Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 180 minutos

>

Projeto de estudo “Os Maias”

Ensino Secundário

Maria Manuela Inácio / 28-04-2024


Descrição / Síntese:

Projeto de estudo interdisciplinar – Português/ Biologia/ Filosofia- sobre o condicionamento do Homem com base na hereditariedade, educação e meio.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Biologia ; Filosofia ; Informática e Tecnologia ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> AE1 Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos.
> AE 2Debater, de forma fundamentada e sustentada, oralmente ou por escrito, pontos de vista fundamentados, suscitados pela leitura de textos e autores diferentes.
> AE3 Interpretar obras literárias portuguesas de diferentes autores e géneros, produzidas entre os séculos XVII e XIX (OS Maias)
> AE4Planificar os textos a escrever, após pesquisa e seleção de informação relevante.
> Utilizar conscientemente diferentes tipos de argumentos formais e não formais na análise crítica do pensamento filosófico e na expressão do seu próprio pensamento.
> Enunciar as teses do determinismo radical, determinismo moderado e libertismo enquanto respostas ao problema do livre-arbítrio.
> Formular e comunicar opiniões críticas, cientificamente fundamentadas e relacionadas com Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Explicar a herança genética.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa90 MINUTOS
projeto de estudo interdisciplinar sobre “Os Maias”

Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest


Descrição da atividade:

No âmbito da leitura da obra “os Maias”, mas convocando conhecimentos de Filosofia e Biologia, os alunos refletem sobre o peso da hereditariedade, educação e meio na formação do caráter

Em pequeno grupo, informam-se/ pesquisam a partir de uma webquest .


Ferramentas e recursos:

https://sites.google.com/view/os-maias-hereditariedade-educa/p%C3%A1gina-inicial

https://chat.openai.com/

https://pt-pt.khanacademy.org/science/biology/classical-genetics

https://www.youtube.com/watch?v=7sWk4kwt10s&ab_channel=Help2Learn%F0%9F%87%B5%F0%9F%87%B9

manuais escolares  

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

pequenos grupos

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha90 MINUTOS
Debate / aquário- sobre o tema

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Alunos apresentam as suas conclusões em plenário aberto a discussão, segundo a metodologia “Fishbowl” / aquário.

Círculo interior- debatem o tema

círculo exterior- observam , tiram notas, intervêm se necessário 


Ferramentas e recursos:

https://www.youtube.com/watch?v=p1q7WbWc8dE&t=13s&ab_channel=Let%27sTEACH

https://docs.google.com/document/d/15qK6bXAwQ1lIDXKezMQp5RyftM-aMWKh/edit?usp=drive_link&ouid=103573629493435094367&rtpof=true&sd=true

docs.google.com/document/d/1KTbXzSd9jU2ppITTxEIlSgj26Trz8Gu4/edit

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

aquário: círculo interior e círculo exterior

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)