>
3º Ciclo
Joaquim Marques / 20-04-2024
Descrição / Síntese:
Desenvolvimento de um cenário de aprendizagem onde os alunos vão pesquisar sobre as consequências da 2ª guerra mundial.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
História
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
– Levantamento das ideias tácitas dos alunos sobre os conceitos de “vencedor” e “vencido”.
– Formulação da questão-problema da aula: Terá havido vencedores nesta Guerra?
– Exploração do recurso “Imagens de Hiroxima/Nagasáqui”, através de questões de exploração, em trabalho conjunto professor-turma, de modo a que os alunos possam:
- Reconhecer os custos humanos e materiais do conflito.
- Identificar os países vencedores da guerra.
- Avaliar o impacto que o conflito teve nos regimes políticos na Europa.
- Reconhecer os benefícios/malefícios da energia nuclear.
Ferramentas e recursos:
- Resolução de uma Ficha de exploração sobre as consequências da 2ª Guerra Mundial.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Consequências da 2ª guerra mundial.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência
Descrição da atividade:
Acordos de paz; objetivos da ONU.
Ferramentas e recursos:
Padlet
Google Forms
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Realização de um Padlet colaborativo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)