>
3º Ciclo
Ricardo Capitão / 24-04-2024
Descrição / Síntese:
Através deste cenário de aprendizagem os alunos irão explorar com a utilização do Google Earth e outras ferramentas a Arquitetura Imperial Romana na Roma Atual, fazendo a ponte entre o passado e o presente.
Ao explorar a ferramenta digital, os alunos (grupos) construíram uma narrativa histórica/apresentação de locais em Portugal com presença no território português (Romanização) no contexto de sala de aula invertida, em que o professor será o moderador.
Findo o trabalho de grupo, os alunos irão apresentar os seus trabalhos à turma.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Geografia ; História ; Informática e Tecnologia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Através da exploração de um trilho virtual construído no Google Earth, os alunos exploram os diversos locais da cidade de Roma com vestígios da arquitetura do Império Romano e fazem a ponte entre o passado e o presente com o apoio de marcadores, textos, imagens, filmes, animações, desafios e no fim realizam um questionário final (Kahoot). Exploram com a ajuda do pegman em visualizações 3D e 360.
Ferramentas e recursos:
Computadores portáteis com acesso à internet.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula com as mesas dispostas em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos recebem um guião de trabalho e num contexto de aprendizagem b-learning pesquisam acerca da romanização em território português, escolhem um local com vestígios dos romanos e constroem através da ferramenta digital Google Earth o seu trilho virtual para apresentarem à turma. Partilhando com o professor para este dar feedback e ajudar em dúvidas de conteúdo e técnicas.
Ferramentas e recursos:
Computador com acesso à internet.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 150 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos em espaço virtual constroem o seu roteiro trabalhando colaborativamente em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Os alunos partilham com a sua audiência (colegas) os seus trilhos digitais realizados no Google Earth acerca dos locais de romanização em território português.
Ferramentas e recursos:
Computador e projetor.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula com projetor, as cadeiras são colocadas em contexto de auditório.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)