>
Ensino Secundário
Raquel Soares / 22-04-2024
Descrição / Síntese:
Descrever a dinâmica industrial no século XIX, nomeadamente a hegemonia inglesa e caracterização da industrialização na França, Alemanha, EUA e Japão.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
História
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
A turma é dividida em grupos de 5 alunos; Deverão selecionar para cada um dos discentes, um dos países que iniciou ou desenvolveu a sua industrialização no final do século XIX; Através da leitura de documentos e pesquisa autónoma, será feita a caracterização dos mesmos; Utilizando um “Canva” partilhado, cada aluno deverá fazer uma apresentação sobre o país que estudou.
Ferramentas e recursos:
Manual escolar; Computador, Telemóvel.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Mesas em quadrado e afastadas das janelas, para os 5 alunos trabalharem em conjunto.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência
Descrição da atividade:
Após a realização dos “Canva”, os diferentes grupos vão apresentar oralmente ao grupo/turma, o trabalho realizado sobre os países industrializados.
Ferramentas e recursos:
Computador
Projetor
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula. Grupos organizam-se para a apresentação oral dos trabalhos realizados no Canva.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Lista 3-2-1
Descrição da atividade:
Formação de novos grupos de trabalho com os elementos que estudaram cada um dos países (alunos que estudaram a Inglaterra, alunos que estudaram a França e assim sucessivamente);
Criação de um Padlet, onde os alunos recolhem e expõem a informação pertinente sobre cada um dos países em estudo.
Ferramentas e recursos:
Computador;
Projetor.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Mesas em quadrado, afastadas da parede.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)