Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 150 minutos

>

Diário de aprendizagem

Ensino Secundário

Hermínia Reis / 12-04-2024


Descrição / Síntese:

Pretendo desenvolver as minhas competências digitais como professora Bibliotecária, na criação de material pedagógico de informação, que reflita o meu processo de aprendizagem nesta ação de formação.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Criar perfil de apresentação: quem sou e como me vejo
> Recolher informação a partir das plataformas digitais apresentadas.
> Melhorar as minhas competências digitais para melhor comunicar.
> Competências essenciais para o século XXI. O perfil do Educador- Serei melhor educador neste século?

Atividades a desenvolver

〉Criação150 MINUTOS
Como fazer um Trabalho escrito

Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia


Descrição da atividade:

Apresentar as várias fases de um trabalho de projeto em formato infográfico para o qual usei o padlet


Ferramentas e recursos:

https://moodle.anvpc.org/mod/forum/discuss.php?d=11#p11

https://padlet.com/dashboard/recents?mobile_page=Collection

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 150 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Ambiente Moodle

 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)