>
2º Ciclo
Maria Júlia fardilha / 25-04-2024
Descrição / Síntese:
Estas atividades suscitam uma aprendizagem ativa em que o professor é um mero orientador e os alunos tornam-se em construtores do seu conhecimento, nomeadamente relativo a um período da História de Portugal dos inícios do séc. XX. Além disso, fomentam a autonomia, a responsabilidade e o espírito de partilha, tendo como objetivos os seguintes:
– potenciar a capacidade de análise, tratamento e seleção da informação de forma crítica e autónoma, transformando-a em conhecimento (domínio do tratamento de informação/utilização de fontes);
– compreender as principais reformas/ medidas levadas a cabo pelos governos da 1.ª República, os fatores que contribuíram para a crise e queda desta e a instauração de uma Ditadura Militar; conhecer a biografia de uma personalidade deste período (contextualização histórica);
– compreender a contextualização da chegada ao poder do regime salazarista, as suas principais características e os meios utilizados para a sua consolidação;
– colaborar em diversos contextos comunicativos, de forma adequada e segura, utilizando diferentes tipos de ferramentas (analógicas e digitais), com base nas regras de conduta próprias de cada ambiente (domínio da comunicação em História);
– potenciar a adequação de comportamentos em contextos de cooperação, partilha e colaboração;
– promover a interação com tolerância, empatia e responsabilidade (domínio das atitudes e valores).
Áreas / Domínio de Conteúdo:
História
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Em trabalho de grupo, ao longo de quatro aulas, os alunos irão explorar os documentos e o texto informativo das páginas 110 a 113 do Manual, selecionando a informação e registando no Google Docs as ideias fundamentais sobre:
- principais reformas/medidas levadas a cabo pelos governos da Primeira República: a nível político, económico, social e educativo/ cultural;
- fatores que contribuíram para a crise e queda da Primeira República e instauração de uma Ditadura Militar.
De seguida, o grupo deverá selecionar uma personalidade da República e elaborar a sua biografia (ex.: Manuel de Arriaga, Afonso Costa, General Gomes da Costa, Sidónio Pais, Carolina Beatriz Ângelo, Ana de Castro Osório…).
Esta atividade tem como objetivos:
- potenciar a capacidade de análise, tratamento e seleção da informação de forma crítica e autónoma transformando a informação em conhecimento (domínio do tratamento de informação/utilização de fontes);
- compreender as principais reformas/ medidas levadas a cabo pelos governos da Primeira República e os fatores que contribuíram para a crise e queda desta e instauração de uma Ditadura Militar; conhecer a biografia de uma personalidade deste período ( contextualização histórica);
- colaborar em diversos contextos comunicativos, de forma adequada e segura, utilizando diferentes tipos de ferramentas (analógicas e digitais), com base nas regras de conduta próprias de cada ambiente (domínio da comunicação em História);
- potenciar a adequação de comportamentos em contextos de cooperação, partilha e colaboração;
- promover a interação com tolerância, empatia e responsabilidade (domínio das atitudes e valores).
Será efetuada uma avaliação formativa da atividade tendo em conta o grau de consecução da aprendizagem realizada pelos alunos nos seguintes domínios.
- Tratamento da informação
1. Qualidade e pertinência da pesquisa e da seleção da informação para a elaboração da tarefa proposta
- Contextualização histórica
1. As principais reformas/ medidas levadas a cabo pelos governos da Primeira República
– Rigor e correção na apresentação das medidas governativas da Primeira República, nas quatro áreas de intervenção (político, económico, social e educativo/cultural)
2. Os fatores que contribuíram para a crise e queda da Primeira República e instauração de uma Ditadura Militar
– Rigor e correção na apresentação das dificuldades da governação da 1ª República.
3. Personalidade da Primeira República
– Pertinência da informação e rigor científico
- Comunicação em História
1. Usa, com correção, a língua portuguesa e o vocabulário específico da disciplina de História de forma lógica e estruturada.
- Atitudes e Valores
1. Responsabilidade no cumprimento das atividades individuais
2. Interação no grupo/ relacionamento com os outros
3. Cooperação no grupo (ideias/ criatividade…)
A avaliação será efetuada com rubricas atendendo a 5 níveis (Insuficiente, Suficiente menos, Suficiente, Bom e Muito Bom).
Ao longo do processo, no final de cada aula, os alunos preencherão uma ficha de autoavaliação para obterem o feedback do trabalho que estão a desenvolver. No final da atividade, os alunos procederão à avaliação dos colegas de grupo.
Relativamente às ferramentas digitais, a apresentação do projeto aos alunos será feita através do Piktochart.
Para facilitar a comunicação entre os elementos do grupo e o registo das ideias fundamentais para o desenvolvimento da atividade os alunos utilizarão o Google Docs.
Os alunos terão como tarefa completar a síntese esquemática elaborada pela professora na ferramenta digital Mindmeister e após uma análise cuidada das potencialidades das ferramentas digitais apresentadas no início do projeto, os alunos de cada grupo selecionarão aquelas que melhor se adaptam à apresentação da biografia escolhida.
Por fim, os alunos, individualmente, deverão responder a um kahoot.
Ferramentas e recursos:
Documento do Google Docs
https://docs.google.com/document/d/1eEi1H1XubIzFiMbkcOMN2_NdfVCyMvbaHiQTyjk847c/edit
Piktochart
https://create.piktochart.com/beta/teams/31015323/saved/63831722
Mindmeister
https://www.mindmeister.com/app/map/3259055839
Kahoot
https://create.kahoot.it/share/kahoot-para-avaliacao-formativa/c550d549-f7e3-46d9-991a-78b21288ac61
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos trabalham em grupos em sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Em trabalho individual, de pares ou em grupo, ao longo de seis aulas, os alunos irão explorar os documentos e o texto informativo “A ascensão de Salazar e o equilíbrio financeiro” do Manual, páginas 124 a 126, relativos ao tema “Portugal do século XX”, bem como os recursos disponibilizados na aula personalizada da Escola Virtual.
De seguida, visualizar-se-á, atentamente, os vídeos relacionados com os temas Estado Novo e ascensão de Salazar e o equilíbrio financeiro. Estes constituirão um ponto de partida para a investigação e seleção dos fatores, condicionalismos e acontecimentos que contribuíram para a chegada ao poder de Salazar, assim como os meios utilizados para consolidar o regime. Os dados recolhidos serão partilhados e discutidos em grupo-turma.
Depois, serão lidos e explorados os documentos e o texto informativo das págs. 126 e 127 do Manual, seguindo-se a visualização do vídeo que aborda os mecanismos de repressão do Estado Novo e os alunos elaborarão, com recurso a uma ferramenta digital, um mapa concetual.
Todas estas tarefas encontram-se descritas no infográfico do Piktochart «Características e meios de consolidação do Estado Novo».
Por fim, a turma observará um mapa, usando a ferramenta Google Earth, que apresenta alguns dos países, onde, atualmente, são desrespeitados os Direitos Humanos, nomeadamente a ausência de liberdade individual e de expressão, a existência da censura, a existência de um partido único ou a diferenciação de género no acesso à educação ou ao trabalho. Na aula, os alunos e a professora refletem sobre o tema “Os Direitos Humanos”.
Seguidamente a docente apresenta o tema de forma mais aprofundada e mais tarde, individualmente, os discentes elaborarão um pequeno texto de opinião alusivo a este tema.
Ferramentas e recursos:
Aula Personalizada na escola virtual
https://app.escolavirtual.pt/lms/customlessonteacher/edit/3920077/5391
Infográfico do Piktochart «Características e meios de consolidação do Estado Novo».
https://create.piktochart.com/beta/teams/31015323/saved/63830825
Vídeos
O Estado Novo https://app.escolavirtual.pt/lms/playerteacher/resource/2747628/E?se=&seType=&coId=3025015&bkid=19223439
A ascensão de Salazar e o equilíbrio das contas públicas
Os mecanismos de repressão do Estado Novo
https://app.escolavirtual.pt/lms/playerteacher/resource/17631/E?se=&seType=&coId=3025015&bkid=19223439
Mapa – Google Earth
https://earth.google.com/earth/d/1OPzlrRea53uxBpBtVgazhLWHZ0H2u2bZ?usp=sharing
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 300 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos trabalham em grupos em sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos sempre no centro das decisões e das ações e para comemorarem o 25 de Abril como agentes mobilizadores, a docente propõe as seguintes atividades:
- Visualização do livro digital elaborado pela professora;
- Audição da dramatização “Os anos de Ditadura e o 25 de Abril” realizada pelos alunos no âmbito do Clube de Teatro da escola, dinamizado pelas professoras Júlia Fardilha e Rosa Sampaio.
Para ajudar neste processo de preparação, serão lançadas uma série de questões desbloqueadoras do processo criativo.
Revisitamos as palavras de Sérgio Godinho como ponto de partida para a reflexão:
“Só há liberdade a sério
Quando houver
A paz, o pão, habitação
Saúde, educação (…)”
– Nesta perspetiva, será que na atualidade todos temos liberdade “a sério”? Quais os principais impedimentos?
– Qual a realidade de cada uma destas questões em 2024 (paz, pão, habitação, saúde, educação)?
– Democracia e liberdade, as grandes conquistas de Abril estão adquiridas, ou identificas e receias algumas ameaças? Quais?
– A censura foi um poderoso bloqueador da liberdade. Na era da informação e das novas tecnologias, identificas alguma forma de censura e coerção?
Na mesma canção:
”Só há liberdade a sério quando houver
Liberdade de mudar e decidir”
– Qual o papel da escola e dos seus principais agentes (alunos e professores) para contribuir para cidadãos mais atentos, interventivos, justos, empáticos e tolerantes?
Posteriormente, os alunos devem:
– Recolher testemunhos (em vídeo ou áudio) de pessoas que vivenciaram o período de ditadura, a revolução e o pós-revolução, emigração ou exílio, guerra colonial;
– Construir gráficos que comparem os dados referentes ao acesso à escolaridade em 1974 com os da atualidade.
Ferramentas e recursos:
Música “Liberdade” de Sérgio Godinho:
https://www.youtube.com/watch?v=iP0RWm4WVbg
Livro digital
https://www.storyjumper.com/book/read/172215871/juliafardilha#
Dramatização da peça “Os Anos da Ditadura e os 25 de Abril”
https://drive.google.com/file/d/1-OVCiM35SnXhKu79rJr6iWoVN_eFmN42/view?usp=sharing
Inteligência Artificial (Gamma):
https://gamma.app/docs/Revolucao-de-Abril-Um-marco-historico-wvj2e885n6hni8w
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos trabalham em grupos em sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)