Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 495 minutos

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Reinterpretação de obras de Arte – Pop Arte, Fauvismo, Dadaísmo, Naturalismo/ Realismo, Romantismo

3º Ciclo

Carolina Martins Cosme / 14-02-2024


Descrição / Síntese:

Abordagem aos movimentos artísticos Pop Arte, Fauvismo, Dadaísmo, Naturalismo/ Realismo, Romantismo e ao seu contexto histórico/social com enfoque nos artistas nacionais e internacionais seguintes, respetivamente: Lourdes de Castro e Jean Basquiat, Emília Possoz e Henri Matisse, Mário Cesariny e Hannah Hooch, José Malhoa e Jean Millet, e, Domingos Sequeira e Francisco Goya.
Os alunos deverão conhecer e selecionar um movimento artístico dos 5 dados e reproduzir/ reinventar as obras dos pintores dados em desenho/ pintura através de pesquisas e de materiais disponibilizados.
Desenvolvimento do trabalho individual com apresentação oral das opções tomadas.
Organização da Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; História ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Refletir sobre as manifestações culturais do património local e global (obras e artefactos de arte: pintura, escultura, desenho, assemblage, colagem, fotografia, instalação, land´art, banda desenhada, design, arquitetura, artesanato, multimédia e linguagens cinematográficas).
> Dominar os conceitos de plano, ritmo, espaço, estrutura, luz-cor, enquadramento, entre outros – em diferentes contextos e modalidades expressivas: pintura, escultura, desenho, design, fotografia, cinema, vídeo, banda desenhada.
> Compreender a importância da inter-relação dos saberes da comunicação visual (espaço, volume, cor, luz, forma, movimento, estrutura, ritmo, entre outros) nos processos de fruição dos universos culturais.
> Interrogar os processos artísticos para a compreensão da arte contemporânea.
> Selecionar, de forma autónoma, processos de trabalho e de registo de ideias que envolvam a pesquisa, investigação e experimentação.
> Organizar exposições em diferentes formatos – físicos e/ou digitais, individuais ou de grupo, selecionando trabalhos tendo por base os processos de análise, síntese e comparação, que conjugam as noções de composição e de harmonia, de acordo com o objetivo escolhido/proposto.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa120 MINUTOS
Trabalho de Pesquisa – Ficha técnica de uma obra de Arte

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos realizam o trabalho de pesquisa do autor nacional e da obra a reinterpretar, e do autor internacional e da obra a reinterpretar, do mesmo movimento artístico.
Os alunos realizam a “Ficha Técnica” das duas obras de pintura selecionadas: autor (pequena biografia), título, data, dimensões, técnica, proveniência, género, movimento artístico.


Ferramentas e recursos:

Motores de busca online, materiais disponibilizados no TEAMS e na sala de aula pela professora.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 120 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Espaço físico com acesso à internet (casa).

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação75 MINUTOS
Planificação do trabalho

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Planificação –  desenvolvimento de ideias de representação/reinterpretação das obras com registos escritos e/ou desenhados com identificação da(s) técnica(s), dos materiais e do suporte mais adequado, à sua execução. Os materiais e a execução devem ser pensados e selecionados de acordo com a capacidade inventiva, complexidade e de tempo de realização da tarefa.


Ferramentas e recursos:

Imagem das obras referentes. Ficha técnica das 2 obras de arte. Papel e material de desenho e escrita.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 75 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula, espaço de trabalho (mesas e cadeiras).

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação300 MINUTOS
Criação de uma obra de pintura

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Execução bidimensional (Pintura, formato A3) da reinterpretação das 2 obras de arte selecionadas pelos alunos. Trabalho individual.


Ferramentas e recursos:

Os materiais utilizados são selecionados consoante as técnicas que cada aluno escolheu.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 300 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A sala de aula é um espaço aberto, com áreas de trabalho (mesas e cadeiras, mesa de luz, projetor multimédia) e local de limpeza e arrumação de materiais de pintura (lavatório, secagem e arrumação).

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)