>
2º Ciclo
Fernando Lopes / 02-05-2024
Descrição / Síntese:
Conhecer um dos suportes da ditadura salazarista: a PVDE / PIDE.
Localizar as prisões e as praticas da policia política.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
História
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; E – Relacionamento interpessoal
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Puzzle
Descrição da atividade:
Após breve apresentação da polícia política como suporte da ditadura, os alunos leem testemunhos de presos políticos. Sob orientação do professor comentam e criticam o seu modo de atuação e impacto na vida das pessoas.
Ferramentas e recursos:
manual
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos localizam no google Earth a sede e as prisões da PIDE
Ferramentas e recursos:
computador
google Earth
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)