Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 500 minutos

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PLANO NACIONAL DE CINEMA- Agrupamento de Escolas Dom Luís de Ataíde 2023/24

3º Ciclo

Rita Groba / 21-04-2024


Descrição / Síntese:

No âmbito do Plano Nacional de Cinema, a turma do 8ºAno, articula as disciplinas de Educação Tecnológica, Físico-química e Educação Visual visando a construção de Projetor para Smartphone


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Expressões Artísticas


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Aprendizagens Essenciais (AE): Conhecimentos, Capacidades e Atitudes – Utilizar diferentes linguagens e símbolos associados à tecnologia de modo adequado aos diferentes contextos de comunicação, em ambientes analógicos e digitais; – Comunicar adequadamente as suas ideias, através da utilização de linguagens diferentes (oral, escrita, gráfica), fundamentando-as e argumentando face às ideias dos outros; – Utilizar processos e fenómenos científicos e tecnológicos, colocando questões, procurando informação e aplicando conhecimentos adquiridos na tomada de decisão informada, entre as opções possíveis; – Utilizar processos científicos simples de conhecimento da realidade, assumindo uma atitude de permanente investigação e experimentação, reconhecendo o contributo da ciência para o progresso tecnológico e para a melhoria da qualidade de vida; – Consolidar hábitos de planeamento das etapas do trabalho, identificando os requisitos técnicos, condicionalismos e recursos para a concretização de projetos, identificando necessidades e oportunidades tecnológicas numa diversidade de propostas e fazendo escolhas fundamentadas; – Manipular e manusear materiais e instrumentos diversificados para controlar, utilizar, transformar, imaginar e criar produtos e sistemas; – Executar operações técnicas, segundo uma metodologia de trabalho adequada, para atingir um objetivo ou chegar a uma decisão ou conclusão fundamentada, adequando os meios materiais e técnicos à ideia ou intenção expressa; – Trabalhar com recurso a materiais, instrumentos, ferramentas, máquinas e equipamentos tecnológicos, relacionando conhecimentos técnicos, científicos e socioculturais; – Adequar a ação de transformação e criação de produtos aos diferentes contextos naturais, tecnológicos e socioculturais, em atividades experimentais, projetos e aplicações práticas desenvolvidos em ambientes físicos e digitais; – Adquirir conhecimento de si próprio, desenvolvendo atitudes de autoestima e de autoconfiança, mantendo relações diversas e positivas com os outros em contextos de colaboração e interajuda.

Atividades a desenvolver

〉Criação500 MINUTOS
Projetor para Smartphone

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Com projeto “Projetor para SmartPhone” pretende-se que de forma geral os alunos: desenvolvam competências sociais, tais como a comunicação, o trabalho em equipa, a gestão de conflitos, a tomada de decisões e a avaliação de processos; aprendam a resolver problemas, partindo das situações e dos recursos existentes; promovam a integração de saberes através da sua aplicação contextualizada; desenvolvam as vertentes de pesquisa e de intervenção, promovendo a articulação das diferentes áreas disciplinares/ disciplinas e aprofundem o significado social das aprendizagens disciplinares.


Ferramentas e recursos:

– Sala de aula, biblioteca, oficina de Educação Tecnológica;
– Computador, videoprojector, telemóveis;
– Ferramentas e máquinas-ferramenta;
– Materiais diversos, como lentes, cartão, cola, tinta, pinceis…


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 500 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A aprendizagem baseada em projeto implica a utilização de ambientes diferentes, as diversas fases do cenário requer configurações e recursos diferentes. A sala de aula tem de ser reconfigurada para a fase de pesquisa e analise, onde existe uma fase de debate em grande grupo. A pesquisa também ocorre fora a da sala, existem deslocações à biblioteca por uma questão de maior acesso a ferramentas digitais e também ocorrem experiências fora da escola, com visitas de estudo. No desenvolvimento do projeto, reconfigura-se o espaço de trabalho para pequenos grupos trabalharem questões diferentes como por exemplo, a seleção de materiais, definição de medidas, desenho técnico. Na realização dos protótipos o espaço a usar tem de ser o da oficina com
a acesso a ferramentas e máquinas-ferramentas. Para finalizar existe a apresentação final do trabalho à comunidade escolar e é montada uma exposição no espaço do átrio da escola para existir uma maior visibilidade, é também realizado um registo digital para estar presente nas redes sociais da escola.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)