>
Ensino Secundário
Maria Manuela Inácio / 28-04-2024
Descrição / Síntese:
Projeto de estudo interdisciplinar – Português/ Biologia/ Filosofia- sobre o condicionamento do Homem com base na hereditariedade, educação e meio.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Biologia ; Filosofia ; Informática e Tecnologia ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest
Descrição da atividade:
No âmbito da leitura da obra “os Maias”, mas convocando conhecimentos de Filosofia e Biologia, os alunos refletem sobre o peso da hereditariedade, educação e meio na formação do caráter
Em pequeno grupo, informam-se/ pesquisam a partir de uma webquest .
Ferramentas e recursos:
https://sites.google.com/view/os-maias-hereditariedade-educa/p%C3%A1gina-inicial
https://pt-pt.khanacademy.org/science/biology/classical-genetics
https://www.youtube.com/watch?v=7sWk4kwt10s&ab_channel=Help2Learn%F0%9F%87%B5%F0%9F%87%B9
manuais escolares
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
pequenos grupos
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Alunos apresentam as suas conclusões em plenário aberto a discussão, segundo a metodologia “Fishbowl” / aquário.
Círculo interior- debatem o tema
círculo exterior- observam , tiram notas, intervêm se necessário
Ferramentas e recursos:
https://www.youtube.com/watch?v=p1q7WbWc8dE&t=13s&ab_channel=Let%27sTEACH
docs.google.com/document/d/1KTbXzSd9jU2ppITTxEIlSgj26Trz8Gu4/edit
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
aquário: círculo interior e círculo exterior
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)