Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 140 minutos

>

Aprender fora da sala de aula: DesConstruir o trabalho interdisciplinar na Horta Pedagógica

3º Ciclo

Sandra Melro / 26-06-2024


Descrição / Síntese:

Na atualidade, a educação tornou-se mais dinâmica e interdisciplinar. A abordagem tradicional da educação, focada no ensino de disciplinas, não é a mais adequada para preparar os alunos para empregos que ainda não existem. Uma abordagem interdisciplinar queintegre as disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (CTEAM) é agora considerada necessária. Este cenário deaprendizagem tem como objetivo integrar a educação CTEAM para disciplinas não-CTEAM.
A integração de conceitos e habilidades CTEAM em disciplinas não-CTEAM, como geografia, ciências naturais, educação tecnológica, TIC, português, matemática, educação visual, cidadania e desenvolvimento e clube ciência viva e outras tem como objetivo fornecer aos estudantes uma compreensão mais profunda e interdisciplinar dos conceitos e problemas, e desenvolver habilidades críticas, criativas e colaborativas que podem ser aplicadas em vários contextos.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Geografia ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar os tipos dEstimular o desenvolvimento de competências e conhecimentos em áreas tecnológicas e científicas,e clima
> Promover o pensamento crítico, a criatividade, a resolução de problemas e a interdisciplinaridade
> Promover a integração de disciplinas não-CTEAM em programas CTEAM contribui para o avanço da sociedade.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação90 MINUTOS
Questão desafiante

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O docente apresentará um pequeno vídeo introdutório: https://youtu.be/YUWDNpgtaOI sobre a importância da alimentação saudável,

seguido do conceito de horta pedagógica: https://youtu.be/Vo8QfIN3kwg.

O docente irá fornecer a informação das ferramentas a utilizar para a construção do portefólio de aprendizagem:

https://my.bulbapp.com/; padlet- https://padlet.com/ e google sites.

Utilizando a ferramenta digital wheelofnames.com, os alunos serão divididos em grupos de trabalho que funcionarão ao longo de todo o projeto.


Ferramentas e recursos:

O docente apresentará um pequeno vídeo introdutório: https://youtu.be/YUWDNpgtaOI sobre a importância da alimentação saudável,

seguido do conceito de horta pedagógica: https://youtu.be/Vo8QfIN3kwg.

O docente irá fornecer a informação das ferramentas a utilizar para a construção do portefólio de aprendizagem:

https://my.bulbapp.com/; padlet- https://padlet.com/ e google sites.

Utilizando a ferramenta digital wheelofnames.com, os alunos serão divididos em grupos de trabalho que funcionarão ao longo de todo o projeto


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

É apresentado o conceito de horta pedagógica e estudada a importância da alimentação saudável e sustentável (alunos em grande grupo).

A docente irá ainda apresentar o conceito de portefólio de aprendizagem, aludindo para a importância da sua construção individual, necessidade de inserir artefactos que atestem o percurso de aprendizagem, reportagem fotográfica, reflexão entre outros.

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão50 MINUTOS
Discussão estratégica

Estratégias de aprendizagem ativa: Debate em carrossel


Descrição da atividade:

Os alunos divididos nos grupos anteriormente estabelecidos iniciam a pesquisa dos materiais necessários para a construção da horta:
1. Localização – horas de sol e água disponível;
2. Produtos a cultivar- quais os produtos e quem os poderá fornecer ao nosso projeto;
3. Material necessário (pás, ancinho…)


Ferramentas e recursos:

hjkgu


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

klkl

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)