Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 380 minutos

>

O Mundo que somos. A cultura que temos!

3º Ciclo

Cristina Gouveia / 18-04-2024


Descrição / Síntese:

Projeto interdisciplinar que envolve todas as disciplinas e integra saberes e conhecimento das diversas áreas curriculares.
Os alunos iniciam a sua jornada na região de Lisboa, área da sua residência para concluírem o conhecimento do país na região de Leiria.
Neste cenário de aprendizagem específico, pretende-se a abordagem ao património cultural da região de Leiria, à obra de Rafael Bordallo Pinheiro, ao significado do nome das Caldas da Rainha e a algumas técnicas de cerâmica.
Os alunos deverão conhecer as diferenças na classificação do património.
Conhecer e inspirar-se na obra do ceramista e, com criatividade, criar uma andorinha (~´a maneira do concurso das sardinhas de Lisboa).


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Domínio: Apropriação / Reflexão – Refletir sobre as manifestações culturais do património local e global (obras e artefatos de arte – pintura, escultura, desenho, cerâmica, design, artesanato).
> Domínio: Apropriação / Reflexão – Enquadrar os objetos artísticos de diferentes culturas e períodos históricos, tendo como referência os saberes da História da Arte (estilos, movimentos, intencionalidades e ruturas).
> Domínio: Interpretação / Comunicação – Relacionar o modo como os processos de criação interferem na(s) intencionalidade(s) dos objetos artísticos.
> Domínio: Experimentação / Criação – Manifestar expressividade nos seus trabalhos, selecionando, de forma intencional, conceitos, temáticas, materiais, suportes e técnicas.
> Domínio: Experimentação / Criação – Selecionar, de forma autónoma, processos de trabalho e de registo de ideias que envolvam a pesquisa, investigação e experimentação.
> Domínio: Experimentação / Criação – Organizar exposições em diferentes formatos, físicos e/ou digitais, selecionando trabalhos tendo por base os processos de análise, síntese e comparação, que conjugam as noções de composição e de harmonia, de acordo com o objetivo escolhido/proposto.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação50 MINUTOS
Andorinhas

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Apresentação dos conteúdos e conceitos através da visualização de um conjunto de slides, com acesso virtual a um Museu, música e exemplo de imagens.


Ferramentas e recursos:

Computador; Projetor; Canva; Ficha de trabalho

https://www.canva.com/design/DAFURINBFu4/e47KE-wnlnWEuWpT6cOVrw/edit?utm_content=DAFURINBFu4&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula com estiradores e materiais fornecidos aos alunos (cooperativa).

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa40 MINUTOS
Andorinhas

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Pesquisa da obra de Rafael Bordallo Pinheiro, das sardinhas vencedoras nos concursos dos anos anteriores e temáticas utilizadas.


Ferramentas e recursos:

Telemóvel pessoal.

https://museubordalopinheiro.pt/guia/


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 40 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula com estiradores e materiais fornecidos aos alunos (cooperativa).

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação30 MINUTOS
Andorinhas

Estratégias de aprendizagem ativa: Mapa conceptual


Descrição da atividade:

Elaboração de um mapa mental com as pesquisas efetuadas e ideias criadas.


Ferramentas e recursos:

Mapa mental.

https://www.mindomo.com/pt/


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula com estiradores e materiais fornecidos aos alunos (cooperativa).

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação90 MINUTOS
Andorinhas

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Concretização das ideias através de materiais riscadores (guaches e acrílicos).


Ferramentas e recursos:

Papel cavalinho A3; guaches e acrílicos; pincéis; água.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula com estiradores e materiais fornecidos aos alunos (cooperativa).

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha150 MINUTOS
Andorinhas

Estratégias de aprendizagem ativa: Feira


Descrição da atividade:

Exposição dos trabalhos desenvolvidos com apresentação à família, numa feira medieval realizada na escola.


Ferramentas e recursos:

Bancas de exposição.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 150 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Espaço escolar aberto, no exterior.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno20 MINUTOS
Andorinhas

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

Auto e hetero avaliação do trabalho desenvolvido.


Ferramentas e recursos:

GoogleForms


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula com estiradores e materiais fornecidos aos alunos (cooperativa).

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)