Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 390 minutos

>

Caraterização das principais comunidades imigrantes em Portugal

Ensino Secundário

cristina Sousa / 01-05-2024


Descrição / Síntese:

Para fazer a caraterização das principais comunidades imigrantes em Portugal, são fornecidos dados estatísticos e notícias para que os alunos, em grupo, façam essa mesma caraterização. O objetivo é criar um ambiente de aprendizagem mais estimulante e significativo, onde os alunos são incentivados a desenvolver habilidades como pensamento crítico, criatividade, comunicação eficaz e trabalho em equipa.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Geografia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Caracterização da comunidade imigrante em Portugal (proveniência, estrutura etária e taxa de participação no mercado de emprego)
> Reconhecer o contributo de diferentes culturas para a vida do país
> Reconhecer a diversidade como uma forma de riqueza.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa30 MINUTOS
Trabalho de grupo de pesquisa e resposta a questionário.

Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest


Descrição da atividade:

Os alunos recebem um conjunto de questões sobre a caracterização da comunidade imigrante em Portugal (proveniência, estrutura etária e taxa de participação no mercado de emprego), assim como o link para o Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo de 2022 do SEF , num documento online partilhado. Devem responder, em grupo, às questões solicitadas com base no Relatório disponibilizado, respostas que posteriormente serão apresentadas e debatidas em aula/sessão.


Ferramentas e recursos:

Computador/ Internet/ Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo de 2022 do SEF


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Trabalho em grupo, numa sala de informática.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha30 MINUTOS
Apresentação e discussão das questões caraterizadoras das principais comunidades imigrantes em Portugal

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Cada um dos grupos irá apresentar a resposta a uma das questões colocadas . Essas respostas previamente registada numa apresentação, pela professora, serão desocultadas à medida que forem respondidas pelos diferentes grupos. Os dados serão analisados de modo a ser feira a caraterização das principais comunidades imigrantes em Portugal , em termos da sua proveniência, estrutura etária e taxa de participação no mercado de trabalho.


Ferramentas e recursos:

Apresentação PPT sobre a caraterização das principais comunidades imigrantes em Portugal/ Respostas dos grupos às questões colocadas.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Organizados em grupos de trabalho no sentido de responderem às questões colocadas e em grande grupo/turma na discussão sobre os dados/respostas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação60 MINUTOS
Trabalho de grupo de criação de um Fórum sobre o impacto da Imigração na economia e demografia em Portugal.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Após a visualização de parte de um discurso do Presidente da República sobre a imigração e da leitura e análise de uma notícia do jornal Observador , os alunos,  em grupo, deverão participar no fórum criado no TEAMS a partir da ferramenta WIKI, disponibilizado pela formadora, com uma pequena reflexão sobre o contributo da imigração para a economia e demografia portuguesa. 


Ferramentas e recursos:

Computador/Internet/ Ferramenta Teams – Wiki- Fórum/ Vídeo do discurso do Presidente da República sobre a imigração e da leitura / Notícia do jornal Observador .


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 60 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Alunos dispostos em grupo numa sala de informática.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão30 MINUTOS
Leitura e debate do fórum sobre o contributo dos imigrantes para o país, em termos económicos e demográficos.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Em grande grupo/turma, fazer a visualização/leitura geral do Fórum, com discussão sobre  o contributo dos imigrantes para o país.


Ferramentas e recursos:

Reflexões presentes no Fórum 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha240 MINUTOS
Trabalho de grupo/apresentação sobre o contributo das 6 principais comunidades imigrantes em Portugal, a nível cultural.

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

Os alunos são distribuídos em 6 grupos de trabalho. A cada grupo será atribuída 1 das 6 principais comunidades imigrantes em Portugal. Os diferentes grupos criam uma representação/apresentação visual à escolha (por exemplo, um cartaz, um vídeo, um role play, um PPT, entre outras )  sobre o contributo da comunidade imigrante que lhe foi atribuída, na cultura portuguesa (por exemplo: a nível da gastronomia, da música, da dança, da linguagem, do vestuário, entre outros usos e costumes).  As diferentes apresentações são distribuídas pela sala. Depois, em grupo, os alunos circulam entre os vários locais de «exposição», em que mostram /apresentam uns aos outros os respetivos trabalhos/ contributos da comunidade imigrante atribuída.


Ferramentas e recursos:

Computador/Internet/ Apresentações e/ou Representações dos alunos


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 240 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Alunos organizados em grupos numa sala de informática.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)