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Ensino Secundário
Ana Correia / 14-02-2024
Descrição / Síntese:
Este cenário será implementado no Domínio de Articulação Curricular (DAC) das disciplinas de Economia e Geografia de 10º ano. Os
alunos serão orientados a refletir sobre os impactos da inteligência artificial (IA) na economia, quais os desafios/oportunidades e os
problemas que se colocam em termos do fator trabalho e do fator capital.
O objetivo é criar contextos de aprendizagem baseados na articulação curricular, tendo em conta as Aprendizagens Essenciais da
disciplina de Economia e de Geografia no que se refere aos temas da produção e do mercado de trabalho, desenvolvendo nos alunos
competências de colaboração, comunicação e investigação.
O cenário desenvolve-se em 3 fases: 1) Contextualização; 2) Estudo de caso: investigação; 3) Comunicação e Avaliação.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Economia ; Geografia
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Contextualização do trabalho a desenvolver na DAC e do produto final a obter. O professor lidera a atividade dando indicações aos alunos do que se espera deles e de como serão avaliados. Serão partilhados, através da Classroom da turma textos de jornais e revistas assim como alguns links de sites relativos ao tema da Inteligência Artificial e dos seus impactos no mundo do trabalho.
Ferramentas e recursos:
Projetor para partilha das orientações e da rúbrica de desempenho dos alunos.
Classroom da turma com os materiais de suporte à realização da atividade: guião do trabalho a realizar, links de sites, artigos de revistas e jornais, rubrica de desempenho dos alunos.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Com a turma em U, o professor começa por contextualizar acerca do trabalho a desenvolver e de como vai ser desenvolvido, dando
indicações aos alunos do que se espera deles e de como serão avaliados.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
Num momento prévio, os alunos são convidados a ler textos sobre a relação da IA com a economia, nomeadamente com o mercado de
trabalho e as competências necessárias aos trabalhadores:
Jornal Expresso:https://expresso.pt/newsletters/conversas-ao-ouvido/2024-01-04-A-Inteligencia-Artificial-vai-substituir-os-humanoscom-mais-formacao—c5bd5483?utm_source=site&utm_medium=share&utm_campaign=url
https://expresso.pt/podcasts/o-futuro-do-futuro/2024-01-02-Quem-vai-ser-substituido-pelas-proximas-maquinas-sao-os-que-tem-maisformacao-
engenheiros-jornalistas-e-medicos.-E-o-paradoxo-da-IA-2f175278?utm_source=site&utm_medium=share&utm_campaign=url
Jornal Observador: https://observador.pt/2017/07/13/podera-a-inteligencia-artificial-superar-a-humana/
De seguida, em grande grupo, os alunos realizam um debate aberto onde reúnem questões sobre o tema. Depois disso criam pequenos grupos onde escolhem uma questão orientadora (questão chave) para o seu trabalho de projeto.
Ferramentas e recursos:
Computador e acesso à internet para cada grupo. Portefólio Digital da turma (Padlet)
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula, com o mobiliário organizado para trabalho em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Em grupo, os alunos elaboram um plano para responderem à(s) questão(ões)-problema, identificando a informação que necessitam de
pesquisar e apresentando os passos necessários à realização do trabalho após a recolha da informação. No plano indicam também
como planeiam apresentar o trabalho à turma após responderem à questão selecionada. No final os grupos criam uma apresentação e apresentam o plano ao
grupo alargado – turma- publicando ainda esse plano no Portefólio Digital da turma.
Ferramentas e recursos:
Computador e acesso à internet para cada grupo. Portefólio Digital da turma (Padlet).
Ferramentas: Google slides, Prezi, PowerPoint ou : Google docs
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula, com o mobiliário organizado para trabalho em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
Após apresentação por cada um dos grupos, os alunos preenchem uma folha de autorreflexão e avaliam o plano de trabalho dos seus pares/ grupos de
acordo com os critérios da rubrica. O professor proporciona feedback a cada um dos grupos acerca do plano de trabalho.
Ferramentas e recursos:
Rubrica para autoavaliação e coavaliação do plano apresentado por cada um dos grupos.
Computador e acesso à internet para cada grupo. Portefólio Digital da turma (Padlet).
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 25 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula, com o mobiliário organizado para trabalho em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest
Descrição da atividade:
Os alunos pesquisam informação tendo em conta a(s) questão(ões) problema do seu grupo de trabalho e a lista de recursos (site)
fornecida pelo professor, o que permitirá aos alunos concentrarem-se na tarefa de modo a sistematizar a informação para dar resposta à
questão problema.
Ferramentas e recursos:
Guião partilhado com os alunos com os objetivos, finalidades do trabalho, as tarefas para resposta à questão-problema e a lista de sites
a serem utilizados para pesquisa de informações. Será explicado também, através de uma rubrica, como será avaliado o desempenho
dos alunos.
Computador e acesso à internet para cada grupo. Portefólio Digital da turma (Padlet).
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula, com o mobiliário organizado para trabalho em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia
Descrição da atividade:
Aproveitando o potencial da investigação e sistematização da informação realizada anteriormente, os grupos de alunos criam poster ou um cartaz infográfico (digital ou em papel) para apresentar o trabalho que desenvolveram e as conclusões a que chegaram, que depois mostrarão aos colegas e publicarão no Portefólio Digital da turma.
Ferramentas e recursos:
Computador e acesso à internet para cada grupo. Portefólio Digital da turma (Padlet). Ferramentas: Canva, Visme
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 110 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula, com o mobiliário organizado para trabalho em grupo.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência
Descrição da atividade:
Os alunos têm de apresentar os resultados do seu projeto de grupo numa mini-conferência. O professor pede aos alunos que assumam
o papel de economistas. Cada grupo comunica as suas descobertas, identifica aspetos que mais os surpreenderam, ainda ficaram para
explicar e acerca dos quais gostavam de saber mais, podem identificar novas questões que decorrem da investigação. A apresentação de cada grupo é partilhada pelos alunos no Portefólio Digital da turma.
Ferramentas e recursos:
Ferramenta de apresentação ou de conferência Web. Portefólio Digital da turma (Padlet).
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
Após apresentação por cada um dos grupos, os alunos preenchem uma folha de autorreflexão e avaliam os seus pares/ grupos de
acordo com os critérios da rubrica. Partilham essa avaliação no Portefólio Digital da turma.
Ferramentas e recursos:
Rubrica para autoavaliação e coavaliação do plano apresentado por cada um dos grupos. Portefólio Digital da turma (Padlet).
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 25 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)