>
Ensino Secundário
Anabela Moreira / 30-03-2024
Descrição / Síntese:
Cumprimento do projeto de Educação Sexual em regime de aula coadjuvada com a professora de Português. Foi feita uma pesquisa de atividades e posteriormente elaborados os materiais. A aula foi dada ocupando um tempo de 45 minutos de Português e ocupando um tempo de 45 minutos de Matemática. Dada a boa participação dos alunos a aula correu bastante bem.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
A turma está dividida em grupos de 4 alunos. Cada grupo faz:
- preenchimento da atividade na ficha de trabalho;
- apresentação das respostas, pelos porta-vozes de cada grupo.
Ferramentas e recursos:
Ficha de trabalho
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 35 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A ficha foi entregue e os grupos preencheram o quadro. (20 minutos).
Em seguida houve exposição das atividades pelo porta-voz (15 minutos).
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
A turma continua dividida em grupos de 4 alunos. Depois de visualizar um vídeo do “RTP Ensina”, cada grupo faz:
- preenchimento da atividade na ficha de trabalho;
- apresentação das respostas, pelos porta-vozes de cada grupo.
Ferramentas e recursos:
Projetor, computador, ficha de trabalho.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 55 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A turma visualizou um pequeno vídeo “RTP Ensina” (5 minutos).
Cada grupo tem uma tarefa diferente com um quadro para preencher (20 minutos).
Por fim, o porta-voz de cada grupo, lê a sua frase e diz as conclusões que chegou (30 minutos).
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)