Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 150 minutos

>

À descoberta da arte contemporânea

Ensino Secundário

Cristina Romba / 22-04-2024


Descrição / Síntese:

Módulo 10: A cultura do Espaço virtual – globalização impõe-se.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

História


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar algumas vias de expressão da arte portuguesa contemporânea.
> Caracterizar as esculturas de Aureliano Aguiar visitadas – o Sapateiro, o Bombeiro, o Mineiro.
> Identificar elementos que possam associar as esculturas de Aureliano Aguiar à Arte Povera.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa50 MINUTOS
Visita de estudo a Almodôvar.

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A visita insere-se numa atividade conjunta com a disciplina de Técnicas de Acolhimento e Animação, do curso profissional de Turismo Ambiental e Rural. A parte que concerne à disciplina de HCA limita-se a visitar as esculturas de Aureliano Aguiar existentes em Almodôvar e relacioná-las com as aprendizagens efetuadas no âmbito do módulo 10.


Ferramentas e recursos:

Questionário orientador impresso.

Telemóvel com câmara. 

Google maps.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos seguirão um roteiro do Google Maps, previamente disponibilizado pela docente.

No local de cada escultura, em pares, os alunos recolherão imagens e vão registar as características que observarem nas esculturas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação100 MINUTOS
Art passport

Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia


Descrição da atividade:

Em pares, os alunos realizarão uma apresentação infográfica, onde vão divulgar a visita e, particularmente, a sua apreciação de cada uma das esculturas observadas.


Ferramentas e recursos:

Canva.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em ilhas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)