Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 350 minutos

>

Um olhar sobre Sines, terra de Vasco da Gama

3º Ciclo

Elizabete Luz / 07-03-2024


Descrição / Síntese:

Este cenário permite uma abordagem integradora do contexto em que a escola está e no qual os alunos crescem, em articulação com as aprendizagens e o desenvolvimento de competências. Possibilita a gestão do currículo orientada para a melhoria das aprendizagens e a utilização dos recursos disponibilizados para a promoção da inclusão e do bem-estar. Neste sentido, a escola assume-se como um projeto dinâmico, alargando as possibilidades de integração curricular, de promoção do trabalho interdisciplinar e da aprendizagem a partir de um tema transversal, trabalhando em rede com parceiros locais.
O cenário divide-se em 5 etapas:
1 – Visita à Casa Museu Vasco da Gama;
2 – Fortalecer a viagem à Índia, narrada na época da epopeia, através da figura de Vasco da Gama;
3 – Exploração do Canto IV, da epopeia “Os Lusíadas”;
4 – Envolvência dos Encarregados de Educação;
5 – Auto e coavaliação.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Conhecer e valorizar o património e a identidade local;
> Fortalecer a viagem à Índia, narrada na epopeia, através da figura de Vasco da Gama.
> Entender a narração da viagem – canto IV – e o discurso proferido ao rei de Melinde.
> Sensibilizar os alunos para as questões estéticas e artísticas e da preservação do património cultural.
> Trabalhar em equipa e usar diferentes meios para comunicar presencialmente e em rede;
> Interagir com tolerância, empatia e responsabilidade e argumentar, negociar e aceitar diferentes pontos de vista, desenvolvendo novas formas de estar, olhar e participar na sociedade;

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação100 MINUTOS
Visita à Casa Museu Vasco da Gama

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

  • Localizar geograficamente a Casa Museu Vasco da Gama, utilizando as bússolas inseridas nos telemóveis  dos alunos. 
  • Visita guiada à Casa Museu Vasco da Gama, em que é disponibilizado aos alunos um guião orientador.
  • Interação oral com o guia do museu.
  • Recolha de imagens do espaço, com recurso aos telemóveis e/ou máquina fotográfica.

(Disciplinas intervenientes: Geografia, Português, História, Cidadania e Desenvolvimento, TIC).


Ferramentas e recursos:

  • Telemóvel;
  • Guião orientador, em suporte físico, disponibilizado pelo professor.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Espaços de aprendizagem:

  • Cidade de Sines;
  • Casa Museu Vasco da Gama.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa100 MINUTOS
Fortalecer a viagem à Índia, narrada na epopeia, através da figura de Vasco da Gama.

Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest


Descrição da atividade:

Os alunos realizam uma webquest sobre a biografia de Vasco da Gama e a viagem à Índia, reforçando o papel o navegador e alguns detalhes da viagem. Esta webquest será disponibilizada no google docs, recorrendo à informação disponível em fontes documentais digitais, podendo recorrer, também a outras fontes físicas, nomeadamente as próprias anotações dos alunos. 

Posteriormente, cada grupo organizará a compilação de informação, bem como das imagens recolhidas, e partilha-as no Padlet da turma, proporcionando aos restantes grupos a possibilidade de dar feedback através de comentário no Padlet.

(Disciplinas intervenientes: Português, História, Geografia, TIC)


Ferramentas e recursos:

  • Recursos tecnológicos (PC, tablet, internet);
  • Fotografias captadas na visita;
  • Google Docs; 
  • Padlet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de TIC / Laboratório de aprendizagem.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão50 MINUTOS
Exploração do canto IV da epopeia “Os Lusíadas”

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Em trabalho de pares, com os conhecimentos já adquiridos sobre a figura de Vasco da Gama, da viagem à Índia e com o apoio do mapa (anteriormente esboçado na aula de Geografia), os alunos apropriam-se da analepse, enquanto detalhe da viagem, reforçando o papel do narrador, existente no Canto IV e correlacionam-na com o plano da História de Portugal da epopeia. Estas referências históricas serão abordadas, em simultâneo, na aula de História, sobretudo com a referência ao episódio de Inês de Castro, a batalha do Salado, o papel de D. Afonso IV e o seu filho, D. Pedro.

(Disciplinas intervenientes: Português, História, Geografia)


Ferramentas e recursos:

  • Manual e caderno;
  • Mapa com o trajeto da viagem de Vasco da Gama à Índia.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha50 MINUTOS
Partilha do trabalho com os EE

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Os alunos irão apresentar aos Encarregados de Educação da turma os trabalhos realizados no âmbito deste cenário de aprendizagem interdisciplinar (imagens recolhidas, Padlet), colmatando, assim, a fragilidade da envolvência da família e valorizando a participação ativa dos alunos.


Ferramentas e recursos:

  • imagens recolhidas ao longo da realização da atividade;
  • padlet.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Avaliação e Retorno50 MINUTOS
Auto e coavaliação

Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação


Descrição da atividade:

Os alunos preenchem um Google forms com a sua auto e coavaliação, de acordo com a rubrica disponibilizada pelo docente.

O professor dará feedback através do FloopEdu, assegurando que seja justo, encorajador e útil.


Ferramentas e recursos:

Classroom;

Google forms;

FloopEdu.

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Google classroom.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)