Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 90 minutos

>

Aquecimento global

2º Ciclo

Áurea Oliveira Peneda Conde / 04-05-2024


Descrição / Síntese:

Escrever uma carta sobre o futuro do Planeta.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Consciencializar sobre os impactos das ações humanas no Planeta
> Produzir uma comunicação no estilo carta
> Produzir um recurso digital sobre o impacto das ações humanas no Planeta

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação20 MINUTOS
Carta do meu futuro Eu- Parte 1

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

Visionar um filme sobre o impacto das ações humanas sobre o Planeta.


Ferramentas e recursos:

https://www.youtube.com/watch?v=sCyA18yilEA


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala em auditório

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão30 MINUTOS
Carta do meu futuro Eu- Parte 2

Estratégias de aprendizagem ativa: Puzzle


Descrição da atividade:

O professor atribui partes de um texto ou tarefa a diferentes alunos do grupo. Cada aluno torna-se um perito na sua parte e depois explica-o aos outros alunos. Pode ser usado um texto partilhado online.


Ferramentas e recursos:

google doc

PC com ligação à internet

Ferramenta de edição de vídeo


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula em grupo

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha40 MINUTOS
Carta do meu futuro Eu- Parte 3

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Apresentação dos trabalhos a um publico diversificado.


Ferramentas e recursos:

PC com ligação à internet

Quadro interativo

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 40 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Apresentação feita no auditório da escola

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)