Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 50 minutos

>

Aprender fora da sala de aula: DesConstruir o trabalho interdisciplinar na Horta Pedagógica

3º Ciclo

Carla Gabriela Sousa / 15-02-2024


Descrição / Síntese:

Na atualidade, a educação tornou-se mais dinâmica e interdisciplinar. A abordagem tradicional da educação, focada no ensino de
disciplinas, não é a mais adequada para preparar os alunos para empregos que ainda não existem. Uma abordagem interdisciplinar que
integre as disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (CTEAM) é agora considerada necessária. Este cenário de
aprendizagem tem como objetivo integrar a educação CTEAM para disciplinas não-CTEAM.
A integração de conceitos e habilidades CTEAM em disciplinas não-CTEAM, como geografia, ciências naturais, educação tecnológica,
TIC, português, matemática, educação visual, cidadania e
desenvolvimento e clube ciência viva e outras tem como objetivo fornecer aos estudantes uma compreensão mais profunda e
interdisciplinar dos conceitos e problemas, e desenvolver habilidades críticas, criativas e colaborativas que podem ser aplicadas em
vários contextos.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Geografia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Estimular o desenvolvimento de competências e conhecimentos em áreas tecnológicas e científicas,
> Promover o pensamento crítico, a criatividade, a resolução de problemas e a interdisciplinaridade
> Promover a integração de disciplinas não-CTEAM em programas CTEAM contribui para o avanço da sociedade.
> Divulgar conhecimento e boas práticas do ensino da em Ciência, Tecnologia, Artes, Engenharia e Matemática
> Promover o ensino das áreas CTEAM e não-CTEAM
> Colaborar com a comunidade científica na promoção da componente prático/experimental no ensino das áreas CTEAM e não-CTEAM
> Discutir a educação CTEAM para disciplinas não-CTEAM e explicar a sua importância na educação.

Atividades a desenvolver

〉Apresentação e Partilha50 MINUTOS
Questão desafiante

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O docente apresentará um pequeno vídeo introdutório: https://youtu.be/YUWDNpgtaOI sobre a importância da alimentação saudável,
seguido do conceito de horta pedagógica: https://youtu.be/Vo8QfIN3kwg.
O docente irá fornecer a informação das ferramentas a utilizar para a construção do portefólio de aprendizagem:
https://my.bulbapp.com/; padlet- https://padlet.com/ e google sites.
Utilizando a ferramenta digital wheelofnames.com, os alunos serão divididos em grupos de trabalho que funcionarão ao longo de todo o projeto

1.º Momento
É apresentado o conceito de horta pedagógica e estudada a importância da alimentação saudável e sustentável (alunos em grande
grupo).
A docente irá ainda apresentar o conceito de portefólio de aprendizagem, aludindo para a importância da sua construção individual,
necessidade de inserir artefactos que atestem o percurso de aprendizagem, reportagem fotográfica, reflexão entre outros.


Ferramentas e recursos:

docente apresentará um pequeno vídeo introdutório: https://youtu.be/YUWDNpgtaOI sobre a importância da alimentação saudável,
seguido do conceito de horta pedagógica: https://youtu.be/Vo8QfIN3kwg.
O docente irá fornecer a informação das ferramentas a utilizar para a construção do portefólio de aprendizagem:
https://my.bulbapp.com/; padlet- https://padlet.com/ e google sites.
Utilizando a ferramenta digital wheelofnames.com, os alunos serão divididos em grupos de trabalho que funcionarão ao longo de todo o projeto


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

1.º Momento
É apresentado o conceito de horta pedagógica e estudada a importância da alimentação saudável e sustentável (alunos em grande
grupo).
A docente irá ainda apresentar o conceito de portefólio de aprendizagem, aludindo para a importância da sua construção individual,
necessidade de inserir artefactos que atestem o percurso de aprendizagem, reportagem fotográfica, reflexão entre outros.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)