>
3º Ciclo
Fátima Guillade / 15-04-2024
Descrição / Síntese:
Pretende-se que os alunos consolidem e adquiram novo vocabulario relativo às profissões, às áreas de estudo, aos cursos, às competencias e características laborais e locais e instrumentos de trabalho.
Através de um conjunto de atividades, os alunos adquiriram de forma mais autónoma todo o conhecimento necessário para poderem produzir, em pequenos grupos, cartazes informativos sobre algumas áreas curriculares ou profissões específicas pelas quais os alunos tenham interesse comum.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Línguas estrangeiras
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Chuva de ideias:
Os alunos serão dividido em pequenos grupos.
Nas paredes da sala haverá várias folhas com subtemas do tema “as profissões ” Os alunos em grupo terão colocar 2/3 palavras relacionadas com cada subtema e ir passando de estação em estação, interagindo na língua em estudo e trocando ideias e chegando a um acordo para seleccionarem as palavras a colocar.
Ferramentas e recursos:
Papel e canetas de diversas cores identificando cada grupo.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estarão de pé e circularão pela sala respondendo as questões colocadas nas paredes.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O professor mostra aos alunos um video sobre as profissões em vías de extinção. Far-se-á um questionário sobre o mesmo (em suporte digital) para aferir se houve compreensão do mesmo.
A seguir será discutido pelos alunos o porque se algumas profissões estarem em extinção. Também se poderá falar, fazendo contraste, das profissões do futuro e da sua importancia.
Ferramentas e recursos:
Ferramenta para a realização de questionário (Quizziz ou socrative)
Computador e/ou telemóvel.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estarão sentados em forma de U.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Tendo em conta que os alunos neste momento já se encontram a par do que são áreas curriculares e o que podem seguir no ensino secundário, os alunos circularão pela sala formando pequenos grupos de acordo com os seus interesses.
Depois um porta-voz de cada grupo explicará porque se juntaram, aula a área de interesse e a profissão que querem seguir.
Ferramentas e recursos:
Não há.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 40 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estarão de pé e interagirão na língua em estudo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os pequenos grupos gerados na atividade anterior, juntam-se e pesquisam e discutem a informação mais relevante para darem a con hacer a sua profissão (ou área de interesse) aos colegas da turma.
Esta informação será colocada num grande cartaz que os alunos terão de criar.
Nesta fase também será solicitada uma imagem que terão de criar com recurso a uma ferramenta de IA.
Ferramentas e recursos:
Computador
Ferramenta de IA
Cartaz (cartolina)
Material de escrita e desenho.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estarão sentados em pequenos grupos. Trabalharão autónomamente na pesquisa e seleção de informação.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Feira
Descrição da atividade:
Cada representante de um cartaz apresentará a um outro grupo de alunos que simulará estar numa feira na qual verá e ouvirá com atenção o que o colega terá z dizer. Os grupos e porta-vozes irão rotando.
Ferramentas e recursos:
Cartazes elaborados pelos alunos
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estarão de pé na sala a observar os cartazes e a ouvir os colegas explicarem o mais importante das profissões escolhidas.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)