>
2º Ciclo
Marisa Pio / 22-01-2024
Descrição / Síntese:
A planificação apresentada divide-se em 3 atividades, que pretendem relacionar a amplitude dos ângulos com a Roda da Alimentação Mediterrânica. É uma planificação idealizada para o 6ºano de escolaridade.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Matemática
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
B – Informação e Comunicação ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos vão sentar-se em grupos pares e a professora começa por distribuir uma imagem da Roda da Alimentação Mediterrânica.
Através da imagem, a professora pergunta aos alunos se ainda se recordam do que são alimentos, quais as suas funções e importância. É esperado que os alunos digam que os alimentos são um produto natural ou tranformado que, depois de ingerido, é utilizado como fonte de energia pelos seres vivos para realizarem as suas funções vitais. Os nutrientes são os constituintes dos alimentos e podem ser agrupados em: prótidos, glícidos, lípidos, fibras, vitaminas, minerais e água. A água, embora se encontre em todos os alimentos, deve ser ingerida em abundância.
Caso haja dúvidas, a professora pede aleatoriamente a um aluno que diga um alimento. Sobre esse alimento, por exemplo uma laranja, qual a importância da laranja para o sistema cardiovascular? – possui minerais como cálcio e potássio que ajudam a regular a pressão arterial, melhorando assim o sistema cardiovascular.; qual a importância da laranja para o sistema imonulógico? – ajuda a fortalecer o sistema imonulógico pois tem fibras e vitaminas, desta forma, podemos concluir que a laranja, consumida em conjunto com outros alimentos é muito importante na nossa alimentação.
A Roda da Alimentação Mediterrânica não está totalmente preenchida, sendo que em cada parte há um alimento de exemplo. Os alunos, em grupos pares, deverão completar a mesma, desenhando os alimentos e criando uma legenda para uma melhor interpretação. Nesta legenda, é solicitado aos alunos que comecem pela divisória dos Prótidos, seguindo a ordem dos ponteiros do relógio (por exemplo: Letra A – iogurtes, leite, queijo, etc).
Ferramentas e recursos:
Folhas
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A sala está em U, onde o professor consegue ver todos os alunos.
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
A professora pede aos alunos que passem, com uma folha de papel manteiga, a Roda da Alimentação Mediterrânica que acabaram de completar, Seguidamente os alunos vão medir com o tranferidor, qual a amplitude de cada ângulo criando uma legenda. Relembrando assim como se medem ângulos.
No interior da Roda da Alimentação Mediterrânica está representada sob força de círculo, a água. Contudo, apenas para relembrar que devemos ingerir mais de 1,5l de água por dia. Desta forma, podemos colocar o ponto A no centro da circunferência pequena e medir a amplitude de cada ângulo.
Cada ângulo corresponde a uma percentagem. Essa percentagem deve ser colocada na legenda e um aluno escolhido aleatoriamente vai ao quadro colocar a sua intenção de resolução da atividade. A correção é realizada em grande grupo com a opinião de todos os alunos, criando assim uma conversa onde devem concluir quais os alimentos que devem consumir em maior e em menor quantidade.
Ferramentas e recursos:
Folha de papel manteiga
Transferidor
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 40 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A sala está em U, onde o professor consegue ver todos os alunos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Após esta tarefa, a professora pede aleatoriamente a um aluno que queira ir ao quadro com o intuito de concluir a tarefa da Roda da Alimentação Mediterrânica.
Os alunos devem colocar o braço no ar para responder, de forma que o aluno que esteja no quadro consiga completar a legenda da mesma.
A professora irá circular pela sala nesta atividade.
Ferramentas e recursos:
Quadro
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 30 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A sala está em U, onde o professor consegue ver todos os alunos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)