>
3º Ciclo
Paulo Alves / 02-05-2024
Descrição / Síntese:
Vou desenvolver um cenário de aprendizagem, onde os alunos irão explorar os diferentes climas e biomas mundiais e descobrir problemas ambientais que estão a alterá-los e a pô-los em perigo.
O cenário terá uma abordagem interdisciplinar, como a geografia, educação visual, educação tecnológica, TIC e cidadania e desenvolvimento.
Os alunos irão através de diferentes ferramentas digitais, como vídeos, Google Earth e Kahoot, explorar a temática e criar diversos recursos.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O docente apresenta dois videos sobre os diferentes climas https://youtu.be/CsC98aesD7I?si=t3R_5r5gBclbvhvT e biomas mundiais https://youtu.be/yZRsyiOl3kk?si=lhSRLQ524sqXwWa_
Em grande grupo, o professor e os alunos discutem as principais caraterísticas dos climas e biomas de uma forma geral.
O professor irá fornecer a informação sobre as ferramentas a utilizar para construir de um portefólio de aprendizagem, no Padlet da turma, onde cada grupo irá colocar as informações (imagens, vídeos) e trabalhos realizados.
Ferramentas e recursos:
https://youtu.be/yZRsyiOl3kk?si=lhSRLQ524sqXwWa_
https://youtu.be/CsC98aesD7I?si=t3R_5r5gBclbvhvT
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 45 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia
Descrição da atividade:
A partir da base de dados com informação meteorológica, http://www.weatherbase.com/ , os alunos pesquisam informação sobre determinado clima e elaboram o seu gráfico termopluviométrico em papel milimétrico.
Ferramentas e recursos:
Papel milimétrico
Lápis
Régua
Lápis de Cor
Base de dados: http://www.weatherbase.com/
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Utilização de portáteis/telemóvel
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos exploram um roteiro virtual construído do Google Earth, observando diferentes informações de cada bioma, através de texto, imagens e vídeos.
A turma é dividida em grupos, cada grupo recolhe informação sobre um bioma, em formato digital. Cada grupo faz um esboço da paisagem típica do seu bioma.
Ferramentas e recursos:
Computadores com acesso à internet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula – Organização em grupos
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
Através de um questionário digital no Kahoot, os alunos respondem às questões com o seu telemóvel.
Ferramentas e recursos:
Telemóveis
Computador com ligação à internet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 45 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de Aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O professor de Cidadania e Desenvolvimento vai investigar com os alunos os problemas ambientais relativos ao bioma de cada grupo.
Através da consulta de diversos sites, recolhem informações que adicionam ao Padlet da turma.
Ferramentas e recursos:
Computador com acesso à internet
https://observador.pt/seccao/ciencia/ambiente-ciencia/aquecimento-global/
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 45 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala em grupos
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos com a colaboração do professor de Educação Visual/Educação Tecnológica vão construir uma maquete do seu bioma. a maquete deverá ter as principais formações vegetais/espécies cultivadas. Poderá ter alguns exemplos de fauna dominante.
As maquetes devem ser apresentadas e explicadas à turma. A fotografia da maquete do bioma deve ser adicionada ao Padlet da turma.
Ferramentas e recursos:
Cartão; corticite, madeira; fios de lã; esferovite; areia; folhas de árvores;
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de EV
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência
Descrição da atividade:
Os alunos apresentam à turma todo o trabalho realizado no seu bioma, através de uma apresentação digital à escolha. Devem mostrar e explicar a sua maquete e apresentar as suas conclusões sobre os problemas ambientais que descobriram no seu bioma.
Ferramentas e recursos:
Ferramenta de apresentação à escolha
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 135 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Auditório
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
O professor vai ao longo do projeto proceder à avaliação do trabalho realizado pelos alunos, através de diferentes estratégias:
- Feedback constante nas diversas atividade através da avaliação formativa;
- Avaliação sumativa, com recurso a rubricas previamente discutidas com os alunos;
- Autorefleção/autoavaliação.
Ferramentas e recursos:
Classroom
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)