Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 600 minutos

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Portugal do século XX

2º Ciclo

Maria Júlia fardilha / 25-04-2024


Descrição / Síntese:

Estas atividades suscitam uma aprendizagem ativa em que o professor é um mero orientador e os alunos tornam-se em construtores do seu conhecimento, nomeadamente relativo a um período da História de Portugal dos inícios do séc. XX. Além disso, fomentam a autonomia, a responsabilidade e o espírito de partilha, tendo como objetivos os seguintes:
– potenciar a capacidade de análise, tratamento e seleção da informação de forma crítica e autónoma, transformando-a em conhecimento (domínio do tratamento de informação/utilização de fontes);
– compreender as principais reformas/ medidas levadas a cabo pelos governos da 1.ª República, os fatores que contribuíram para a crise e queda desta e a instauração de uma Ditadura Militar; conhecer a biografia de uma personalidade deste período (contextualização histórica);
– compreender a contextualização da chegada ao poder do regime salazarista, as suas principais características e os meios utilizados para a sua consolidação;
– colaborar em diversos contextos comunicativos, de forma adequada e segura, utilizando diferentes tipos de ferramentas (analógicas e digitais), com base nas regras de conduta próprias de cada ambiente (domínio da comunicação em História);
– potenciar a adequação de comportamentos em contextos de cooperação, partilha e colaboração;
– promover a interação com tolerância, empatia e responsabilidade (domínio das atitudes e valores).


Áreas / Domínio de Conteúdo:

História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar medidas governativas da 1.ª República relacionadas com a educação e com os direitos dos trabalhadores;
> Identificar/aplicar os conceitos: revolução, rutura, república, alfabetização, greve;
> Sintetizar as principais características do Estado Novo,nomeadamente a ausência de liberdade individual, a existência da censura e de polícia política, a repressão do movimento sindical e a existência de um partido único;
> Identificar/aplicar os conceitos: ditadura, censura, guerra colonial, oposição, liberdade de expressão.
> Identificar/aplicar os conceitos: democracia, direito de voto e liberdade.

Atividades a desenvolver

〉Intercâmbio e Discussão200 MINUTOS
Portugal: da Primeira República à Ditadura Militar.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

   Em trabalho de grupo, ao longo de quatro aulas, os alunos irão explorar os documentos e o texto informativo das páginas 110 a 113 do Manual, selecionando a informação e registando no Google Docs as ideias fundamentais sobre:

  • principais reformas/medidas levadas a cabo pelos governos da Primeira República: a nível político, económico, social e educativo/ cultural;
  • fatores que contribuíram para a crise e queda da Primeira República e instauração de uma Ditadura Militar.

   De seguida, o grupo deverá selecionar uma personalidade da República e elaborar a sua biografia (ex.: Manuel de Arriaga, Afonso Costa, General Gomes da Costa, Sidónio Pais, Carolina Beatriz Ângelo, Ana de Castro Osório…).

   Esta atividade tem como objetivos:

  •  potenciar a capacidade de análise, tratamento e seleção da informação de forma crítica e autónoma transformando a informação em conhecimento (domínio do tratamento de informação/utilização de fontes);
  • compreender as principais reformas/ medidas levadas a cabo pelos governos da Primeira República e os fatores que contribuíram para a crise e queda desta e instauração de uma Ditadura Militar;  conhecer a biografia de uma personalidade deste período ( contextualização histórica);
  • colaborar em diversos contextos comunicativos, de forma adequada e segura, utilizando diferentes tipos de ferramentas (analógicas e digitais), com base nas regras de conduta próprias de cada ambiente (domínio da comunicação em História);
  • potenciar a adequação de comportamentos em contextos de cooperação, partilha e colaboração;
  • promover a interação com tolerância, empatia e responsabilidade (domínio das atitudes e valores).

   Será efetuada uma avaliação formativa da atividade tendo em conta o grau de consecução da aprendizagem realizada pelos alunos nos seguintes domínios.

  • Tratamento da informação

          1. Qualidade e pertinência da pesquisa e da seleção da informação para a elaboração da tarefa proposta

  • Contextualização histórica

          1. As principais reformas/ medidas levadas a cabo pelos governos da Primeira República

          – Rigor e correção na apresentação das medidas governativas da Primeira República, nas quatro áreas de intervenção (político, económico, social e educativo/cultural)

         2. Os fatores que contribuíram para a crise e queda da Primeira República e instauração de uma Ditadura Militar

              – Rigor e correção na apresentação das dificuldades da governação da 1ª República.

        3. Personalidade da Primeira República

         – Pertinência da informação e rigor científico

  • Comunicação em História

       1. Usa, com correção, a língua portuguesa e o vocabulário específico da disciplina de História de forma lógica e estruturada.

  • Atitudes e Valores

      1. Responsabilidade no cumprimento das atividades individuais

     2. Interação no grupo/ relacionamento com os outros

      3. Cooperação no grupo (ideias/ criatividade…)

    A avaliação será efetuada com rubricas atendendo a 5 níveis (Insuficiente, Suficiente menos, Suficiente, Bom e Muito Bom).

   Ao longo do processo, no final de cada aula, os alunos preencherão uma ficha de autoavaliação para obterem o feedback do trabalho que estão a desenvolver. No final da atividade, os alunos procederão à avaliação dos colegas de grupo.

  Relativamente às ferramentas digitais, a apresentação do projeto aos alunos será feita através do Piktochart.

  Para facilitar a comunicação entre os elementos do grupo e o registo das ideias fundamentais para o desenvolvimento da atividade os alunos utilizarão o Google Docs.

   Os alunos terão como tarefa completar a síntese esquemática elaborada pela professora na ferramenta digital Mindmeister e após uma análise cuidada das potencialidades das ferramentas digitais apresentadas no início do projeto, os alunos de cada grupo selecionarão aquelas que melhor se adaptam à apresentação da biografia escolhida.

Por fim, os alunos, individualmente, deverão responder a um kahoot. 


Ferramentas e recursos:

Documento do Google Docs

https://docs.google.com/document/d/1eEi1H1XubIzFiMbkcOMN2_NdfVCyMvbaHiQTyjk847c/edit

Piktochart

https://create.piktochart.com/beta/teams/31015323/saved/63831722

Mindmeister

https://www.mindmeister.com/app/map/3259055839

Kahoot 

https://create.kahoot.it/share/kahoot-para-avaliacao-formativa/c550d549-f7e3-46d9-991a-78b21288ac61


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos trabalham em grupos em sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão300 MINUTOS
O Estado Novo

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

   Em trabalho individual, de pares ou em grupo, ao longo de seis aulas, os alunos irão explorar os documentos e o texto informativo “A ascensão de Salazar e o equilíbrio financeiro” do Manual, páginas 124 a 126, relativos ao tema “Portugal do século XX”, bem como os recursos disponibilizados na aula personalizada da Escola Virtual. 

   De seguida, visualizar-se-á,  atentamente, os vídeos relacionados com os temas Estado Novo e ascensão de Salazar e o equilíbrio financeiro. Estes constituirão um ponto de partida para a investigação e seleção dos fatores, condicionalismos e acontecimentos que contribuíram para a chegada ao poder de Salazar, assim como os meios utilizados para consolidar o regime.  Os dados recolhidos serão partilhados e discutidos em grupo-turma.

     Depois, serão lidos e explorados os documentos e o texto informativo das págs. 126 e 127 do Manual, seguindo-se a visualização do vídeo que aborda os mecanismos de repressão do Estado Novo e os alunos elaborarão, com recurso a uma ferramenta digital, um mapa concetual.

   Todas estas tarefas encontram-se descritas no infográfico do Piktochart «Características e meios de consolidação do Estado Novo».

   Por fim, a turma observará um mapa, usando a ferramenta Google Earth, que apresenta alguns dos países, onde, atualmente, são desrespeitados os Direitos Humanos, nomeadamente a ausência de liberdade individual e de expressão, a existência da censura, a existência de um partido único ou a diferenciação de género no acesso à educação ou ao trabalho.  Na aula, os alunos e a professora refletem sobre o tema “Os Direitos Humanos”.

Seguidamente a docente apresenta o tema de forma mais aprofundada e mais tarde, individualmente, os discentes elaborarão um pequeno texto de opinião alusivo a este tema. 


Ferramentas e recursos:

Aula Personalizada na escola virtual

https://app.escolavirtual.pt/lms/customlessonteacher/edit/3920077/5391

Infográfico do Piktochart «Características e meios de consolidação do Estado Novo».

https://create.piktochart.com/beta/teams/31015323/saved/63830825

Vídeos 

O Estado Novo https://app.escolavirtual.pt/lms/playerteacher/resource/2747628/E?se=&seType=&coId=3025015&bkid=19223439 

A ascensão de Salazar e o equilíbrio das contas públicas 

https://app.escolavirtual.pt/lms/playerteacher/resource/17625/E?se=&seType=&coId=3025015&bkid=19223439  

Os mecanismos de repressão do Estado Novo

 https://app.escolavirtual.pt/lms/playerteacher/resource/17631/E?se=&seType=&coId=3025015&bkid=19223439 

Mapa – Google Earth

https://earth.google.com/earth/d/1OPzlrRea53uxBpBtVgazhLWHZ0H2u2bZ?usp=sharing


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 300 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos trabalham em grupos em sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão100 MINUTOS
25 de Abril de 1974

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos sempre no centro das decisões e das ações e para comemorarem o 25 de Abril como agentes mobilizadores, a docente propõe as seguintes atividades:

  • Visualização do livro digital elaborado pela professora;
  • Audição da dramatização “Os anos de Ditadura e o 25 de Abril” realizada pelos alunos no âmbito do Clube de Teatro da escola, dinamizado pelas professoras Júlia Fardilha e Rosa Sampaio. 

Para ajudar neste processo de preparação, serão lançadas uma série de questões desbloqueadoras do processo criativo.

Revisitamos as palavras de Sérgio Godinho como ponto de partida para a reflexão:

“Só há liberdade a sério
Quando houver

A paz, o pão, habitação
Saúde, educação (…)”

– Nesta perspetiva, será que na atualidade todos temos liberdade “a sério”? Quais os principais impedimentos?

– Qual a realidade de cada uma destas questões em 2024 (paz, pão, habitação, saúde, educação)?

– Democracia e liberdade, as grandes conquistas de Abril estão adquiridas, ou identificas e receias algumas ameaças? Quais?

– A censura foi um poderoso bloqueador da liberdade. Na era da informação e das novas tecnologias, identificas alguma forma de censura e coerção?

Na mesma canção:

”Só há liberdade a sério quando houver
Liberdade de mudar e decidir”

– Qual o papel da escola e dos seus principais agentes (alunos e professores) para contribuir para cidadãos mais atentos, interventivos, justos, empáticos e tolerantes?

Posteriormente, os alunos devem:

– Recolher testemunhos (em vídeo ou áudio) de pessoas que vivenciaram o período de ditadura, a revolução e o pós-revolução, emigração ou exílio, guerra colonial;

– Construir gráficos que comparem os dados referentes ao acesso à escolaridade em 1974 com os da atualidade.


Ferramentas e recursos:

Música “Liberdade” de Sérgio Godinho:

https://www.youtube.com/watch?v=iP0RWm4WVbg

Livro digital

https://www.storyjumper.com/book/read/172215871/juliafardilha#

Dramatização da peça “Os Anos da Ditadura e os 25 de Abril”

https://drive.google.com/file/d/1-OVCiM35SnXhKu79rJr6iWoVN_eFmN42/view?usp=sharing

Inteligência Artificial (Gamma):
https://gamma.app/docs/Revolucao-de-Abril-Um-marco-historico-wvj2e885n6hni8w


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos trabalham em grupos em sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)