>
3º Ciclo
Ana Juliao / 25-03-2024
Descrição / Síntese:
Trabalho de grupo: os alunos deverão criar pequenas peças de teatro sobre tema proposto em aulas de História ou de Ciências Naturais.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Expressões Artísticas ; História ; Português
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos, em grupo, criam uma peça de teatro com um tema ligado a um problema surgido nas aulas de Hisória ou de Ciências Naturais.
Ferramentas e recursos:
Papel e computador + AI
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 180 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala organizada para trabalhos de grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Dramatização
Descrição da atividade:
Os alunos representam/dramatizam o texto que criaram.
Ferramentas e recursos:
Trajes e acessórios criados nas aulas de Oficina de Expressão Plástica.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 90 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
As pequenas peças de teatro poderão ser apresentadas no palco da escola.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia
Descrição da atividade:
Os alunos deverão criar cartazes e convites para as suas peças de teatro, com imagens dos seus avatares.
Ferramentas e recursos:
Computador ou telemóvel.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos deverão colocar os seus cartazes num padlet.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)