Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 100 minutos

>

História – A 2ª Guerra Mundial: violência e reconstrução

3º Ciclo

Joaquim Marques / 20-04-2024


Descrição / Síntese:

Desenvolvimento de um cenário de aprendizagem onde os alunos vão pesquisar sobre as consequências da 2ª guerra mundial.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> – Referir as perdas humanas e materiais provocadas pela 2.ª Guerra Mundial.
> – Analisar os efeitos das atrocidades cometidas sobre as populações civis, nomeadamente as consequências do racismo nazi, da violência exercida pelas tropas japonesas e da destruição sistemática de cidades (bombas convencionais e bombas atómicas).
> Identificar as principais alterações provocadas no mapa político mundial.
> – Explicar as condições impostas aos vencidos, destacando os casos alemão e japonês.
> – Referir a importância das conferências de Bretton Woods e de S. Francisco para a consolidação de um novo modelo de gestão das relações internacionais.

Atividades a desenvolver

〉Apresentação e Partilha50 MINUTOS
A 2.ª Guerra Mundial: violência e reconstrução.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

– Levantamento das ideias tácitas dos alunos sobre os conceitos de “vencedor” e “vencido”.

– Formulação da questão-problema da aula: Terá havido vencedores nesta Guerra?

– Exploração do recurso “Imagens de Hiroxima/Nagasáqui”, através de questões de exploração, em trabalho conjunto professor-turma, de modo a que os alunos possam:

  1. Reconhecer os custos humanos e materiais do conflito.
  2. Identificar os países vencedores da guerra.
  3. Avaliar o impacto que o conflito teve nos regimes políticos na Europa.
  4. Reconhecer os benefícios/malefícios da energia nuclear.

 


Ferramentas e recursos:

  • Resolução de uma Ficha de exploração sobre as consequências da 2ª Guerra Mundial.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Consequências da 2ª guerra mundial.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha50 MINUTOS
-O que foi definido nos acordos de paz? ; Quais são os objetivos da ONU

Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência


Descrição da atividade:

Acordos de paz; objetivos da ONU.


Ferramentas e recursos:

Padlet

Google Forms


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Realização de um Padlet colaborativo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)