>
3º Ciclo
Teresa Ferreira do Amaral / 10-04-2024
Descrição / Síntese:
Para abordar o tema vou iniciar com uma visita de Estudo ao CIBA (Centro de interpretação da Batalha de Aljubarrota).
Num segundo momento já em sala de aula os alunos farão uma pesquisa sobre o assunto e os acontecimentos que lhe deram origem, a pares.
Numa outra aula será levado a cabo um diálogo com os alunos apoiado num PPt elaborado pela professora.
Por fim, como avaliação formativa será feito um questionáio usando a ferramento do Google forms.
Estas atividaes são para 3 aulas, sendo que a primeira implica a deslocação da turma de Sintra ao campo de Aljubarrota, junto à Batalha.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
História ; Informática e Tecnologia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Realização de uma visita de estudo ao campo de batalha de São Jorge de Aljubarrota onde os alunos recolherão informações sobre os acontecimentos que culminaram na batalha de Aljubarrota e que explicam a crise de 1383-1385.
Ferramentas e recursos:
Filme
Núcleo museológico
Campo de Batalha ( Acompanhadodaaplicação My Maps da google partilhadopela professora) https://www.google.com/maps/d/edit?mid=1jZ86a_RvgskFltCy9MoP4vK2k_fFURg&usp=sharing
Apontamentos, Fotografias.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Núcleo de interpretação da batalha de Aljubarrota e respetivo campo de batalha.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
Os alunos farão uma pesquisa nos manuais, Centro de recursos da escola e respetivos computadores da informação necessária a complementar o que iniciaram na visita de estudo anterior.
Ferramentas e recursos:
Computador, sites explicativos na internet, escola virtual, Youtube
Manuais
Outros materiais existente na escola
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos agrupados em grupos de 2 ou 3 realizarão a pesquisa que lhes permita encontar a resposta para as questões já colocadas na visita de estudo, ou seja, encontrar as razões que explicam a crise de 1383-1385.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Com apoio de um PPT orientador os alunos debatem sobre as várias questões procurando construir o saber.
Ferramentas e recursos:
PPT
Debate
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 35 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Na sala de aula os alunos construirão o saber através de um debate promovido através da projeção de um PPT de apoio.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário
Descrição da atividade:
Os alunos responderão a um Google forms que servirá como avaliação formativa dos conhecimentos adquiridos
Ferramentas e recursos:
Google forms
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 15 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
No final da aula de debate os alunos no seu computador ou telefone responderão a um Google forms, o qual lhes dará de imediato o feed-back do conhecimento construído nos momentos anteriores
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)