Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 285 minutos

>

Las profesiones

3º Ciclo

Fátima Guillade / 15-04-2024


Descrição / Síntese:

Pretende-se que os alunos consolidem e adquiram novo vocabulario relativo às profissões, às áreas de estudo, aos cursos, às competencias e características laborais e locais e instrumentos de trabalho.
Através de um conjunto de atividades, os alunos adquiriram de forma mais autónoma todo o conhecimento necessário para poderem produzir, em pequenos grupos, cartazes informativos sobre algumas áreas curriculares ou profissões específicas pelas quais os alunos tenham interesse comum.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Línguas estrangeiras


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender instruções simples tantos escritas como orais
> Identificar informações globais ou específicas em diferentes tipos de documentos autênticos (orais ou escritos)
> Expressar ideias, opiniões interesses e gostos sobre temas do quotidiano, das suas experiências e interesses pessoais
> Escrever textos baseados na pesquisa e nos seus interesses de forma articulada e com correção ortografia.
> Expressar-se de forma simples em monólogos preparados previamente

Atividades a desenvolver

〉Intercâmbio e Discussão15 MINUTOS
?Qué sabemos de las profesiones?

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Chuva de ideias:

Os alunos serão dividido em pequenos grupos. 

Nas paredes da sala haverá várias folhas com subtemas  do tema “as profissões ” Os alunos em grupo terão colocar 2/3 palavras relacionadas com cada subtema e ir passando de estação em estação, interagindo na língua em estudo e trocando ideias e chegando a um acordo para seleccionarem as palavras a colocar.


Ferramentas e recursos:

Papel e canetas de diversas cores identificando cada grupo.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estarão de pé e circularão pela sala respondendo as questões colocadas nas paredes.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação50 MINUTOS
Hablando de profesiones

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O professor mostra aos alunos um video sobre as profissões em vías de extinção. Far-se-á um questionário sobre o mesmo (em suporte digital) para aferir se houve compreensão do mesmo.

A seguir será discutido pelos alunos o porque se algumas profissões estarem em extinção. Também se poderá falar, fazendo contraste, das profissões do futuro e da sua importancia.


Ferramentas e recursos:

Ferramenta para a realização de questionário (Quizziz ou socrative)

Computador e/ou telemóvel.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estarão sentados em forma de U. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão40 MINUTOS
De mayor seré…

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Tendo em conta que os alunos neste momento já se encontram a par do que são áreas curriculares e o que podem seguir no ensino secundário, os alunos circularão pela sala formando pequenos grupos de acordo com os seus interesses. 

Depois um porta-voz de cada grupo explicará porque se juntaram, aula a área de interesse e a profissão que querem seguir.


Ferramentas e recursos:

Não há.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 40 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estarão de pé e interagirão na língua em estudo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa90 MINUTOS
Te presento mi profesión

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os pequenos grupos gerados na atividade anterior, juntam-se e pesquisam e discutem a informação mais relevante para darem a con hacer a sua profissão (ou área de interesse) aos colegas da turma. 

Esta informação será colocada num grande cartaz que os alunos terão de criar. 

Nesta fase também será solicitada uma imagem que terão de criar com recurso a uma ferramenta de IA.


Ferramentas e recursos:

Computador

Ferramenta de IA

Cartaz (cartolina)

Material de escrita e desenho.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estarão sentados em pequenos grupos. Trabalharão autónomamente na pesquisa e seleção de informação.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha90 MINUTOS
Feria de profesiones

Estratégias de aprendizagem ativa: Feira


Descrição da atividade:

Cada representante de um cartaz apresentará a um outro grupo de alunos que simulará estar numa feira na qual verá e ouvirá com atenção o que o colega terá z dizer. Os grupos e porta-vozes irão rotando.


Ferramentas e recursos:

Cartazes elaborados pelos alunos


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estarão de pé na sala a observar os cartazes e a ouvir os colegas explicarem o mais importante das profissões escolhidas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)