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3º Ciclo
Sandra Melro / 26-06-2024
Descrição / Síntese:
Na atualidade, a educação tornou-se mais dinâmica e interdisciplinar. A abordagem tradicional da educação, focada no ensino de disciplinas, não é a mais adequada para preparar os alunos para empregos que ainda não existem. Uma abordagem interdisciplinar queintegre as disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (CTEAM) é agora considerada necessária. Este cenário deaprendizagem tem como objetivo integrar a educação CTEAM para disciplinas não-CTEAM.
A integração de conceitos e habilidades CTEAM em disciplinas não-CTEAM, como geografia, ciências naturais, educação tecnológica, TIC, português, matemática, educação visual, cidadania e desenvolvimento e clube ciência viva e outras tem como objetivo fornecer aos estudantes uma compreensão mais profunda e interdisciplinar dos conceitos e problemas, e desenvolver habilidades críticas, criativas e colaborativas que podem ser aplicadas em vários contextos.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Geografia ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O docente apresentará um pequeno vídeo introdutório: https://youtu.be/YUWDNpgtaOI sobre a importância da alimentação saudável,
seguido do conceito de horta pedagógica: https://youtu.be/Vo8QfIN3kwg.
O docente irá fornecer a informação das ferramentas a utilizar para a construção do portefólio de aprendizagem:
https://my.bulbapp.com/; padlet- https://padlet.com/ e google sites.
Utilizando a ferramenta digital wheelofnames.com, os alunos serão divididos em grupos de trabalho que funcionarão ao longo de todo o projeto.
Ferramentas e recursos:
O docente apresentará um pequeno vídeo introdutório: https://youtu.be/YUWDNpgtaOI sobre a importância da alimentação saudável,
seguido do conceito de horta pedagógica: https://youtu.be/Vo8QfIN3kwg.
O docente irá fornecer a informação das ferramentas a utilizar para a construção do portefólio de aprendizagem:
https://my.bulbapp.com/; padlet- https://padlet.com/ e google sites.
Utilizando a ferramenta digital wheelofnames.com, os alunos serão divididos em grupos de trabalho que funcionarão ao longo de todo o projeto
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
É apresentado o conceito de horta pedagógica e estudada a importância da alimentação saudável e sustentável (alunos em grande grupo).
A docente irá ainda apresentar o conceito de portefólio de aprendizagem, aludindo para a importância da sua construção individual, necessidade de inserir artefactos que atestem o percurso de aprendizagem, reportagem fotográfica, reflexão entre outros.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Debate em carrossel
Descrição da atividade:
Os alunos divididos nos grupos anteriormente estabelecidos iniciam a pesquisa dos materiais necessários para a construção da horta:
1. Localização – horas de sol e água disponível;
2. Produtos a cultivar- quais os produtos e quem os poderá fornecer ao nosso projeto;
3. Material necessário (pás, ancinho…)
Ferramentas e recursos:
hjkgu
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
klkl
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)