>
3º Ciclo
Alexandra Soares / 30-05-2024
Descrição / Síntese:
Este cenário de aprendizagem visa introduzir o tema “environment” (ambiente) aos alunos do 8º ano (nível A2.2) através de duas aulas de 50 minutos cada, focando principalmente no vocabulário relacionado ao meio ambiente e na aplicação prática desse conhecimento.
Aula 1: Inicia-se com a apresentação de duas montagens de imagens que visam introduzir palavras-chave que serão vistas no vídeo “The Environment”. Os alunos assistem ao vídeo, anotando novas palavras e expressões, com pausas estratégicas para garantir a compreensão. Após o vídeo, os alunos respondem a perguntas de verdadeiro ou falso baseadas no conteúdo, verificando as respostas em sala, e fazem um exercício em que completam o resumo do vídeo. Estes exercícios serão feitos online ou em papel. A aula termina com uma discussão em grupo sobre ações para proteger o meio ambiente, utilizando o novo vocabulário.
Aula 2: Começa com uma revisão do vocabulário através de um jogo interativo. Em seguida, a ferramenta de IA (e.g., ChatGPT) é apresentada, mostrando como pode ser usada para pesquisar e criar conteúdos sobre o meio ambiente. Os alunos, divididos em grupos, escolhem um subtema (e.g., reciclagem, poluição) e utilizam a IA para pesquisar e preparar uma apresentação ou texto sobre o tema, incorporando pelo menos três palavras ou expressões aprendidas. A aula conclui com as apresentações dos grupos, seguida de uma reflexão sobre o que aprenderam e como a ferramenta de IA auxiliou no processo.
Este cenário integra atividades de escuta, leitura, escrita e fala, promovendo a interação e a aplicação prática do vocabulário sobre o meio ambiente, além de introduzir o uso de ferramentas tecnológicas para aprofundar o conhecimento dos alunos.
Este cenário de aprendizagem foi criado recorrendo ao OpenAi (2024), ChatGPT (versão 21, 22 e 23 de maio, adaptado) [Large Language Model]. https://chat.openai.com/chat
Imagens:
Ideogram. (2024). Ideogram (versão 23 maio) [Large language model]. https://ideogram.ai/t/explore (Montage 1)
Adone. (2024) Firefly (versão 23 maio) [Large language model]. https://firefly.adobe.com/inspire/images (Montage 2)
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Línguas estrangeiras
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O professor apresenta duas montagens fotográficas, a partir das quais serão apresentadas e registadas palavras que surgirão no vídeo a ver (p. ex. desert, mountain, arctic, ocean, pollution, plastic, climate change, etc).
Os alunos partilham em plenário o conhecimento que já têm sobre o meio ambiente.
Ferramentas e recursos:
Computador, videoprojetor, quadro, caneta de quadro e imagens.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 5 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos encontram-se sentados nas suas mesas, de frente para o quadro.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O professor pergunta aos alunos o que esperam ver no vídeo com base nas palavras-chave, instruindo-os para que, durante a visualização do mesmo, registem palavras ou expressões novas que lhes surjam.
Os alunos assistem ao vídeo “The Environment”, sendo feitas pausas estratégicas para a verificar a compreensão do mesmo e discutir brevemente o conteúdo.
De seguida, usando telemóveis, tablets ou computadores portáteis, os alunos acedem ao quiz sobre o mesmo, que contém perguntas de verdadeiro/falso e um resumo do vídeo para completar.
Depois de todos responderem, as respostas são revistas e os conceitos abordados no vídeo são discutidos em plenário.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Oa7ntoCf8yU
Quiz: https://www.learnclick.com/quiz/show/78091
Quiz
Ferramentas e recursos:
Computador, videoprojetor, quadro, caneta de quadro, vídeo, quiz, telemóveis, tablets ou portáteis.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 25 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos encontram-se nas suas mesas, de frente para o quadro.
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O professor promove uma breve discussão em grupo sobre o que os alunos podem fazer para ajudar a proteger o meio ambiente.
Aos alunos é solicitado que tentem usar o vocabulário que acabaram de aprender na aula.
Esta discussão termina a primeira aula.
Ferramentas e recursos:
Quadro e caneta de quadro.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos encontram-se nas suas mesas, olhando uns para os outros, para facilitar a interação.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de resposta rápida
Descrição da atividade:
Esta atividade inicia a aula 2.
Usando telemóveis, tablets ou computadores portáteis, os alunos acedem ao Quizizz e realizam um jogo de vocabulário que lhes permite rever as palavras e expressões aprendidas.
As respostas são revistas, e eventuais dúvidas esclarecidas.
Jogo de vocabulário: https://quizizz.com/join?gc=95723840
Ferramentas e recursos:
Telemóveis, tablets ou computadores portáteis, quiz, computador, videoprojetor, quadro e caneta de quadro.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 5 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos encontram-se sentados nas suas mesas.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O professor apresenta a ferramenta de IA (e.g ChatGPT) e explica como pode ser usada para pesquisar e criar conteúdos sobre o meio ambiente, demonstrando com um exemplo prático.
Ferramentas e recursos:
Computador, videoprojetor, quadro, caneta de quadro, ferramenta de IA.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 5 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos encontram-se sentados nas suas mesas, virados para o quadro.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest
Descrição da atividade:
Os alunos são divididos em grupo e o professor pede que cada grupo selecione um subtema relacionado com o meio ambiente (e.g. reciclagem, poluição, energias renováveis, etc). Os subtemas não se devem repetir.
O professor fornece aos alunos algumas perguntas orientadoras (e.g. What is it?, What are the benefits/dangers?, etc).
Utilizando a ferramenta a de IA, os alunos pesquisam e criam uma breve apresentação oral sobre o tema escolhido. Cada grupo deve incluir pelo menos três palavras ou expressões aprendidas no vídeo.
Ferramentas e recursos:
Telemóveis, tablets ou computadores portáteis, ferramenta de IA.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos juntam-se em grupos de 3 ou 4, consoante o tamanho da turma.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Cada grupo apresenta o seu trabalho à turma.
Outros grupos podem fazer perguntas ou comentários sobre as apresentações.
O professor pede aos alunos que reflitam brevemente sobre o que aprenderam e discutam como a ferramenta de IA os ajudou no processo de pesquisa e criação.
Ferramentas e recursos:
–
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos encontram-se em grupos voltados uns para os outros para facilitar a interação.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário de resposta rápida
Descrição da atividade:
Utilizando telemóveis, tablets ou computadores portáteis, os alunos acedem ao Nearpod para realizar a sua autoavaliação.
No fim, o professor mostra aos alunos, no Nearpod, os resultados globais da autoavaliação, e realiza uma avaliação breve da atividade com base na rubrica de avaliação em anexo.
Formulário de autoavaliação: https://app.nearpod.com/?pin=YUT6L
Ferramentas e recursos:
Telemóveis, tablets ou computadores portáteis, computador, formulário de autoavaliação, videoprojector e quadro.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 5 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Cada aluno, na sua mesa, realiza a autoavaliação.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)