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3º Ciclo
AGNELO QUELHAS / 06-06-2023
Descrição / Síntese:
Nesta cenário os alunos serão orientados a refletir sobre os impactos da inteligência artificial (IA) na criação artística, quais os desafios, oportunidades, implicações técnicas e éticas que envolve a utilização de algoritmos generativos como assistentes para a criação de objetos artísticos.
Esta unidade será lecionada utilizando a metodologia Flipped Classroom.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo
Descrição da atividade:
TRABALHO PRÉVIO EM CASA (tempo estimado 30 minutos) Os alunos são convidados a visualizar previamente um vídeo com imagens integralmente criadas por IA. Encontra-se disponível aqui (https://youtu.be/nyD6g47DHQk). São também convidados a ler os textos sobre a relação da IA com a arte: Jornal OBSERVADOR – de Leonel Moura – https://observador.pt/opiniao/a-inteligencia-artificial-ameaca-os-artistas/ Site ARTEREF – de Paulo Varella – https://arteref.com/inteligencia-artificial/como-inteligencia-artificial-pode-dominar-o-mercado-de-arte/ NA AULA Os alunos e o professor refletem brevemente sobre o que é a IA e sobre as leituras que fizeram. O professor apresenta o tema de forma mais aprofundada e convida os alunos a responderem a um questionário online. O questionário terá questões como…
- Quantas objetos conheces que usam IA? (escolha múltipla)
- Com que frequência utilizas objetos que recorrem a IA? (escolha multipla)
- Já utilizaste robôs fora da escola? (sim/não)
- Já utilizaram algum assistente pessoal? (sim/não)
- Em média, quantas vezes achas que utilizamos IA no nosso dia normal? (escolha múltipla)
- O que pensas sobre a Inteligência Artificial (IA)? (resposta aberta)
Os resultados do questionário permitirão ao professor recolher informações sobre o conhecimento que os alunos têm sobre o tema.
Ferramentas e recursos:
Computador e video-projetor da sala. Formulário google forms para recolha de reflexões (alunos podem usar o computador ou o telemóvel para responder).
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Trabalho em casa. Sala de aula em formato tradicional.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
Os alunos são convidados a criar uma conta num destes sites e a experimentar a criação de imagens. Segue-se uma reflexão sobre a IA generativa de imagens e sobre os principais motores existentes, com visita ao link https://www.unite.ai/10-best-ai-art-generators . Em grande grupo realizam um debate aberto onde reúnem questões sobre o tema da IA generativa. Depois disso criam pequenos grupos onde escolhem uma questão orientadora (questão chave / tema) para o seu trabalho.
Ferramentas e recursos:
Computador e acesso à internet para cada grupo
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Uma sala de aula de artes, com mobiliário flexível, onde os alunos podem trabalhar em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos são convidados a criar um trabalho artístico tendo em conta o tema escolhido na atividade anterior. Devem escolher um estilo / técnica, entre ilustração, colagem, desenho, pintura, fotografia digital, impressão 3D, entre outros. Após a criação do trabalho individual, os alunos deverão criar uma frase curta, utilizando no máximo 10 palavras, para descrever o que criaram, baseando-se naquilo que pensaram durante a sua criação. Esta frase será usada na atividade seguinte, como prompt para gerar uma obra de arte de IA.
Ferramentas e recursos:
Bloco de desenho, lápis, canetas, marcadores de feltro, guaches, lápis de cor, tesoura, papel colorido, computador, impressora, e outros materiais de artes, que dependerão da técnica que cada aluno venha a utilizar na sua produção artística.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Uma sala de aula de artes, com mobiliário flexível, onde os alunos podem trabalhar individualmente. Se for necessário deverão também recorrer a um local com recursos digitais para impressão em papel, 3D, etc…
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Utilizando a frase descritiva criada na atividade anterior, os alunos deverão aceder a uma das ferramentas de IA generativa apresentadas no início da atividade ( https://www.unite.ai/10-best-ai-art-generators/ ), para criar a sua imagem digital gerada pela IA, selecionando as opções de imagens mais adequadas à técnica que utilizaram na produção do trabalho artístico tradicional.
Ferramentas e recursos:
Computador pessoal do aluno, ou smartphone.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Uma sala de aula de artes, com mobiliário flexível, onde os alunos podem trabalhar individualmente.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Aproveitando o potencial do seu trabalho, com o complemento das imagens geradas por IA, os alunos realizarão uma composição com os dois objetos. O trabalho pode ser realizado em papel, ou através de uma aplicação de computador. Para realizar a composição em papel terão que imprimir o produto gerado pela IA. Para realizar a composição no computador deverão fotografar ou digitalizar o trabalho artístico tradicional para depois construirem a composição no Canva.
Ferramentas e recursos:
Computador pessoal do aluno, ou smartphone. Impressora a cores, ee materiais de colagem
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Uma sala de aula de artes, com mobiliário flexível, onde os alunos podem trabalhar individualmente.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Diagrama KWL
Descrição da atividade:
Após a atividade anterior, os alunos são convidados a escrever uma reflexão, recorrendo a uma ferramenta digital de KWL chart.
- O que já sabias?
- O que gostava de saber mais?
- O que aprendeste?
O professor convida alguns alunos a partilhar as suas reflexões sobre o tema. Frase para reflexão. Hoje, falamos sobre como os computadores pensam, analisam e organizam a informação que lhes é fornecida, permitindo-lhes criar obras de arte digital. Como seres humanos com potencial de criar obras de arte, o que fazemos é muito diferente, ou seja, criar trabalhos de expressão gráfica e plástica, com base nos conhecimentos e experiências que fomos adquirindo ao longo da vida?
Ferramentas e recursos:
Diagrama KWL em papel.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 20 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Uma sala de aula de artes, com mobiliário flexível, onde os alunos podem trabalhar em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)