>
Ensino Secundário
cristina Sousa / 01-05-2024
Descrição / Síntese:
Para fazer a caraterização das principais comunidades imigrantes em Portugal, são fornecidos dados estatísticos e notícias para que os alunos, em grupo, façam essa mesma caraterização. O objetivo é criar um ambiente de aprendizagem mais estimulante e significativo, onde os alunos são incentivados a desenvolver habilidades como pensamento crítico, criatividade, comunicação eficaz e trabalho em equipa.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Geografia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest
Descrição da atividade:
Os alunos recebem um conjunto de questões sobre a caracterização da comunidade imigrante em Portugal (proveniência, estrutura etária e taxa de participação no mercado de emprego), assim como o link para o Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo de 2022 do SEF , num documento online partilhado. Devem responder, em grupo, às questões solicitadas com base no Relatório disponibilizado, respostas que posteriormente serão apresentadas e debatidas em aula/sessão.
Ferramentas e recursos:
Computador/ Internet/ Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo de 2022 do SEF
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Trabalho em grupo, numa sala de informática.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Cada um dos grupos irá apresentar a resposta a uma das questões colocadas . Essas respostas previamente registada numa apresentação, pela professora, serão desocultadas à medida que forem respondidas pelos diferentes grupos. Os dados serão analisados de modo a ser feira a caraterização das principais comunidades imigrantes em Portugal , em termos da sua proveniência, estrutura etária e taxa de participação no mercado de trabalho.
Ferramentas e recursos:
Apresentação PPT sobre a caraterização das principais comunidades imigrantes em Portugal/ Respostas dos grupos às questões colocadas.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Organizados em grupos de trabalho no sentido de responderem às questões colocadas e em grande grupo/turma na discussão sobre os dados/respostas.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Após a visualização de parte de um discurso do Presidente da República sobre a imigração e da leitura e análise de uma notícia do jornal Observador , os alunos, em grupo, deverão participar no fórum criado no TEAMS a partir da ferramenta WIKI, disponibilizado pela formadora, com uma pequena reflexão sobre o contributo da imigração para a economia e demografia portuguesa.
Ferramentas e recursos:
Computador/Internet/ Ferramenta Teams – Wiki- Fórum/ Vídeo do discurso do Presidente da República sobre a imigração e da leitura / Notícia do jornal Observador .
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 60 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Alunos dispostos em grupo numa sala de informática.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Em grande grupo/turma, fazer a visualização/leitura geral do Fórum, com discussão sobre o contributo dos imigrantes para o país.
Ferramentas e recursos:
Reflexões presentes no Fórum
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
Os alunos são distribuídos em 6 grupos de trabalho. A cada grupo será atribuída 1 das 6 principais comunidades imigrantes em Portugal. Os diferentes grupos criam uma representação/apresentação visual à escolha (por exemplo, um cartaz, um vídeo, um role play, um PPT, entre outras ) sobre o contributo da comunidade imigrante que lhe foi atribuída, na cultura portuguesa (por exemplo: a nível da gastronomia, da música, da dança, da linguagem, do vestuário, entre outros usos e costumes). As diferentes apresentações são distribuídas pela sala. Depois, em grupo, os alunos circulam entre os vários locais de «exposição», em que mostram /apresentam uns aos outros os respetivos trabalhos/ contributos da comunidade imigrante atribuída.
Ferramentas e recursos:
Computador/Internet/ Apresentações e/ou Representações dos alunos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 240 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Alunos organizados em grupos numa sala de informática.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)