reflexão: Realização de um debate sobre quais práticas sustentáveis que poderiam ser implementadas na cidade dos alunos. Discussão acerca dos desafios e benefícios dessas práticas.
7. Comparação e Adaptação
- Atividade comparativa: Pedir aos alunos para comparar as cidades estudadas com a sua própria cidade, identificando semelhanças e diferenças em termos de práticas sustentáveis.
- Propostas de adaptação: Cada grupo deve propor um plano de adaptação de pelo menos uma prática sustentável da cidade estudada para a realidade local. Devem considerar fatores como a cultura, a economia e infraestruturas.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)