Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 90 minutos

>

Descobrindo o Meio Ambiente: Vocabulário e Ação

3º Ciclo

Alexandra Soares / 30-05-2024


Descrição / Síntese:

Este cenário de aprendizagem visa introduzir o tema “environment” (ambiente) aos alunos do 8º ano (nível A2.2) através de duas aulas de 50 minutos cada, focando principalmente no vocabulário relacionado ao meio ambiente e na aplicação prática desse conhecimento.

Aula 1: Inicia-se com a apresentação de duas montagens de imagens que visam introduzir palavras-chave que serão vistas no vídeo “The Environment”. Os alunos assistem ao vídeo, anotando novas palavras e expressões, com pausas estratégicas para garantir a compreensão. Após o vídeo, os alunos respondem a perguntas de verdadeiro ou falso baseadas no conteúdo, verificando as respostas em sala, e fazem um exercício em que completam o resumo do vídeo. Estes exercícios serão feitos online ou em papel. A aula termina com uma discussão em grupo sobre ações para proteger o meio ambiente, utilizando o novo vocabulário.

Aula 2: Começa com uma revisão do vocabulário através de um jogo interativo. Em seguida, a ferramenta de IA (e.g., ChatGPT) é apresentada, mostrando como pode ser usada para pesquisar e criar conteúdos sobre o meio ambiente. Os alunos, divididos em grupos, escolhem um subtema (e.g., reciclagem, poluição) e utilizam a IA para pesquisar e preparar uma apresentação ou texto sobre o tema, incorporando pelo menos três palavras ou expressões aprendidas. A aula conclui com as apresentações dos grupos, seguida de uma reflexão sobre o que aprenderam e como a ferramenta de IA auxiliou no processo.

Este cenário integra atividades de escuta, leitura, escrita e fala, promovendo a interação e a aplicação prática do vocabulário sobre o meio ambiente, além de introduzir o uso de ferramentas tecnológicas para aprofundar o conhecimento dos alunos.

Este cenário de aprendizagem foi criado recorrendo ao OpenAi (2024), ChatGPT (versão 21, 22 e 23 de maio, adaptado) [Large Language Model]. https://chat.openai.com/chat
Imagens:
Ideogram. (2024). Ideogram (versão 23 maio) [Large language model]. https://ideogram.ai/t/explore (Montage 1)
Adone. (2024) Firefly (versão 23 maio) [Large language model]. https://firefly.adobe.com/inspire/images (Montage 2)


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Línguas estrangeiras


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Apresentar e praticar vocabulário básico relacionado com o meio ambiente.
> Desenvolver competências de compreensão oral, compreensão escrita e interação e produção escritas.
> Utilizar ferramentas de IA para auxiliar na pesquisa e na criação de conteúdos.
> Seguir, sem dificuldade, uma apresentação breve sobre um tema familiar; acompanhar informações com algum pormenor.
> Expressar-se, com correção, em situações previamente preparadas.
> Identificar problemas ambientais e soluções possíveis.
> Preparar, repetir e memorizar uma apresentação oral com confiança e criatividade, à turma e/ou outros elementos da comunidade educativa.
> Participar em atividades de pares e grupos para atingir um objetivo a curto prazo, revelando capacidade para se colocar na posição do outro.
> Planear, organizar e apresentar uma tarefa de pares ou um trabalho de grupo, partilhando tarefas e responsabilidades.
> Aceder ao saber, recorrendo a aplicações informáticas online.
> Desenvolver a autonomia e a perseverança de forma a demonstrar atitudes mais tolerantes, reconhecendo e respeitando opiniões divergentes.
> Pesquisar para obter ideias novas.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação5 MINUTOS
Introdução ao Tema

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O professor apresenta duas montagens fotográficas, a partir das quais serão apresentadas e registadas palavras que surgirão no vídeo a ver (p. ex. desert, mountain, arctic, ocean, pollution, plastic, climate change, etc).

Os alunos partilham em plenário o conhecimento que já têm sobre o meio ambiente.


Ferramentas e recursos:

Computador, videoprojetor, quadro, caneta de quadro e imagens.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 5 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos encontram-se sentados nas suas mesas, de frente para o quadro.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão25 MINUTOS
Visualização e compreensão do vídeo

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O professor pergunta aos alunos o que esperam ver no vídeo com base nas palavras-chave, instruindo-os para que, durante a visualização do mesmo, registem palavras ou expressões novas que lhes surjam.

Os alunos assistem ao vídeo “The Environment”, sendo feitas pausas estratégicas para a verificar a compreensão do mesmo e discutir brevemente o conteúdo.

De seguida, usando telemóveis, tablets ou computadores portáteis, os alunos acedem ao quiz sobre  o mesmo, que contém perguntas de verdadeiro/falso e um resumo do vídeo para completar.

Depois de todos responderem, as respostas são revistas e os conceitos abordados no vídeo são discutidos em plenário.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Oa7ntoCf8yU

Quiz: https://www.learnclick.com/quiz/show/78091

Quiz


Ferramentas e recursos:

Computador, videoprojetor, quadro, caneta de quadro, vídeo, quiz, telemóveis, tablets ou portáteis.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 25 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos encontram-se nas suas mesas, de frente para o quadro.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Environment-vocabulary.jpg

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão15 MINUTOS
Discussão e reflexão

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O professor promove uma breve discussão em grupo sobre o que os alunos podem fazer para ajudar a proteger o meio ambiente.

Aos alunos é solicitado que tentem usar o vocabulário que acabaram de aprender na aula.

Esta discussão termina a primeira aula.


Ferramentas e recursos:

Quadro e caneta de quadro.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos encontram-se nas suas mesas, olhando uns para os outros, para facilitar a interação.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação5 MINUTOS
Revisão do vocabulário

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de resposta rápida


Descrição da atividade:

Esta atividade inicia a aula 2.

Usando telemóveis, tablets ou computadores portáteis, os alunos acedem ao Quizizz e realizam um jogo de vocabulário que lhes permite rever as palavras e expressões aprendidas.

As respostas são revistas, e eventuais dúvidas esclarecidas.

Jogo de vocabulário: https://quizizz.com/join?gc=95723840


Ferramentas e recursos:

Telemóveis, tablets ou computadores portáteis, quiz, computador, videoprojetor, quadro e caneta de quadro.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 5 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos encontram-se sentados nas suas mesas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação5 MINUTOS
Introdução à ferramenta de IA

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O professor apresenta a ferramenta de IA (e.g ChatGPT) e explica como pode ser usada para pesquisar e criar conteúdos sobre o meio ambiente, demonstrando com um exemplo prático.


Ferramentas e recursos:

Computador, videoprojetor, quadro, caneta de quadro, ferramenta de IA.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 5 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos encontram-se sentados nas suas mesas, virados para o quadro.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa15 MINUTOS
Projeto de grupo

Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest


Descrição da atividade:

Os alunos são divididos em grupo e o professor pede que cada grupo selecione um subtema relacionado com o meio ambiente (e.g. reciclagem, poluição, energias renováveis, etc). Os subtemas não se devem repetir.

O professor fornece aos alunos algumas perguntas orientadoras (e.g. What is it?, What are the benefits/dangers?, etc).

Utilizando a ferramenta a de IA, os alunos pesquisam e criam uma breve apresentação oral sobre o tema escolhido. Cada grupo deve incluir pelo menos três palavras ou expressões aprendidas no vídeo.


Ferramentas e recursos:

Telemóveis, tablets ou computadores portáteis, ferramenta de IA.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos juntam-se em grupos de 3 ou 4, consoante o tamanho da turma.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha15 MINUTOS
Apresentação e reflexão

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Cada grupo apresenta o seu trabalho à turma.

Outros grupos podem fazer perguntas ou comentários sobre as apresentações.

O professor pede aos alunos que reflitam brevemente sobre o que aprenderam e discutam como a ferramenta de IA os ajudou no processo de pesquisa e criação.


Ferramentas e recursos:


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos encontram-se em grupos voltados uns para os outros para facilitar a interação.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação5 MINUTOS
Auto- e heteroavaliação

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de resposta rápida


Descrição da atividade:

Utilizando telemóveis, tablets ou computadores portáteis, os alunos acedem ao Nearpod para realizar a sua autoavaliação.

No fim, o professor mostra aos alunos, no Nearpod, os resultados globais da autoavaliação, e realiza uma avaliação breve da atividade com base na rubrica de avaliação em anexo.

Formulário de autoavaliação: https://app.nearpod.com/?pin=YUT6L


Ferramentas e recursos:

Telemóveis, tablets ou computadores portáteis, computador, formulário de autoavaliação, videoprojector e quadro.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 5 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Cada aluno, na sua mesa, realiza a autoavaliação.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)