Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 180 minutos

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Direito à manifestação- liberdade de expressão

3º Ciclo

Maria José Coelho Lampreia / 28-04-2024


Descrição / Síntese:

Neste cenário, os alunos serão orientados a pesquisar e refletir sobre conceitos como liberdade de expressão, direito à manifestação, direito à diferença, censura, mecanismos de controlo da população durante o Estado Novo em contraponto com os direitos, liberdades e garantias conquistados pelo povo português com a Revolução de 25 de Abril de 1974.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Geografia ; História ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender conceitos como ditadura, democracia, liberdade de expressão, censura, liberdade de impressa, direito à manifestação.
> investigar problemas sociais e atropelamentos aos direitos individuais e coletivos resultantes de um regime ditatorial.
> Identificar-se com o seu espaço de pertença valorizando a diversidade de relações e liberdades garantidas pela vivencia em democracia.
> Realizar projetos identificando problemas e colocando questões-chave relevantes a nível politico e cultural.
> Mobilizar diferentes fontes de informação na construção de respostas a questões concretas.
> Representação gráfica de ideias e conceitos.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa180 MINUTOS
Direito à manifestação

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

Os alunos pesquisam, na internet , questões chave como “estado novo”, “organizações repressivas e mecanismos de controlo da população”, “lápis -azul”, “censura”,” secretariado da propaganda”, “revolução 25 de abril 1974”, “liberdade”, “manifestação livre”, “democracia”, “direitos fundamentais”,  liberdade de expressão”, “direito à manifestação”, entre outra que surjam durante a pesquisa.


Ferramentas e recursos:

Computadores pessoais e telemóveis com acesso à internet, folhas de papel, cartolinas, marcadores, folhetos, jornais, fotocopias, entre outos materiais necessários à realização de cartazes. 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 180 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Uma sala de aula com as mesas organizadas para facilitar o trabalho de grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)