Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 420 minutos

>

A inteligência artificial e o seu reflexo na economia

Ensino Secundário

Ana Correia / 14-02-2024


Descrição / Síntese:

Este cenário será implementado no Domínio de Articulação Curricular (DAC) das disciplinas de Economia e Geografia de 10º ano. Os
alunos serão orientados a refletir sobre os impactos da inteligência artificial (IA) na economia, quais os desafios/oportunidades e os
problemas que se colocam em termos do fator trabalho e do fator capital.
O objetivo é criar contextos de aprendizagem baseados na articulação curricular, tendo em conta as Aprendizagens Essenciais da
disciplina de Economia e de Geografia no que se refere aos temas da produção e do mercado de trabalho, desenvolvendo nos alunos
competências de colaboração, comunicação e investigação.
O cenário desenvolve-se em 3 fases: 1) Contextualização; 2) Estudo de caso: investigação; 3) Comunicação e Avaliação.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Economia ; Geografia


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Analisar, questionar os efeitos/impactos da IA na economia, nomeadamente no mercado de emprego e na combinação de fatores produtivos.
> Pesquisar, organizar e analisar informação para responder às questões de partida.
> Sistematizar a informação recolhida, recorrendo a diferentes meios, instrumentos e técnicas.
> Trabalhar em equipa juntando esforços para concretizar a investigação / resposta às questões de partida.
> Selecionar e utilizar ferramentas adequadas para comunicar eficazmente os resultados à turma.
> Avaliar o trabalho efetuado, as dificuldades/facilidades sentidas e os aspetos a melhorar.
> Propor desenvolvimentos ao trabalho efetuado (aprofundamento ou novas investigações).

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação30 MINUTOS
Breve introdução ao trabalho do DAC -Contextualização

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Contextualização do trabalho a desenvolver na DAC e do produto final a obter. O professor lidera a atividade dando indicações aos alunos do que se espera deles e de como serão avaliados. Serão partilhados, através da Classroom da turma textos de jornais e revistas assim como alguns links de sites relativos ao tema da Inteligência Artificial e dos seus impactos no mundo do trabalho.


Ferramentas e recursos:

Projetor para partilha das orientações e da rúbrica de desempenho dos alunos.
Classroom da turma com os materiais de suporte à realização da atividade: guião do trabalho a realizar, links de sites, artigos de revistas e jornais, rubrica de desempenho dos alunos.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Com a turma em U, o professor começa por contextualizar acerca do trabalho a desenvolver e de como vai ser desenvolvido, dando
indicações aos alunos do que se espera deles e de como serão avaliados.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa50 MINUTOS
Definição das questões de partida no âmbito do DAC -A inteligência artificial e o seu reflexo na economia

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

Num momento prévio, os alunos são convidados a ler textos sobre a relação da IA com a economia, nomeadamente com o mercado de
trabalho e as competências necessárias aos trabalhadores:
Jornal Expresso:https://expresso.pt/newsletters/conversas-ao-ouvido/2024-01-04-A-Inteligencia-Artificial-vai-substituir-os-humanoscom-mais-formacao—c5bd5483?utm_source=site&utm_medium=share&utm_campaign=url
https://expresso.pt/podcasts/o-futuro-do-futuro/2024-01-02-Quem-vai-ser-substituido-pelas-proximas-maquinas-sao-os-que-tem-maisformacao-
engenheiros-jornalistas-e-medicos.-E-o-paradoxo-da-IA-2f175278?utm_source=site&utm_medium=share&utm_campaign=url
Jornal Observador: https://observador.pt/2017/07/13/podera-a-inteligencia-artificial-superar-a-humana/
De seguida, em grande grupo, os alunos realizam um debate aberto onde reúnem questões sobre o tema. Depois disso criam pequenos grupos onde escolhem uma questão orientadora (questão chave) para o seu trabalho de projeto.


Ferramentas e recursos:

Computador e acesso à internet para cada grupo. Portefólio Digital da turma (Padlet)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula, com o mobiliário organizado para trabalho em grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação30 MINUTOS
Elaboração de um plano de trabalho no âmbito do DAC -A inteligência artificial e o seu reflexo na economia

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Em grupo, os alunos elaboram um plano para responderem à(s) questão(ões)-problema, identificando a informação que necessitam de
pesquisar e apresentando os passos necessários à realização do trabalho após a recolha da informação. No plano indicam também
como planeiam apresentar o trabalho à turma após responderem à questão selecionada. No final os grupos criam uma apresentação e apresentam o plano ao
grupo alargado – turma- publicando ainda esse plano no Portefólio Digital da turma.


Ferramentas e recursos:

Computador e acesso à internet para cada grupo. Portefólio Digital da turma (Padlet).

Ferramentas: Google slides, Prezi, PowerPoint ou : Google docs 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula, com o mobiliário organizado para trabalho em grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno25 MINUTOS
Autoavaliação do plano de trabalho dos grupos no âmbito do DAC -A inteligência artificial e o seu reflexo na economia

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

Após apresentação por cada um dos grupos, os alunos preenchem uma folha de autorreflexão e avaliam o plano de trabalho dos seus pares/ grupos de
acordo com os critérios da rubrica. O professor proporciona feedback a cada um dos grupos acerca do plano de trabalho.


Ferramentas e recursos:

Rubrica para autoavaliação e coavaliação do plano apresentado por cada um dos grupos.

Computador e acesso à internet para cada grupo. Portefólio Digital da turma (Padlet).


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 25 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula, com o mobiliário organizado para trabalho em grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa100 MINUTOS
Estudo de caso: investigação (trabalho de pesquisa) DAC -A inteligência artificial e o seu reflexo na economia

Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest


Descrição da atividade:

Os alunos pesquisam informação tendo em conta a(s) questão(ões) problema do seu grupo de trabalho e a lista de recursos (site)
fornecida pelo professor, o que permitirá aos alunos concentrarem-se na tarefa de modo a sistematizar a  informação para dar resposta à
questão problema.


Ferramentas e recursos:

Guião partilhado com os alunos com os objetivos, finalidades do trabalho, as tarefas para resposta à questão-problema e a lista de sites
a serem utilizados para pesquisa de informações. Será explicado também, através de uma rubrica, como será avaliado o desempenho
dos alunos.

Computador e acesso à internet para cada grupo. Portefólio Digital da turma (Padlet).


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula, com o mobiliário organizado para trabalho em grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação110 MINUTOS
Estudo de caso: investigação (resposta à questão-problema) DAC -A inteligência artificial e o seu reflexo na economia

Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia


Descrição da atividade:

Aproveitando o potencial da investigação e sistematização da informação realizada anteriormente, os grupos de alunos criam poster ou um cartaz infográfico (digital ou em papel) para apresentar o trabalho que desenvolveram e as conclusões a que chegaram, que depois mostrarão aos colegas e publicarão no Portefólio Digital da turma.


Ferramentas e recursos:

Computador e acesso à internet para cada grupo. Portefólio Digital da turma (Padlet). Ferramentas: Canva, Visme


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 110 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula, com o mobiliário organizado para trabalho em grupo.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha50 MINUTOS
Apresentação Estudo de caso: investigação (comunicação e avaliação) DAC -A inteligência artificial e o seu reflexo na economia

Estratégias de aprendizagem ativa: Mini-conferência


Descrição da atividade:

Os alunos têm de apresentar os resultados do seu projeto de grupo numa mini-conferência. O professor pede aos alunos que assumam
o papel de economistas. Cada grupo comunica as suas descobertas, identifica aspetos que mais os surpreenderam, ainda ficaram para
explicar e acerca dos quais gostavam de saber mais, podem identificar novas questões que decorrem da investigação. A apresentação de cada grupo é partilhada pelos alunos no Portefólio Digital da turma.


Ferramentas e recursos:

Ferramenta de apresentação ou de conferência Web. Portefólio Digital da turma (Padlet).

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno25 MINUTOS
Autoavaliação estudo de caso: A inteligência artificial e o seu reflexo na economia

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

Após apresentação por cada um dos grupos, os alunos preenchem uma folha de autorreflexão e avaliam os seus pares/ grupos de
acordo com os critérios da rubrica. Partilham essa avaliação no Portefólio Digital da turma.


Ferramentas e recursos:

Rubrica para autoavaliação e coavaliação do plano apresentado por cada um dos grupos. Portefólio Digital da turma (Padlet).


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 25 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)