>
3º Ciclo
Carla Gabriela Sousa / 15-02-2024
Descrição / Síntese:
Na atualidade, a educação tornou-se mais dinâmica e interdisciplinar. A abordagem tradicional da educação, focada no ensino de
disciplinas, não é a mais adequada para preparar os alunos para empregos que ainda não existem. Uma abordagem interdisciplinar que
integre as disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (CTEAM) é agora considerada necessária. Este cenário de
aprendizagem tem como objetivo integrar a educação CTEAM para disciplinas não-CTEAM.
A integração de conceitos e habilidades CTEAM em disciplinas não-CTEAM, como geografia, ciências naturais, educação tecnológica,
TIC, português, matemática, educação visual, cidadania e
desenvolvimento e clube ciência viva e outras tem como objetivo fornecer aos estudantes uma compreensão mais profunda e
interdisciplinar dos conceitos e problemas, e desenvolver habilidades críticas, criativas e colaborativas que podem ser aplicadas em
vários contextos.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Geografia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
O docente apresentará um pequeno vídeo introdutório: https://youtu.be/YUWDNpgtaOI sobre a importância da alimentação saudável,
seguido do conceito de horta pedagógica: https://youtu.be/Vo8QfIN3kwg.
O docente irá fornecer a informação das ferramentas a utilizar para a construção do portefólio de aprendizagem:
https://my.bulbapp.com/; padlet- https://padlet.com/ e google sites.
Utilizando a ferramenta digital wheelofnames.com, os alunos serão divididos em grupos de trabalho que funcionarão ao longo de todo o projeto
1.º Momento
É apresentado o conceito de horta pedagógica e estudada a importância da alimentação saudável e sustentável (alunos em grande
grupo).
A docente irá ainda apresentar o conceito de portefólio de aprendizagem, aludindo para a importância da sua construção individual,
necessidade de inserir artefactos que atestem o percurso de aprendizagem, reportagem fotográfica, reflexão entre outros.
Ferramentas e recursos:
docente apresentará um pequeno vídeo introdutório: https://youtu.be/YUWDNpgtaOI sobre a importância da alimentação saudável,
seguido do conceito de horta pedagógica: https://youtu.be/Vo8QfIN3kwg.
O docente irá fornecer a informação das ferramentas a utilizar para a construção do portefólio de aprendizagem:
https://my.bulbapp.com/; padlet- https://padlet.com/ e google sites.
Utilizando a ferramenta digital wheelofnames.com, os alunos serão divididos em grupos de trabalho que funcionarão ao longo de todo o projeto
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
1.º Momento
É apresentado o conceito de horta pedagógica e estudada a importância da alimentação saudável e sustentável (alunos em grande
grupo).
A docente irá ainda apresentar o conceito de portefólio de aprendizagem, aludindo para a importância da sua construção individual,
necessidade de inserir artefactos que atestem o percurso de aprendizagem, reportagem fotográfica, reflexão entre outros.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)