Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 170 minutos

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Inteligência Artificial – A minha assistente artística

3º Ciclo

AGNELO QUELHAS / 06-06-2023


Descrição / Síntese:

Nesta cenário os alunos serão orientados a refletir sobre os impactos da inteligência artificial (IA) na criação artística, quais os desafios, oportunidades, implicações técnicas e éticas que envolve a utilização de algoritmos generativos como assistentes para a criação de objetos artísticos.
Esta unidade será lecionada utilizando a metodologia Flipped Classroom.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Informática e Tecnologia ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Compreender as implicações éticas da utilização de IA na criação de objetos artísticos
> A IA e a autoria / propriedade intelectual
> Compreender a lógica de funcionamento da IA generativa de imagens
> Entender a integração da IA como assistente complemento (ferramenta) na criação de obras de arte

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação30 MINUTOS
Breve introdução à IA na arte

Estratégias de aprendizagem ativa: Video interativo


Descrição da atividade:

TRABALHO PRÉVIO EM CASA (tempo estimado 30 minutos) Os alunos são convidados a visualizar previamente um vídeo com imagens integralmente criadas por IA. Encontra-se disponível aqui (https://youtu.be/nyD6g47DHQk). São também convidados a ler os textos sobre a relação da IA com a arte: Jornal OBSERVADOR – de Leonel Moura – https://observador.pt/opiniao/a-inteligencia-artificial-ameaca-os-artistas/ Site ARTEREF – de Paulo Varella – https://arteref.com/inteligencia-artificial/como-inteligencia-artificial-pode-dominar-o-mercado-de-arte/ NA AULA Os alunos e o professor refletem brevemente sobre o que é a IA e sobre as leituras que fizeram. O professor apresenta o tema de forma mais aprofundada e convida os alunos a responderem a um questionário online. O questionário terá questões como…

  • Quantas objetos conheces que usam IA? (escolha múltipla)
  • Com que frequência utilizas objetos que recorrem a IA? (escolha multipla)
  • Já utilizaste robôs fora da escola? (sim/não)
  • Já utilizaram algum assistente pessoal? (sim/não)
  • Em média, quantas vezes achas que utilizamos IA no nosso dia normal? (escolha múltipla)
  • O que pensas sobre a Inteligência Artificial (IA)? (resposta aberta)

Os resultados do questionário permitirão ao professor recolher informações sobre o conhecimento que os alunos têm sobre o tema.


Ferramentas e recursos:

Computador e video-projetor da sala. Formulário google forms para recolha de reflexões (alunos podem usar o computador ou o telemóvel para responder).


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Trabalho em casa. Sala de aula em formato tradicional.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa20 MINUTOS
Trabalho artístico

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

Os alunos são convidados a criar uma conta num destes sites e a experimentar a criação de imagens. Segue-se uma reflexão sobre a IA generativa de imagens e sobre os principais motores existentes, com visita ao link https://www.unite.ai/10-best-ai-art-generators . Em grande grupo realizam um debate aberto onde reúnem questões sobre o tema da IA generativa. Depois disso criam pequenos grupos onde escolhem uma questão orientadora (questão chave / tema) para o seu trabalho.


Ferramentas e recursos:

Computador e acesso à internet para cada grupo


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Uma sala de aula de artes, com mobiliário flexível, onde os alunos podem trabalhar em grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação50 MINUTOS
Trabalho artístico tradicional

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos são convidados a criar um trabalho artístico tendo em conta o tema escolhido na atividade anterior. Devem  escolher um estilo / técnica, entre ilustração, colagem, desenho, pintura, fotografia digital, impressão 3D, entre outros. Após a criação do trabalho individual, os alunos deverão criar uma frase curta, utilizando no máximo 10 palavras, para descrever o que criaram, baseando-se naquilo que pensaram durante a sua criação. Esta frase será usada na atividade seguinte, como prompt para gerar uma obra de arte de IA.


Ferramentas e recursos:

Bloco de desenho, lápis, canetas, marcadores de feltro, guaches, lápis de cor, tesoura, papel colorido, computador, impressora, e outros materiais de artes, que dependerão da técnica que cada aluno venha a utilizar na sua produção artística.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Uma sala de aula de artes, com mobiliário flexível, onde os alunos podem trabalhar individualmente. Se for necessário deverão também recorrer a um local com recursos digitais para impressão em papel, 3D, etc…

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação20 MINUTOS
Trabalho Artístico com a IA

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Utilizando a frase descritiva criada na atividade anterior, os alunos deverão aceder a uma das ferramentas de IA generativa apresentadas no início da atividade ( https://www.unite.ai/10-best-ai-art-generators/ ), para criar a sua imagem digital gerada pela IA, selecionando as opções de imagens mais adequadas à técnica que utilizaram na produção do trabalho artístico tradicional.


Ferramentas e recursos:

Computador pessoal do aluno, ou smartphone.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Uma sala de aula de artes, com mobiliário flexível, onde os alunos podem trabalhar individualmente.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação30 MINUTOS
Composição – arte humana e arte gerada por IA

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Aproveitando o potencial do seu trabalho, com o complemento das imagens geradas por IA, os alunos realizarão uma composição com os dois objetos. O trabalho pode ser realizado em papel, ou através de uma aplicação de computador. Para realizar a composição em papel terão que imprimir o produto gerado pela IA. Para realizar a composição no computador deverão fotografar ou digitalizar o trabalho artístico tradicional para depois construirem a composição no Canva.


Ferramentas e recursos:

Computador pessoal do aluno, ou smartphone. Impressora a cores, ee materiais de colagem


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Uma sala de aula de artes, com mobiliário flexível, onde os alunos podem trabalhar individualmente.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno20 MINUTOS
Atividade de reflexão

Estratégias de aprendizagem ativa: Diagrama KWL


Descrição da atividade:

Após a atividade anterior, os alunos são convidados a escrever uma reflexão, recorrendo a uma ferramenta digital de KWL chart.

  1. O que já sabias?
  2. O que gostava de saber mais?
  3. O que aprendeste?

O professor convida alguns alunos a partilhar as suas reflexões sobre o tema. Frase para reflexão. Hoje, falamos sobre como os computadores pensam, analisam e organizam a informação que lhes é fornecida, permitindo-lhes criar obras de arte digital. Como seres humanos com potencial de criar obras de arte, o que fazemos é muito diferente, ou seja, criar trabalhos de expressão gráfica e plástica, com base nos conhecimentos e experiências que fomos adquirindo ao longo da vida?


Ferramentas e recursos:

Diagrama KWL em papel.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Uma sala de aula de artes, com mobiliário flexível, onde os alunos podem trabalhar em grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)






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