Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 90 minutos

>

Projeto de Educação Sexual

Ensino Secundário

Anabela Moreira / 30-03-2024


Descrição / Síntese:

Cumprimento do projeto de Educação Sexual em regime de aula coadjuvada com a professora de Português. Foi feita uma pesquisa de atividades e posteriormente elaborados os materiais. A aula foi dada ocupando um tempo de 45 minutos de Português e ocupando um tempo de 45 minutos de Matemática. Dada a boa participação dos alunos a aula correu bastante bem.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Debater as questões de género relacionando-as com a dimensão da família, do trabalho e social.

Atividades a desenvolver

〉Intercâmbio e Discussão35 MINUTOS
Ser homem e ser mulher

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A turma está dividida em grupos de 4 alunos. Cada grupo faz:

  • preenchimento da atividade na ficha de trabalho;
  • apresentação das respostas, pelos porta-vozes de cada grupo.


Ferramentas e recursos:

Ficha de trabalho


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 35 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A ficha foi entregue e os grupos preencheram o quadro. (20 minutos).

Em seguida houve exposição das atividades pelo porta-voz (15 minutos).

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão55 MINUTOS
O cérebro do homem e o da mulher são diferentes?

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A turma continua dividida em grupos de 4 alunos. Depois de visualizar um vídeo do “RTP Ensina”, cada grupo faz:

  • preenchimento da atividade na ficha de trabalho;
  • apresentação das respostas, pelos porta-vozes de cada grupo.


Ferramentas e recursos:

Projetor, computador, ficha de trabalho.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 55 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A turma visualizou um pequeno vídeo “RTP Ensina” (5 minutos).

Cada grupo tem uma tarefa diferente com um quadro para preencher (20 minutos).

Por fim, o porta-voz de cada grupo, lê a sua frase e diz as conclusões que chegou (30 minutos).

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)