Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 320 minutos

>

Teatro

3º Ciclo

Ana Juliao / 25-03-2024


Descrição / Síntese:

Trabalho de grupo: os alunos deverão criar pequenas peças de teatro sobre tema proposto em aulas de História ou de Ciências Naturais.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Expressões Artísticas ; História ; Português


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Melhorar a expressão escrita.
> Melhorar a expressão oral.
> Desenvolver espírito de trabalho colaborativo.

Atividades a desenvolver

〉Criação180 MINUTOS
Teatro

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos, em grupo, criam uma peça de teatro com um tema ligado a um problema surgido nas aulas de Hisória ou de Ciências Naturais.


Ferramentas e recursos:

Papel e computador + AI


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 180 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala organizada para trabalhos de grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha90 MINUTOS
Do papel ao palco.

Estratégias de aprendizagem ativa: Dramatização


Descrição da atividade:

Os alunos representam/dramatizam o texto que criaram.


Ferramentas e recursos:

Trajes e acessórios criados nas aulas de Oficina de Expressão Plástica.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 90 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

As pequenas peças de teatro poderão ser apresentadas no palco da escola.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação50 MINUTOS
Cartaz e convite

Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia


Descrição da atividade:

Os alunos deverão criar cartazes e convites para as suas peças de teatro, com imagens dos seus avatares.


Ferramentas e recursos:

Computador ou telemóvel.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos deverão colocar os seus cartazes num padlet.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)