Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 90 minutos

>

EU POSSO MUDAR AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

2º Ciclo

Fernando Monteiro / 16-04-2024


Descrição / Síntese:

É talvez o maior desafio da humanidade porque põe em causa a sustentabilidade da vida no planeta.
As aprendizagens devem ser feitas de conexões e análises transdisciplinares dos assuntos e problemas que se afiguram urgêntes. Por isso, este cenário de aprendizagem parte de uma visão holística do tema das alterações climáticas, tentando perceber quais são as suas proncipais expressões a nivel global.
De seguida partimos para uma análise compatimentada e estudamos as principais causas que podem estra a contribuir para o problema. Por fim, vamos investigar, criar e propor soluções que permitam tornar a situação favorável no futuro.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Biologia ; Ciências Naturais ; Economia ; Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Física ; Geografia ; Geologia ; Informática e Tecnologia ; Matemática ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Perceber o que é o clima e a importnância da estabilidade climática. Perceber qual é o papel das florestas, dos oceanos, das calotas polares e da atmosfera na estabilidade climática.
> Saber quais são os fenómenos naturais associados à alterações climáticas, nomeadamente, o efeito de estufa e o aquecimento global.
> Saber quais são as principais fontes de energia usadas a nível mundial e fazer um histórico deste tema a partir da revolução industrial.
> Saber quais são os principais setores da sociedade que mais constribuem para a emissão de gases com efeito de estufa, nomeadamente: economia e indústria, agricultura e transportes.
> Prever cenários futuros relativamente às alterações climáticas: como podem evoluir dependendo das ações que o Homem consiga implementar?
> Analisar as consequências das alterações climáticas e do aumento da temperatura na biodiversidade.
> Propor soluções tecnológicas, opções de desenvolvimento e ações concretas que possam iliminar as emissões de carbono no futuro.

Atividades a desenvolver

〉Intercâmbio e Discussão90 MINUTOS
O clima e a evolução da vida na Terra

Estratégias de aprendizagem ativa: Pensa-emparelha-partilha


Descrição da atividade:

O professor disponibiliza os seguintes recurso:

  • um documentário sobre a evolução do clima no planeta
  • um documentário sobre a adaptação das espécies aos seua habitat

1- O que é o clima?

2- De que forma o clima evoluiu aos longo dos tempos?

3- De que forma o clima determinou a evolução da vida no planeta?

 


Ferramentas e recursos:

Como sabemos e o clima está a mdar?

Alterações climáticas no contexto português.

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Será tilizada a estratégia de intercâmbio e discussão: “Pensa-emparelha-partilha”
Método de discussão em 3 rondas.
Na primeira ronda, os alunos refletem individualmente sobre as questões opropostas. Na segunda ronda, os alunos emparelham-se em grupos de dois, onde explicam os seus pensamentos individuais e tentam chegar a um consenso. A terceira ronda é uma sessão plenária com a partilha dos pensamentos dos grupos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)