>
3º Ciclo
Cristina Gouveia / 18-04-2024
Descrição / Síntese:
Projeto interdisciplinar que envolve todas as disciplinas e integra saberes e conhecimento das diversas áreas curriculares.
Os alunos iniciam a sua jornada na região de Lisboa, área da sua residência para concluírem o conhecimento do país na região de Leiria.
Neste cenário de aprendizagem específico, pretende-se a abordagem ao património cultural da região de Leiria, à obra de Rafael Bordallo Pinheiro, ao significado do nome das Caldas da Rainha e a algumas técnicas de cerâmica.
Os alunos deverão conhecer as diferenças na classificação do património.
Conhecer e inspirar-se na obra do ceramista e, com criatividade, criar uma andorinha (~´a maneira do concurso das sardinhas de Lisboa).
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Apresentação dos conteúdos e conceitos através da visualização de um conjunto de slides, com acesso virtual a um Museu, música e exemplo de imagens.
Ferramentas e recursos:
Computador; Projetor; Canva; Ficha de trabalho
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula com estiradores e materiais fornecidos aos alunos (cooperativa).
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Pesquisa da obra de Rafael Bordallo Pinheiro, das sardinhas vencedoras nos concursos dos anos anteriores e temáticas utilizadas.
Ferramentas e recursos:
Telemóvel pessoal.
https://museubordalopinheiro.pt/guia/
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 40 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula com estiradores e materiais fornecidos aos alunos (cooperativa).
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Mapa conceptual
Descrição da atividade:
Elaboração de um mapa mental com as pesquisas efetuadas e ideias criadas.
Ferramentas e recursos:
Mapa mental.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula com estiradores e materiais fornecidos aos alunos (cooperativa).
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Concretização das ideias através de materiais riscadores (guaches e acrílicos).
Ferramentas e recursos:
Papel cavalinho A3; guaches e acrílicos; pincéis; água.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula com estiradores e materiais fornecidos aos alunos (cooperativa).
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Feira
Descrição da atividade:
Exposição dos trabalhos desenvolvidos com apresentação à família, numa feira medieval realizada na escola.
Ferramentas e recursos:
Bancas de exposição.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 150 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Espaço escolar aberto, no exterior.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
Auto e hetero avaliação do trabalho desenvolvido.
Ferramentas e recursos:
GoogleForms
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula com estiradores e materiais fornecidos aos alunos (cooperativa).
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)