>
2º Ciclo
Fernando Monteiro / 16-04-2024
Descrição / Síntese:
É talvez o maior desafio da humanidade porque põe em causa a sustentabilidade da vida no planeta.
As aprendizagens devem ser feitas de conexões e análises transdisciplinares dos assuntos e problemas que se afiguram urgêntes. Por isso, este cenário de aprendizagem parte de uma visão holística do tema das alterações climáticas, tentando perceber quais são as suas proncipais expressões a nivel global.
De seguida partimos para uma análise compatimentada e estudamos as principais causas que podem estra a contribuir para o problema. Por fim, vamos investigar, criar e propor soluções que permitam tornar a situação favorável no futuro.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Biologia ; Ciências Naturais ; Economia ; Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Física ; Geografia ; Geologia ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Pensa-emparelha-partilha
Descrição da atividade:
O professor disponibiliza os seguintes recurso:
- um documentário sobre a evolução do clima no planeta
- um documentário sobre a adaptação das espécies aos seua habitat
1- O que é o clima?
2- De que forma o clima evoluiu aos longo dos tempos?
3- De que forma o clima determinou a evolução da vida no planeta?
Ferramentas e recursos:
Como sabemos e o clima está a mdar?
Alterações climáticas no contexto português.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Será tilizada a estratégia de intercâmbio e discussão: “Pensa-emparelha-partilha”
Método de discussão em 3 rondas.
Na primeira ronda, os alunos refletem individualmente sobre as questões opropostas. Na segunda ronda, os alunos emparelham-se em grupos de dois, onde explicam os seus pensamentos individuais e tentam chegar a um consenso. A terceira ronda é uma sessão plenária com a partilha dos pensamentos dos grupos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)