>
2º Ciclo
Áurea Oliveira Peneda Conde / 04-05-2024
Descrição / Síntese:
Escrever uma carta sobre o futuro do Planeta.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Informática e Tecnologia ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
Visionar um filme sobre o impacto das ações humanas sobre o Planeta.
Ferramentas e recursos:
https://www.youtube.com/watch?v=sCyA18yilEA
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala em auditório
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Puzzle
Descrição da atividade:
O professor atribui partes de um texto ou tarefa a diferentes alunos do grupo. Cada aluno torna-se um perito na sua parte e depois explica-o aos outros alunos. Pode ser usado um texto partilhado online.
Ferramentas e recursos:
google doc
PC com ligação à internet
Ferramenta de edição de vídeo
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula em grupo
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Apresentação dos trabalhos a um publico diversificado.
Ferramentas e recursos:
PC com ligação à internet
Quadro interativo
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 40 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Apresentação feita no auditório da escola
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)