Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 200 minutos

>

Planificação interdisciplinar do 5.º ano – água e frações.

2º Ciclo

André Ferreira / 15-01-2024


Descrição / Síntese:

Esta planificação divide-se em 3 atividades e pretende relacionar frações e percentagem com uma das propriedades da água, ser um bom solvente. Nesta planificação é usado o programa Visnos, uma ferramenta muito interessante para se compreender a relação que existe entre frações, números decimais e percentagem, e está também planificada uma atividade prática experimental.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Matemática ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar a dissolução como uma propriedade da água.
> Integrar saberes de diferentes disciplinas para aprofundar temáticas de Ciências Naturais.
> Construir explicações científicas baseadas em conceitos e evidências científicas a respeito da dissolução em água, obtida através da realização de atividades práticas diversificadas, planeadas para responder a problemas.
> Formular e comunicar opiniões críticas e cientificamente relacionadas com Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.
> Reconhecer e determinar frações equivalentes através de uma relação multiplicativa.
> Relacionar percentagens com frações de denominador 100.

Atividades a desenvolver

〉Interação e Orientação50 MINUTOS
Tanques de água

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Nesta atividade o professor deve distribuir uma imagem de um tanque por cada dois alunos. Cada tanque terá uma quantidade de água diferente, sendo que estes tanques serão representados por quadrículas de 10 x 10.

Os alunos terão que arranjar uma fração que represente a quantidade de água de cada tanque. Espera-se que os alunos saibam arranjar essa representação, uma vez que já sabem que as frações podem ser representações de partes de um total. Sendo assim, as representações devem ter no seu denominador o número 100, variando o numerador de grupo para grupo.

A correção é feita por outros grupos, devendo cada grupo entregar o seu tanque e resposta a um grupo que esteja próximo de si. O professor deve depois perguntar à turma se encontraram respostas erradas e quais foram as representações que encontraram. Se alguma representação estiver errada, o professor projeta-a com o auxílio do projetor, utilizando o programa “Visnos”, que se encontra no seguinte link:

https://www.visnos.com/demos/percentage-fraction-decimals-grid

Com a projeção no quadro, o professor deve questionar a turma sobre qual será a fração que representa a parte do tanque ocupada pela água. Deve dar a vez a um aluno que queira responder à questão e aproveita para colocar uma outra: “Qual poderia ser uma fração equivalente desta?”. Caso se aplique e se o professor quiser ir além do exigido pelas AE do 5.º ano, também pode ser pedido ao aluno que simplifique a fração obtida ou que encontre a fração na sua forma irredutível.

Os alunos deverão chegar às frações 10/100, 20/100, 30/100, 40/100, 50/100, 60/100, 70/100, 80/100, 90/100 e 100/100 e o professor regista-as no quadro e os alunos registam-nas no caderno.

O professor deve perguntar à turma se algum aluno sabe representar as frações obtidas em percentagem. É de esperar que os alunos não saibam ou que saibam apenas que 50/100 é o mesmo que 50%, por ser metade. Com o auxílio do programa “Visnos”, o professor pode utilizar essa fração como exemplo e pedir aos alunos que descubram as restantes percentagens. É importante haver um diálogo com os alunos nesta parte para que o professor perceba que alunos estão mais à vontade com o tema. À medida que os alunos vão dizendo as percentagens pedidas, devem registá-las à frente do registo das frações correspondentes.

Depois o professor projeta uma imagem semelhante do tanque, mas desta vez o tanque tem muitas pedras no seu interior. Ao mesmo tempo que projeta a imagem, deve projetar também as seguintes questões: “Indica uma fração que represente a quantidade de água no tanque.” e “Qual é a percentagem de pedras que estão no tanque?”. O professor também deve entregar uma cópia da imagem a cada aluno.

Os alunos deverão colar a imagem do tanque e responder individualmente, no caderno, às questões colocadas. A fração pedida é 40/100 ou qualquer outra equivalente a esta, desde que seja justificada pelo aluno, e a percentagem pedida é 20%, sendo que é necessário explicar como se chegou a esta percentagem. Os alunos devem saber explicar que primeiro chegaram à fração que representa o espaço do tanque ocupado pelas pedras, e só assim conseguiram descobrir a percentagem. A correção é feita através da escolha, por parte do professor, de um aluno para responder à primeira questão, sendo que a turma deve dar a sua opinião em relação à resposta do colega. Após a obtenção da resposta correta, o professor regista-a no quadro.


Ferramentas e recursos:

Visnos; Projetor; Quadro; Caderno


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

As mesas estarão dispostas por filas e colunas e cada mesa terá dois alunos, uma vez que é para trabalhar a pares

Ficheiros de Apoio (anexos):

Tanques.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação100 MINUTOS
Atividade prática experimental – dissolução em água

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

O professor diz aos alunos que a água possui propriedades que os alunos devem ficar a saber e pergunta: “Alguém sabe referir alguma propriedade da água?”, “O que sabem sobre este tema?”. Os alunos poderão falar no ponto de fusão da água quando a temperatura é de 0˚C, no ponto de ebulição aos 100˚C, capacidade de dissolução de outras substâncias, entre outras propriedades.

Se os alunos mencionarem a capacidade de dissolução de substâncias, o professor pergunta: “Que substâncias? Conseguirá a água dissolver todas as substâncias?”. Alguns alunos dirão que sim, outros que não e o professor pede exemplos que justifiquem as respostas dadas.

O professor pode escrever ainda “solução”, “solvente” e “soluto” no quadro e explicar o que é cada um destes termos e a relação que existe entre o solvente e o soluto e vice-versa (o solvente dissolve o soluto e o soluto é dissolvido pelo solvente). Quando isto acontece estamos perante uma solução.

Ao longo deste diálogo, o professor vai pedindo a opinião de vários alunos, perguntando se concordam com os colegas ou não, e os alunos vão registando as questões do professor e as possibilidades de resposta que vão sendo propostas.

Depois o professor distribui uma folha a cada aluno com os tópicos a negrito (protocolo da atividade), escreve a questão-problema no quadro, pede aos alunos que a interpretem, que leiam o material necessário e o procedimento e vai buscar os materiais necessários à realização da atividade experimental. Depois dos materiais estarem todos na sala, os alunos juntam-se em grupos de 5 elementos.

Após a realização da atividade experimental, os alunos voltam para os seus lugares e respondem às questões da discussão, interagindo com o professor que aborda com os alunos, a saturação e a solubilidade dos solutos (a solução diz-se saturada quando contém a máxima quantidade de soluto que um determinado volume de água pode dissolver àquela temperatura e cada soluto tem a sua solubilidade, ou seja, é sempre diferente a quantidade de soluto que pode ser dissolvido, a uma determinada temperatura e numa determinada quantidade de solvente.

Depois os alunos dão resposta à questão-problema e concluem que nem todas as substâncias se dissolvem na água e que cada soluto tem uma solubilidade diferente.


Ferramentas e recursos:

Quadro; Caderno de registos; Água; Sal; Azeite; Açúcar; Farinha; Gobelés graduados; Colheres; Varetas de vidro; Caixas de petri (pode ser outro recipiente pequeno).


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Laboratório

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos devem estar à volta de 4 mesas, 5 elementos em cada uma. O ideal seria ter bancadas de laboratório, mas podes ser mesas retangulares, quadradas, circulares, entre outros.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Protocolo-Atividade-dissolucao-em-agua-1.pdf

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Interação e Orientação50 MINUTOS
Água salgada e frações / percentagem

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Esta terceira atividade tem por objetivo relacionar as duas anteriores de uma forma mais clara. Os alunos devem realizar uma pesquisa prévia à aula, em casa, sobre os benefícios da água salgada para a saúde. Cada aluno deve apresentar à turma o que encontrou na pesquisa efetuada e de seguida o professor projeta o seguinte problema:

”Por cada 10 sais dissolvidos na água do mar, 8 são de cloreto de sódio. Representa a quantidade de cloreto de sódio em relação à totalidade de sais e transforma em percentagem”

Os alunos deverão resolver a tarefa individualmente, aplicando as aprendizagens adquiridas na atividade 1. Dito de outra forma, os alunos devem perceber que a fração pretendida tem como denominador a quantidade de sais que são cloreto de sódio (8) e como denominador a quantidade de sais total. Os alunos poderão também arranjar a fração equivalente a 8/10 que tem denominador 100. Neste caso multiplicam os dois termos da fração por 10, obtendo como resultado 80/100.

Para transformar em percentagem, e tendo por base o conteúdo abordado na atividade 1, os alunos deverão chegar à fração 80/100 e automaticamente dizer que a percentagem é 80%. Uma resposta provável para os alunos que não compreenderam é 8%, e nesse caso o professor deve pedir o auxílio da turma para ajudar o colega a entender o que não está correto.

O professor deve perguntar à turma se existe alguma forma de calcular a percentagem sem ser através de uma fração com denominador 100, e é de esperar que os alunos não cheguem à resposta certa facilmente. Se após 5 minutos nenhum aluno tiver obtido a resposta pretendida pelo professor, este deve dizer aos alunos para olharem apenas para a parte decimal do resultado da fração e, visto já saberem que a resposta é 80%, “como é que de 0,8 se chega a 80?”.

Alguns alunos deverão associar que é necessário multiplicar 0,8 por 100 para se obter 80, devendo explicar aos colegas a forma como pensaram. Desta forma, o professor regista no quadro 8/10 = 0,8 –> 0,8 x 100 = 80%. Os alunos devem registar estes cálculos no caderno.

Para se confirmar que 8/10 corresponde a 80%, o professor abre o programa “Visnos” para que os alunos não fiquem com qualquer tipo de dúvidas.


Ferramentas e recursos:

Quadro; Caderno; Projetor; Visnos


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Sozinhos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Disposição das mesas em fila / coluna, com 1 ou 2 alunos por mesa.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)