Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 100 minutos

>

Comer com amplitude.

2º Ciclo

Marisa Pio / 22-01-2024


Descrição / Síntese:

A planificação apresentada divide-se em 3 atividades, que pretendem relacionar a amplitude dos ângulos com a Roda da Alimentação Mediterrânica. É uma planificação idealizada para o 6ºano de escolaridade.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> compreender a importância de uma alimentação equilibrada e segura.
> Conjeturar a amplitude dos ângulos internos e externos.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação30 MINUTOS
A Roda da Alimentação Mediterrânica

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos vão sentar-se em grupos pares e a professora começa por distribuir uma imagem da Roda da Alimentação Mediterrânica.

Através da imagem, a professora pergunta aos alunos se ainda se recordam do que são alimentos, quais as suas funções e importância. É esperado que os alunos digam que os alimentos são um produto natural ou tranformado que, depois de ingerido, é utilizado como fonte de energia pelos seres vivos para realizarem as suas funções vitais. Os nutrientes são os constituintes dos alimentos e podem ser agrupados em: prótidos, glícidos, lípidos, fibras, vitaminas, minerais e água. A água, embora se encontre em todos os alimentos, deve ser ingerida em abundância.

Caso haja dúvidas, a professora pede aleatoriamente a um aluno que diga um alimento. Sobre esse alimento, por exemplo uma laranja, qual a importância da laranja para o sistema cardiovascular? – possui minerais como cálcio e potássio que ajudam a regular a pressão arterial, melhorando assim o sistema cardiovascular.; qual a importância da laranja para o sistema imonulógico? – ajuda a fortalecer o sistema imonulógico pois tem fibras e vitaminas, desta forma, podemos concluir que a laranja, consumida em conjunto com outros alimentos é muito importante na nossa alimentação.

A Roda da Alimentação Mediterrânica não está totalmente preenchida, sendo que em cada parte há um alimento de exemplo. Os alunos, em grupos pares, deverão completar a mesma, desenhando os alimentos e criando uma legenda para uma melhor interpretação. Nesta legenda, é solicitado aos alunos que comecem pela divisória dos Prótidos, seguindo a ordem dos ponteiros do relógio (por exemplo: Letra A – iogurtes, leite, queijo, etc).

 


Ferramentas e recursos:

Folhas

 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A sala está em U, onde o professor consegue ver todos os alunos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Comer-com-amplitude.docx

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação40 MINUTOS
Comer com almplitude

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

A professora pede aos alunos que passem, com uma folha de papel manteiga, a Roda da Alimentação Mediterrânica que acabaram de completar, Seguidamente os alunos vão medir com o tranferidor, qual a amplitude de cada ângulo criando uma legenda. Relembrando assim como se medem ângulos. 

No interior da Roda da Alimentação Mediterrânica está representada sob força de círculo, a água. Contudo, apenas para relembrar que devemos ingerir mais de 1,5l de água por dia. Desta forma, podemos colocar o ponto A no centro da circunferência pequena e medir a amplitude de cada ângulo.

Cada ângulo corresponde a uma percentagem. Essa percentagem deve ser colocada na legenda e um aluno escolhido aleatoriamente vai ao quadro colocar a sua intenção de resolução da atividade. A correção é realizada em grande grupo com a opinião de todos os alunos, criando assim uma conversa onde devem concluir quais os alimentos que devem consumir em maior e em menor quantidade.

 


Ferramentas e recursos:

Folha de papel manteiga

Transferidor


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 40 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A sala está em U, onde o professor consegue ver todos os alunos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha30 MINUTOS
Roda da Alimentação Mediterrânica

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Após esta tarefa, a professora pede aleatoriamente a um aluno que queira ir ao quadro com o intuito de concluir a tarefa da Roda da Alimentação Mediterrânica.

Os alunos devem colocar o braço no ar para responder, de forma que o aluno que esteja no quadro consiga completar a legenda da mesma.

A professora irá circular pela sala nesta atividade.


Ferramentas e recursos:

Quadro


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 30 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A sala está em U, onde o professor consegue ver todos os alunos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)