>
3º Ciclo
Glória Patrício / 30-01-2024
Descrição / Síntese:
Este cenário de aprendizagem pretende ajudar os alunos (9.º ano de escolaridade) a compreender a evolução dos conceitos de saúde e bem estar nos últimos 50 anos. Para tal serão desenvolvidas 4 atividades envolvendo as disciplinas de Ciências Naturais, História e Inglês.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; História ; Línguas estrangeiras
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
1-Breve apresentação da ideia de trabalho à turma e definição de 3 a 4 questões/problema, que mostrem a evolução do conceito de saúde e bem estar desde o tempo da avó (antes de 1974) até ao tempo da neta (atualidade).
2-Seleção das áreas da saúde e bem estar que os alunos pretendem trabalhar de entre aquelas que constam no manual de apoio da disciplina de CN.
3-Recolha de informação, individual e autónoma, sobre a área que foi selecionada em sites e bibliografia fornecida pela professora.
4-Integração dos contributos recolhidos durante a visita de estudo à unidade de saúde local (atividade seguinte).
5-Organização da informação para responder às questões que foram formuladas na ferramenta “Canva”.
6-Apresentação da “Galeria” ao grupo e que poderá ser divulgada nas redes sociais da escola.
Ferramentas e recursos:
Google Docs-recolha de informação
Canva-Cartaz para a Galeria
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 200 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Sala de aula organizada em ilhas para a elaboração do trabalho.
A Galeria poderá ser a Biblioteca ou espaço de exposições da escola.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Organização da visita com envolvimento dos alunos. Estes são orientados para, num tempo de DTal, fazerem o levantamento dos contactos e elaborarem uma solicitação de visita em nome da turma. Nesta solicitação deve constar: quem são, o objetivo da visita e proposta de calendário.
Elaboração de questões para apresentar no decorrer da visita.
Durante a visita recolha das respostas e de imagens para integrar os trabalhos a desenvolver em cada disciplina envolvida no projeto.
Ferramentas e recursos:
Google docs
Telemóvel (para as fotos e recolha de informação escrita)
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 150 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Preparação – organização da sala em ilhas
Durante a visita – organização em grupos de alunos
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria
Descrição da atividade:
O professor pede aos alunos para trabalharem sobre o tema da gratitude com o próprio corpo. Os alunos recebem uma imagem com diferentes corpos representados (raças, homem/mulher, magro, elegante, musculoso, com limitações físicas e gordo) e a mnesagem “Love your body” com perguntas orientadoras: 1) What kind of bodies are represented in the poster?; 2) Who might be the target audience of this poster?; 3) What is the goal of this poster? 4) Why is body gratitude important? 5) How grateful are you for your body? De seguida, refletem em grupos, respondendo às questões e criam um poster com as suas conclusões, afixam-no e circulam pela sala, explicando aos restantes grupos as conclusões a que chegaram.
Ferramentas e recursos:
Toalhas de mesa (tipo café) e marcadores.
Reutilização de caixas de cartão para os posters.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Distribuição dos alunos em 4 grupos-ilhas
Afixação de posters nas paredes e circulação dos alunos pela “galeria”.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
Debate sobre a importância do Sistema Nacional de Saúde (SNS).
Ferramentas e recursos:
Padlet – registo de informação.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Em grande grupo os alunos reúnem as questões chave para trabalhar o tema.
Em pequenos grupos reúnem a informação sobre a questão-problema.
Cada grupo apresenta as conclusões ao grupo turma.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)