Lista de Cenários de Aprendizagem

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 150 minutos

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Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa

3º Ciclo

josé Pinto / 21-04-2024


Descrição / Síntese:

Os alunos em grupos de 4 vão elaborar um conjunto de questões, regras (consequências das casas de catástrofe e casas bónus), para um jogo tipo “Glória”.
O jogo digital será construído pelo professor, com a ajuda/colaboração/ideias dos alunos.
Posteriormente o jogo será aplicado em sala de aula.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Geografia ; Informática e Tecnologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar os fatores de risco de ocorrência de catástrofes naturais, numa determinada região.
> Relacionar características do meio com a possibilidade de ocorrência de riscos naturais.

Atividades a desenvolver

〉Criação150 MINUTOS
Catastrophique

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos vão participar na criação de um jogo do tipo “Gloria” sobre as catástrofes naturais. Os Numa fase inicial os alunos devem elaborar um conjunto de questões sobre o tema das catástrofes naturais, bem como elaborar as regras do jogo (duas aulas). O jogo digital será construído pelo professor, com a ajuda/colaboração/ideias dos alunos (os alunos vão enviar propostas gráficas para o projeto). Posteriormente o jogo será aplicado em sala de aula (uma aula).

Ferramentas: Genially e learningapps


Ferramentas e recursos:

Internet, Genially e learningapps

Computadores, tablets e/ou telemóveis


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 150 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Para a elaboração das perguntas e regras os alunos irão trabalhar em grupos de quatro.

Trabalho fora da sala de aula cada grupo deve enviar propostas para o grafismo do projeto.

Para a operacionalização do jogo a turma vai ser dividida em quatro grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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