Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 190 minutos

>

A Crise 1383-1385

3º Ciclo

Teresa Ferreira do Amaral / 10-04-2024


Descrição / Síntese:

Para abordar o tema vou iniciar com uma visita de Estudo ao CIBA (Centro de interpretação da Batalha de Aljubarrota).
Num segundo momento já em sala de aula os alunos farão uma pesquisa sobre o assunto e os acontecimentos que lhe deram origem, a pares.
Numa outra aula será levado a cabo um diálogo com os alunos apoiado num PPt elaborado pela professora.
Por fim, como avaliação formativa será feito um questionáio usando a ferramento do Google forms.
Estas atividaes são para 3 aulas, sendo que a primeira implica a deslocação da turma de Sintra ao campo de Aljubarrota, junto à Batalha.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

História ; Informática e Tecnologia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> – Integrar a revolução de 1383-1385 no contexto de crise, realçando os seus aspetos políticos;
> – Reconhecer a importância das crises para a evolução histórica, ressaltando a importância das ruturas;
> – Compreender as lutas com Castela no contexto do reforço e consolidação da independência de Portugal.
> – Desenvolver a Autonomia e o trabalho em parceria
> – Desenvolver a pesquisa e a utilização de ferramentas das TICs

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa90 MINUTOS
Visita de Estudo ao CIBA: Visualização de um filme; Visita ao núcleo museológico; Visita ao campo de batalha

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Realização de uma visita de estudo ao campo de batalha de São Jorge de Aljubarrota onde os alunos recolherão informações sobre os acontecimentos  que culminaram na batalha de Aljubarrota e que explicam a crise de 1383-1385.


Ferramentas e recursos:

Filme

Núcleo museológico

Campo de Batalha ( Acompanhadodaaplicação My Maps da google  partilhadopela professora) https://www.google.com/maps/d/edit?mid=1jZ86a_RvgskFltCy9MoP4vK2k_fFURg&usp=sharing

Apontamentos, Fotografias.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Núcleo de interpretação da batalha de Aljubarrota e respetivo campo de batalha.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa50 MINUTOS
Pesquisa em sala de aula sobre os acontecimentos que conduziram e explicam a crise de 1383-1385

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

Os alunos farão uma pesquisa nos manuais, Centro de recursos da escola e respetivos computadores da informação necessária a complementar o que iniciaram na visita de estudo anterior.


Ferramentas e recursos:

Computador, sites explicativos na internet, escola virtual, Youtube

Manuais

Outros materiais existente na escola


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos agrupados em grupos de 2 ou 3 realizarão a pesquisa que lhes permita encontar a resposta para as questões já colocadas na visita de estudo, ou seja, encontrar as razões que explicam a crise de 1383-1385.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha35 MINUTOS
Debate com apoio de PPT

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Com apoio de um PPT orientador os alunos debatem sobre as várias questões procurando construir o saber.


Ferramentas e recursos:

PPT

Debate


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 35 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Na sala de aula os alunos construirão o saber através de um debate promovido através da projeção de um PPT de apoio.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno15 MINUTOS
Resposta a um Google forms

Estratégias de aprendizagem ativa: Questionário


Descrição da atividade:

Os alunos responderão a um Google forms que servirá como avaliação formativa dos conhecimentos adquiridos


Ferramentas e recursos:

Google forms


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

No final da aula de debate os alunos no seu computador ou telefone responderão a um Google forms, o qual lhes dará de imediato o feed-back do conhecimento construído nos momentos anteriores

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)