Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 630 minutos

>

Viagem pelos Climas e Biomas da Terra

3º Ciclo

Paulo Alves / 02-05-2024


Descrição / Síntese:

Vou desenvolver um cenário de aprendizagem, onde os alunos irão explorar os diferentes climas e biomas mundiais e descobrir problemas ambientais que estão a alterá-los e a pô-los em perigo.
O cenário terá uma abordagem interdisciplinar, como a geografia, educação visual, educação tecnológica, TIC e cidadania e desenvolvimento.
Os alunos irão através de diferentes ferramentas digitais, como vídeos, Google Earth e Kahoot, explorar a temática e criar diversos recursos.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Línguas estrangeiras


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> -Identificar os principais climas mundiais
> -Identificar os biomas mundiais
> – Construir gráficos termopluviométricos

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação45 MINUTOS
Visualização de vídeos sobre climas e biomas mundiais

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O docente apresenta dois videos sobre os diferentes climas https://youtu.be/CsC98aesD7I?si=t3R_5r5gBclbvhvT e biomas mundiais https://youtu.be/yZRsyiOl3kk?si=lhSRLQ524sqXwWa_

Em grande grupo, o professor e os alunos discutem as principais caraterísticas dos climas e biomas de uma forma geral.

O professor irá fornecer a informação sobre as ferramentas a utilizar para construir de um portefólio de aprendizagem, no Padlet da turma, onde cada grupo irá colocar as informações (imagens, vídeos) e trabalhos realizados.

 

 

 


Ferramentas e recursos:

https://youtu.be/yZRsyiOl3kk?si=lhSRLQ524sqXwWa_

https://youtu.be/CsC98aesD7I?si=t3R_5r5gBclbvhvT


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 45 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação90 MINUTOS
Criação de um gráfico termopluviométrico

Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia


Descrição da atividade:

A partir da base de dados com informação meteorológica, http://www.weatherbase.com/ , os alunos pesquisam informação sobre determinado clima e elaboram o seu gráfico termopluviométrico em papel milimétrico.


Ferramentas e recursos:

Papel milimétrico

Lápis

Régua

Lápis de Cor

Base de dados: http://www.weatherbase.com/


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Utilização de portáteis/telemóvel

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação90 MINUTOS
Exploração de um roteiro virtual no Google Earth sobre os diferentes biomas e construção de um portefólio sobre os biomas

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos exploram um roteiro virtual construído do Google Earth, observando diferentes informações de cada bioma, através de texto, imagens e vídeos.

A turma é dividida em grupos, cada grupo recolhe informação sobre um bioma, em formato digital. Cada grupo faz um esboço da paisagem típica do seu bioma.


Ferramentas e recursos:

Computadores com acesso à internet


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula – Organização em grupos

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno45 MINUTOS
Realização de um questionário digital sobre os biomas no Kahoot

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

Através de um questionário digital no Kahoot, os alunos respondem às questões com o seu telemóvel.


Ferramentas e recursos:

Telemóveis

Computador com ligação à internet

https://create.kahoot.it/share/diferentes-climas-e-biomas-mundiais/9487e9e4-6bdb-42fb-9a73-2e49ce314712


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 45 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de Aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa45 MINUTOS
Alterações climáticas e os Biomas

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O professor de Cidadania e Desenvolvimento vai investigar com os alunos os problemas ambientais relativos ao bioma de cada grupo.

Através da consulta de diversos sites, recolhem informações que adicionam ao Padlet da turma.


Ferramentas e recursos:

Computador com acesso à internet

http://www.wwf.org.pt

https://www.unep.org/pt-br

https://observador.pt/seccao/ciencia/ambiente-ciencia/aquecimento-global/

https://rea.apambiente.pt/

https://www.iucnredlist.org/

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 45 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala em grupos

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação90 MINUTOS
Construção de uma maquete de um bioma

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos com a colaboração do professor de Educação Visual/Educação Tecnológica vão construir uma maquete do seu bioma. a maquete deverá ter as principais formações vegetais/espécies cultivadas. Poderá ter alguns exemplos de fauna dominante.

As maquetes devem ser apresentadas e explicadas à turma. A fotografia da maquete do bioma deve ser adicionada ao Padlet da turma.


Ferramentas e recursos:

Cartão; corticite, madeira; fios de lã; esferovite; areia; folhas de árvores; 

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de EV

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha135 MINUTOS
Apresentação do Bioma

Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência


Descrição da atividade:

Os alunos apresentam à turma todo o trabalho realizado no seu bioma, através de uma apresentação digital à escolha. Devem mostrar e explicar a sua maquete e apresentar as suas conclusões sobre os problemas ambientais que descobriram no seu bioma.


Ferramentas e recursos:

Ferramenta de apresentação à escolha


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 135 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Auditório

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno90 MINUTOS
Avaliação do projeto desenvolvido

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

O professor vai ao longo do projeto proceder à avaliação do trabalho realizado pelos alunos, através de diferentes estratégias:

  • Feedback constante nas diversas atividade através da avaliação formativa;
  • Avaliação sumativa, com recurso a rubricas previamente discutidas com os alunos;
  • Autorefleção/autoavaliação.

 


Ferramentas e recursos:

Classroom

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)