>
3º Ciclo
Carolina Martins Cosme / 14-02-2024
Descrição / Síntese:
Abordagem aos movimentos artísticos Pop Arte, Fauvismo, Dadaísmo, Naturalismo/ Realismo, Romantismo e ao seu contexto histórico/social com enfoque nos artistas nacionais e internacionais seguintes, respetivamente: Lourdes de Castro e Jean Basquiat, Emília Possoz e Henri Matisse, Mário Cesariny e Hannah Hooch, José Malhoa e Jean Millet, e, Domingos Sequeira e Francisco Goya.
Os alunos deverão conhecer e selecionar um movimento artístico dos 5 dados e reproduzir/ reinventar as obras dos pintores dados em desenho/ pintura através de pesquisas e de materiais disponibilizados.
Desenvolvimento do trabalho individual com apresentação oral das opções tomadas.
Organização da Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; História ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos realizam o trabalho de pesquisa do autor nacional e da obra a reinterpretar, e do autor internacional e da obra a reinterpretar, do mesmo movimento artístico.
Os alunos realizam a “Ficha Técnica” das duas obras de pintura selecionadas: autor (pequena biografia), título, data, dimensões, técnica, proveniência, género, movimento artístico.
Ferramentas e recursos:
Motores de busca online, materiais disponibilizados no TEAMS e na sala de aula pela professora.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 120 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Espaço físico com acesso à internet (casa).
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Planificação – desenvolvimento de ideias de representação/reinterpretação das obras com registos escritos e/ou desenhados com identificação da(s) técnica(s), dos materiais e do suporte mais adequado, à sua execução. Os materiais e a execução devem ser pensados e selecionados de acordo com a capacidade inventiva, complexidade e de tempo de realização da tarefa.
Ferramentas e recursos:
Imagem das obras referentes. Ficha técnica das 2 obras de arte. Papel e material de desenho e escrita.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 75 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula, espaço de trabalho (mesas e cadeiras).
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Execução bidimensional (Pintura, formato A3) da reinterpretação das 2 obras de arte selecionadas pelos alunos. Trabalho individual.
Ferramentas e recursos:
Os materiais utilizados são selecionados consoante as técnicas que cada aluno escolheu.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 300 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A sala de aula é um espaço aberto, com áreas de trabalho (mesas e cadeiras, mesa de luz, projetor multimédia) e local de limpeza e arrumação de materiais de pintura (lavatório, secagem e arrumação).
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)