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3º Ciclo
Elizabete Luz / 07-03-2024
Descrição / Síntese:
Este cenário permite uma abordagem integradora do contexto em que a escola está e no qual os alunos crescem, em articulação com as aprendizagens e o desenvolvimento de competências. Possibilita a gestão do currículo orientada para a melhoria das aprendizagens e a utilização dos recursos disponibilizados para a promoção da inclusão e do bem-estar. Neste sentido, a escola assume-se como um projeto dinâmico, alargando as possibilidades de integração curricular, de promoção do trabalho interdisciplinar e da aprendizagem a partir de um tema transversal, trabalhando em rede com parceiros locais.
O cenário divide-se em 5 etapas:
1 – Visita à Casa Museu Vasco da Gama;
2 – Fortalecer a viagem à Índia, narrada na época da epopeia, através da figura de Vasco da Gama;
3 – Exploração do Canto IV, da epopeia “Os Lusíadas”;
4 – Envolvência dos Encarregados de Educação;
5 – Auto e coavaliação.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Geografia ; História ; Informática e Tecnologia ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
- Localizar geograficamente a Casa Museu Vasco da Gama, utilizando as bússolas inseridas nos telemóveis dos alunos.
- Visita guiada à Casa Museu Vasco da Gama, em que é disponibilizado aos alunos um guião orientador.
- Interação oral com o guia do museu.
- Recolha de imagens do espaço, com recurso aos telemóveis e/ou máquina fotográfica.
(Disciplinas intervenientes: Geografia, Português, História, Cidadania e Desenvolvimento, TIC).
Ferramentas e recursos:
- Telemóvel;
- Guião orientador, em suporte físico, disponibilizado pelo professor.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Espaços de aprendizagem:
- Cidade de Sines;
- Casa Museu Vasco da Gama.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Webquest
Descrição da atividade:
Os alunos realizam uma webquest sobre a biografia de Vasco da Gama e a viagem à Índia, reforçando o papel o navegador e alguns detalhes da viagem. Esta webquest será disponibilizada no google docs, recorrendo à informação disponível em fontes documentais digitais, podendo recorrer, também a outras fontes físicas, nomeadamente as próprias anotações dos alunos.
Posteriormente, cada grupo organizará a compilação de informação, bem como das imagens recolhidas, e partilha-as no Padlet da turma, proporcionando aos restantes grupos a possibilidade de dar feedback através de comentário no Padlet.
(Disciplinas intervenientes: Português, História, Geografia, TIC)
Ferramentas e recursos:
- Recursos tecnológicos (PC, tablet, internet);
- Fotografias captadas na visita;
- Google Docs;
- Padlet.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de TIC / Laboratório de aprendizagem.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Em trabalho de pares, com os conhecimentos já adquiridos sobre a figura de Vasco da Gama, da viagem à Índia e com o apoio do mapa (anteriormente esboçado na aula de Geografia), os alunos apropriam-se da analepse, enquanto detalhe da viagem, reforçando o papel do narrador, existente no Canto IV e correlacionam-na com o plano da História de Portugal da epopeia. Estas referências históricas serão abordadas, em simultâneo, na aula de História, sobretudo com a referência ao episódio de Inês de Castro, a batalha do Salado, o papel de D. Afonso IV e o seu filho, D. Pedro.
(Disciplinas intervenientes: Português, História, Geografia)
Ferramentas e recursos:
- Manual e caderno;
- Mapa com o trajeto da viagem de Vasco da Gama à Índia.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real
Descrição da atividade:
Os alunos irão apresentar aos Encarregados de Educação da turma os trabalhos realizados no âmbito deste cenário de aprendizagem interdisciplinar (imagens recolhidas, Padlet), colmatando, assim, a fragilidade da envolvência da família e valorizando a participação ativa dos alunos.
Ferramentas e recursos:
- imagens recolhidas ao longo da realização da atividade;
- padlet.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Auto-avaliação
Descrição da atividade:
Os alunos preenchem um Google forms com a sua auto e coavaliação, de acordo com a rubrica disponibilizada pelo docente.
O professor dará feedback através do FloopEdu, assegurando que seja justo, encorajador e útil.
Ferramentas e recursos:
Classroom;
Google forms;
FloopEdu.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Sozinhos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Espaço Virtual
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Google classroom.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)