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3º Ciclo
Sandra Melro / 10-04-2024
Descrição / Síntese:
Na atualidade, a educação tornou-se mais dinâmica e interdisciplinar. A abordagem tradicional da educação, focada no ensino de
disciplinas, não é a mais adequada para preparar os alunos para empregos que ainda não existem. Uma abordagem interdisciplinar que
integre as disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (CTEAM) é agora considerada necessária. Este cenário de
aprendizagem tem como objetivo integrar a educação CTEAM para disciplinas não-CTEAM.
A integração de conceitos e habilidades CTEAM em disciplinas não-CTEAM, como geografia, ciências naturais, educação tecnológica,
TIC, português, matemática, educação visual, cidadania e
desenvolvimento e clube ciência viva e outras tem como objetivo fornecer aos estudantes uma compreensão mais profunda e
interdisciplinar dos conceitos e problemas, e desenvolver habilidades críticas, criativas e colaborativas que podem ser aplicadas em
vários contextos.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; Geografia ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
O docente apresentará um pequeno vídeo introdutório: https://youtu.be/YUWDNpgtaOI sobre a importância da alimentação saudável,
seguido do conceito de horta pedagógica: https://youtu.be/Vo8QfIN3kwg.
O docente irá fornecer a informação das ferramentas a utilizar para a construção do portefólio de aprendizagem:
https://my.bulbapp.com/; padlet- https://padlet.com/ e google sites.
Utilizando a ferramenta digital wheelofnames.com, os alunos serão divididos em grupos de trabalho que funcionarão ao longo de todo o
projeto.
Ferramentas e recursos:
https://my.bulbapp.com/; padlet- https://padlet.com/ e google sites.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
1.º Momento
É apresentado o conceito de horta pedagógica e estudada a importância da alimentação saudável e sustentável (alunos em grande
grupo).
A docente irá ainda apresentar o conceito de portefólio de aprendizagem, aludindo para a importância da sua construção individual,
necessidade de inserir artefactos que atestem o percurso de aprendizagem, reportagem fotográfica, reflexão entre outros.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Debate em carrossel
Descrição da atividade:
Os alunos divididos nos grupos anteriormente estabelecidos iniciam a pesquisa dos materiais necessários para a construção da horta:
1. Localização – horas de sol e água disponível;
2. Produtos a cultivar- quais os produtos e quem os poderá fornecer ao nosso projeto;
3. Material necessário (pás, ancinho…)
Ferramentas e recursos:
Pás
Ancinho
Material de jardim
Luvas
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos divididos nos grupos anteriormente estabelecidos iniciam a pesquisa dos materiais necessários para a construção da horta:
1. Localização – horas de sol e água disponível;
2. Produtos a cultivar- quais os produtos e quem os poderá fornecer ao nosso projeto;
3. Material necessário (pás, ancinho…)
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos e o professor de educação tecnológica, com o auxílio dos restantes professores da turma, preparam o terreno para projetar
as sementeiras da horta pedagógica, utilizando os grupos de trabalho previamente criados.
Ferramentas e recursos:
– Utensílios de lavoura: pá, ancinho, enxada;
– Luvas
– Chapéu
– Roupa e sapatos adequados
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Na disciplina de Educação Tecnológica os alunos vão preparar o terreno para a preparação da horta pedagógica.
– Utensílios de lavoura: pá, ancinho, enxada;
– Luvas
– Chapéu
– Roupa e sapatos adequados
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
O professor lança as seguintes questões desafiadoras:
– Qual o preço do seguinte cabaz de alimentos: (1 couve coração+ 1kg de cenouras+1kg de batatas + 500gramas de espinafres +
500gramas de couve flor + 250 gramas de espinafre).
– Qual é o preço das seguintes ervas aromáticas manjericão, coentro e tomilho.
Os alunos vão pesquisar o preço das hortaliças e ervas aromáticas escolhidas em mercados locais comparar os preços com os custos
de produção da horta e discutir a viabilidade económica da produção. Literacia financeira
Terminarão identificando qual o preço final de uma sopa, por cada pessoa.
Ferramentas e recursos:
Excel
Manual
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos divididos em grupos de trabalho, irão fazer a recolha de dados e tratamento da informação utilizando o Excel.
Devem criar gráficos com a informação recolhida, utilizando o excel.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Adotando uma pedagogia diferenciada, a turma será divida a meio, onde um grupo de alunos irá pesquisar as características e
propriedades das hortaliças e ervas que plantaram e que irão plantar, para no final apresentar os resultados ao grande grupo
(apontamos a possibilidade de integrar alunos das medidas seletivas e adicionais).
Adotando a metodologia Aprendizagem baseada em problemas (ABP), serão colocados dois desafios aos alunos. O primeiro desafio
será investigar como se constrói um sistema de irrigação e a construção de uma estação meteorológica.
Ferramentas e recursos:
Apresentações: PPT ou outra ferramenta digital.
Thinkercard – criar o sistema de rega Link- https://www.youtube.com/watch?v=FkQCGYuSaCs
Arduino – estação meteorológica e vários sensores para a medição dos elementos do clima (Temperatura, precipitação e humidade).
Link – https://www.youtube.com/watch?v=xSBfWLsaBkw
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala com computadores, organizada em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Com base nos vídeos tutoriais, fornecidos pelo professor, será resolvido o segundo desafio através da apresentação da planificação da
construção do sistema de irrigação e da estação meteorológica.
Aqui será, adotada a metodologia cultura maker, metodologia baseada nos princípios do “do it yourself” ou “faça você mesmo” onde
se apresenta um problema (construção da estação e sistema de rega) e os recursos para resolvê-los (Thinkercard e o Arduino)
Ferramentas e recursos:
Thinkercard – criar o sistema de rega Link- https://www.youtube.com/watch?v=FkQCGYuSaCs
Arduino – estação meteorológica e vários sensores para a medição dos elementos do clima (Temperatura, precipitação e humidade).
Link – https://www.youtube.com/watch?v=xSBfWLsaBkw
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Laboratório
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula organizada em grupos de trabalho. De preferência num Laboratório LED.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O professor partilha um vídeo com os alunos ao qual serão adicionadas perguntas sobre as características das diferentes culturas em
termos de clima e necessidade de água, nas diferentes fases do seu crescimento.
Ferramentas e recursos:
Nearpod
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula organizada em formato anfiteatro.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Pensa-emparelha-partilha
Descrição da atividade:
Individualmente, metade da turma irá aprofundar os seus conhecimentos sobre as principais características das diferentes culturas em
termos de clima e necessidade de água, nas fases do seu crescimento, investigando no manual escolar e internet enquanto a outra
metade da turma, também de forma individual, se dirige à biblioteca para aprofundar a sua investigação.
Na primeira ronda, os alunos refletem individualmente sobre o tema em estudo questão o que exijirá competências de pensamento de
ordem superior. Na segunda ronda, os alunos juntam-se em grupos de 2. Depois de explicarem as suas ideias individuais, tentam
chegar a um consenso. A terceira e última ronda é uma sessão plenária com partilha das ideias dos grupos e um debate em grande
grupo.
Ferramentas e recursos:
Manual escolar
Biblioteca
WWW- internet
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 150 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula organizada para as diferentes atividades.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos visualizam um vídeo com as indicações de um compostor.
Posteriormente elaboram uma lista de materiais necessários. Os encarregados de educação e a associação de pais é convidada a
participar na construção do compostor, essencialmente nas tarefas mais perigosas, sendo auxiliados pelos seus filhos nas tarefas mais
adequadas à sua idade
Ferramentas e recursos:
Compostor – https://youtu.be/UcwI1WWipa8
Paletes, parafusos, máquinas de corte e aparafusadoras.
Apoio dos Encarregados de educação e Associação de pais.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 400 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula organizada em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os animais estão a sofrer graves ameaças, como a urbanização e a fragmentação dos habitats, que reduzem a sua distribuição
geográfica, a agricultura intensiva, que destrói os prados e recorre ao uso intensivo de pesticidas, e as alterações climáticas, com a
subida das temperaturas e a dessincronização entre as épocas de floração e o ciclo de vida dos insetos.
Utilizando a metodologia outdoor Learnning, em consonância com o Clube Ciência Viva, os alunos irão ser chamados a serem agentes
que transformam a escola num espaço amigo dos insetos polinizadores, através da construção de ninhos artificiais para abelhões, hotel
ou abrigos para insetos, canteiro de polinizadores e plantação de espécies nativas.
Ferramentas e recursos:
Madeira e outro material necessário para a construção de abrigos.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 150 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Saída da Sala de aula. Jardim da escola.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest
Descrição da atividade:
Utilizando o portefólio de aprendizagem, os alunos registam as observações efetuadas e estudam a diversidade dos insetos
polinizadores na escola e espécies nativas.
Ferramentas e recursos:
Telemóvel ou o PC – Bring your own device
Internet;
Caderno diário;
Caneta
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em casa ou na biblioteca.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos têm de apresentar os resultados do seu projeto de grupo numa mini-conferência. Os professores atribuem a cada aluno um
papel a desempenhar na apresentação, por exemplo, um político, um investigador, um autor.
A comunidade escolar é sensibilizada para a importância dos insetos polinizadores, onde os alunos poderão apresentar todo o projeto
desenvolvido ao longo do ano, assim como os resultados.
Para tal poderá ser montada uma exposição fotográfica e digital utilizando o Spatial.
Ferramentas e recursos:
Ferramenta de apresentação ou de conferência Web
Spatial – https://www.spatial.io/
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula – sozinhos na secretária.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Ao longo de todo o projeto, os alunos terão de utilizar a ferramenta TRELLO, para aferir as atividades que estão planeadas, em
desenvolvimento e terminadas, colaborando, comunicando em refazendo o processo sempre que for necessário.
O professor, irá acompanhando todo o processo e fornecendo feedback, para a melhoria do processo e sucesso educativo do aluno.
Ferramentas e recursos:
Alunos utilizam a ferramenta Trello: https://trello.com/home
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em sala de aula os alunos vão-se organizando.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
Ao longo de todo o projeto, o professor irá poceder à avaliação através das seguintes estratégias:
– Feedback do professor utilizando a avaliação formativa ao longo de todo o processo (google classroom);
– Avaliação sumativa (Edulastic) utilizando para o efeito uma rubrica (irubrics)com uma escala de avaliação pré definida e criada em
conjunto com os alunos (descritores);
– Avaliação por pares, onde os pares podem avaliar os portefólios dos colegas, fornecendo feedback construtivo e a utilização da
estratégia duas estrelas e um desejo (cartolina em forma de estrelas e o desejo em forma de coração; google classroom e portefólios);
– Autoreflexão/autoavaliação, onde os alunos refletem sobre os pontos fortes e fracos, áreas de melhoria e estabelecem novas metas
(análise swot).https://jamboard.google.com/d/1tpwzRLO79FYBl48FF0xWJMMmSOV0APra4T9EXm8C-6Q/edit?usp=sharing
– Recolha de opinião de pais e encarregados de educação, por escrito e através do mentimeter.
Ferramentas e recursos:
Google Classroom;
ePortefólio;
irubrics;
Edulastic;
Cartolinas;
Análise Swot – https://jamboard.google.com/d/1tpwzRLO79FYBl48FF0xWJMMmSOV0APra4T9EXm8C-6Q/edit?usp=sharing
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em sala de aula ou individualmente em casa ou na escola.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)