Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 250 minutos

>

A Arquitetura Romana e a Romanização

3º Ciclo

Ricardo Capitão / 24-04-2024


Descrição / Síntese:

Através deste cenário de aprendizagem os alunos irão explorar com a utilização do Google Earth e outras ferramentas a Arquitetura Imperial Romana na Roma Atual, fazendo a ponte entre o passado e o presente.
Ao explorar a ferramenta digital, os alunos (grupos) construíram uma narrativa histórica/apresentação de locais em Portugal com presença no território português (Romanização) no contexto de sala de aula invertida, em que o professor será o moderador.
Findo o trabalho de grupo, os alunos irão apresentar os seus trabalhos à turma.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Geografia ; História ; Informática e Tecnologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Explorar as características marcantes da arquitetura romana antiga, reconhecendo sua influência no mundo moderno.
> Identificar os principais elementos da arquitetura romana, como arcos, abóbadas, colunas e pórticos.
> Analisar exemplos icónicos da arquitetura romana, como o Coliseu, o Panteão e o Fórum Romano.
> Compreender as funções sociais, políticas e religiosas das construções romanas.
> Discutir a herança da arquitetura romana na arquitetura moderna e contemporânea.
> Compreender o processo de conquista e romanização da Península Ibérica pelos romanos.
> Identificar as principais características da romanização, como a organização social, política, económica e cultural.
> Analisar os impactos da romanização na sociedade peninsular.
> Desenvolver a capacidade de pesquisa, análise crítica e argumentação.
> Promover o interesse pela história e pela cultura romana.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação50 MINUTOS
Exploração de um trilho virtual no Google Earth – Arquitetura da Roma Antiga

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Através da exploração de um trilho virtual construído no Google Earth, os alunos exploram os diversos locais da cidade de Roma com vestígios da arquitetura do Império Romano e fazem a ponte entre o passado e o presente com o apoio de marcadores, textos, imagens, filmes, animações, desafios e no fim realizam um questionário final (Kahoot). Exploram com a ajuda do pegman em visualizações 3D e 360. 


Ferramentas e recursos:

Computadores portáteis com acesso à internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula com as mesas dispostas em grupo. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa150 MINUTOS
Pesquisa e construção de um roteiro no Google Earth acerca da Romanização no espaço português.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos recebem um guião de trabalho e num contexto de aprendizagem b-learning pesquisam acerca da romanização em território português, escolhem um local com vestígios dos romanos e constroem através da ferramenta digital Google Earth o seu trilho virtual para apresentarem à turma. Partilhando com o professor para este dar feedback e ajudar em dúvidas de conteúdo e técnicas.


Ferramentas e recursos:

Computador com acesso à internet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 150 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos em espaço virtual constroem o seu roteiro trabalhando colaborativamente em grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha50 MINUTOS
Apresentação dos trabalhos

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Os alunos partilham com a sua audiência (colegas) os seus trilhos digitais realizados no Google Earth acerca dos locais de romanização em território português. 


Ferramentas e recursos:

Computador e projetor. 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula com projetor, as cadeiras são colocadas em contexto de auditório.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)