>
3º Ciclo
Rita Groba / 21-04-2024
Descrição / Síntese:
No âmbito do Plano Nacional de Cinema, a turma do 8ºAno, articula as disciplinas de Educação Tecnológica, Físico-química e Educação Visual visando a construção de Projetor para Smartphone
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Expressões Artísticas
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Com projeto “Projetor para SmartPhone” pretende-se que de forma geral os alunos: desenvolvam competências sociais, tais como a comunicação, o trabalho em equipa, a gestão de conflitos, a tomada de decisões e a avaliação de processos; aprendam a resolver problemas, partindo das situações e dos recursos existentes; promovam a integração de saberes através da sua aplicação contextualizada; desenvolvam as vertentes de pesquisa e de intervenção, promovendo a articulação das diferentes áreas disciplinares/ disciplinas e aprofundem o significado social das aprendizagens disciplinares.
Ferramentas e recursos:
– Sala de aula, biblioteca, oficina de Educação Tecnológica;
– Computador, videoprojector, telemóveis;
– Ferramentas e máquinas-ferramenta;
– Materiais diversos, como lentes, cartão, cola, tinta, pinceis…
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 500 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A aprendizagem baseada em projeto implica a utilização de ambientes diferentes, as diversas fases do cenário requer configurações e recursos diferentes. A sala de aula tem de ser reconfigurada para a fase de pesquisa e analise, onde existe uma fase de debate em grande grupo. A pesquisa também ocorre fora a da sala, existem deslocações à biblioteca por uma questão de maior acesso a ferramentas digitais e também ocorrem experiências fora da escola, com visitas de estudo. No desenvolvimento do projeto, reconfigura-se o espaço de trabalho para pequenos grupos trabalharem questões diferentes como por exemplo, a seleção de materiais, definição de medidas, desenho técnico. Na realização dos protótipos o espaço a usar tem de ser o da oficina com
a acesso a ferramentas e máquinas-ferramentas. Para finalizar existe a apresentação final do trabalho à comunidade escolar e é montada uma exposição no espaço do átrio da escola para existir uma maior visibilidade, é também realizado um registo digital para estar presente nas redes sociais da escola.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)