Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 100 minutos

>

PVDE / PIDE

2º Ciclo

Fernando Lopes / 02-05-2024


Descrição / Síntese:

Conhecer um dos suportes da ditadura salazarista: a PVDE / PIDE.
Localizar as prisões e as praticas da policia política.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; E – Relacionamento interpessoal

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Conhecer a prática da polícia política
> Localizar as prisões

Atividades a desenvolver

〉Intercâmbio e Discussão50 MINUTOS
Conhecer a polícia política no Estado Novo

Estratégias de aprendizagem ativa: Puzzle


Descrição da atividade:

Após breve apresentação da polícia política como suporte da ditadura, os alunos leem testemunhos de presos políticos. Sob orientação do professor comentam e criticam o seu modo de atuação e impacto na vida das pessoas.


Ferramentas e recursos:

manual


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação50 MINUTOS
Localização

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos localizam no google Earth a sede e as prisões da PIDE


Ferramentas e recursos:

computador

google Earth


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

sala de aula

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)