Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 300 minutos

>

A geografia da industrialização no Século XIX

Ensino Secundário

Raquel Soares / 22-04-2024


Descrição / Síntese:

Descrever a dinâmica industrial no século XIX, nomeadamente a hegemonia inglesa e caracterização da industrialização na França, Alemanha, EUA e Japão.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Conhecer os traços genéricos da geografia da industrialização, no século XIX.
> Evidenciar a hegemonia económica britânica.
> Mostrar os particularismos do processo de industrialização das principais potências industriais.
> Reconhecer, nos países industrializados, a persistência de formas de economia tradicional.
> Interpretar os desfazamentos cronológicos da industrialização, quer em espaços nacionais quer internacionalmente à luz das relações de domínio ou de dependência.
> Desenvolver as relações interpessoais.
> Desenvolver a oralidade.

Atividades a desenvolver

〉Apresentação e Partilha100 MINUTOS
A geografia da industrialização no século XIX – Trabalho de grupo

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

A turma é dividida em grupos de 5 alunos; Deverão selecionar para cada um dos discentes, um dos países que iniciou ou desenvolveu a sua industrialização no final do século XIX; Através da leitura de documentos e pesquisa autónoma, será feita a caracterização dos mesmos; Utilizando um “Canva” partilhado, cada aluno deverá fazer uma apresentação sobre o país que estudou. 


Ferramentas e recursos:

Manual escolar; Computador, Telemóvel. 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Mesas em quadrado e afastadas das janelas, para os 5 alunos trabalharem em conjunto. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha100 MINUTOS
A geografia da industrialização no século XIX – Trabalho de grupo

Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência


Descrição da atividade:

Após a realização dos “Canva”, os diferentes grupos vão apresentar oralmente ao grupo/turma, o trabalho realizado sobre os países industrializados. 


Ferramentas e recursos:

Computador

Projetor


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula. Grupos organizam-se para a apresentação oral dos trabalhos realizados no Canva. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno100 MINUTOS
A geografia da industrialização no século XIX – Trabalho de grupo

Estratégias de aprendizagem ativa: Lista 3-2-1


Descrição da atividade:

Formação de novos grupos de trabalho com os elementos que estudaram cada um dos países (alunos que estudaram a Inglaterra, alunos que estudaram a França e assim sucessivamente);

Criação de um Padlet, onde os alunos recolhem e expõem a informação pertinente sobre cada um dos países em estudo.


Ferramentas e recursos:

Computador;

Projetor.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Mesas em quadrado, afastadas da parede. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)