Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 550 minutos

>

Saúde e bem-estar

3º Ciclo

Glória Patrício / 30-01-2024


Descrição / Síntese:

Este cenário de aprendizagem pretende ajudar os alunos (9.º ano de escolaridade) a compreender a evolução dos conceitos de saúde e bem estar nos últimos 50 anos. Para tal serão desenvolvidas 4 atividades envolvendo as disciplinas de Ciências Naturais, História e Inglês.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Educação para a Cidadania ; História ; Línguas estrangeiras


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar/aplicar os conceitos: qualidade de vida; multiculturalismo/interculturalismo, cidadania.
> Interagir, com correção, sobre assuntos conhecidos, podendo pedir ajuda e reformular o discurso; combinar com o interlocutor, via telemóvel, atividades do dia a dia; interagir em diálogos, com correção, sobre tópicos da atualidade; trocar ideias, informações e opiniões sobre pessoas, experiências e acontecimentos
> Analisar criticamente estratégias de atuação na promoção da saúde individual, familiar e comunitária, partindo de questões enquadradas em problemáticas locais, regionais ou nacionais.

Atividades a desenvolver

〉Apresentação e Partilha200 MINUTOS
Saúde em Portugal da avó até à neta

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

1-Breve apresentação da ideia de trabalho à turma e definição de 3 a 4 questões/problema, que mostrem a evolução do conceito de saúde e bem estar desde o tempo da avó (antes de 1974) até ao tempo da neta (atualidade).

2-Seleção das áreas da saúde e bem estar que os alunos pretendem trabalhar de entre aquelas que constam no manual de apoio da disciplina de CN.

3-Recolha de informação, individual e autónoma, sobre a área que foi selecionada em sites e bibliografia fornecida pela professora.

4-Integração dos contributos recolhidos durante a visita de estudo à unidade de saúde local (atividade seguinte).

5-Organização da informação para responder às questões que foram formuladas na ferramenta “Canva”.

6-Apresentação da “Galeria” ao grupo e que poderá ser divulgada nas redes sociais da escola.

 


Ferramentas e recursos:

Google Docs-recolha de informação

Canva-Cartaz para a Galeria


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 200 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Sala de aula organizada em ilhas para a elaboração do trabalho.

A Galeria poderá ser a Biblioteca ou espaço de exposições da escola.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa150 MINUTOS
Visita à Unidade de Saúde Local

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Organização da visita com envolvimento dos alunos. Estes são orientados para, num tempo de DTal, fazerem o levantamento dos contactos e elaborarem uma solicitação de visita em nome da turma. Nesta solicitação deve constar: quem são, o objetivo da visita  e proposta de calendário. 

Elaboração de questões para apresentar no decorrer da visita.

Durante a visita recolha das respostas e de imagens para integrar os trabalhos a desenvolver em cada disciplina envolvida no projeto.


Ferramentas e recursos:

Google docs

Telemóvel (para as fotos e recolha de informação escrita)


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 150 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Preparação – organização da sala em ilhas

Durante a visita – organização em grupos de alunos 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão100 MINUTOS
A saúde e bem estar à volta da mesa do café

Estratégias de aprendizagem ativa: Galeria


Descrição da atividade:

 O professor pede aos alunos para trabalharem sobre o tema da gratitude com o próprio corpo. Os alunos recebem uma imagem com diferentes corpos representados (raças, homem/mulher, magro, elegante, musculoso, com limitações físicas e gordo) e a mnesagem “Love your body” com perguntas orientadoras: 1) What kind of bodies are represented in the poster?; 2) Who might be the target audience of this poster?; 3) What is the goal of this poster? 4) Why is body gratitude important? 5) How grateful are you for your body? De seguida, refletem em grupos, respondendo às questões e criam um poster com as suas conclusões, afixam-no e circulam pela sala, explicando aos restantes grupos as conclusões a que chegaram.   


Ferramentas e recursos:

Toalhas de mesa (tipo café) e marcadores.

Reutilização de caixas de cartão para os posters.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Distribuição dos alunos em 4 grupos-ilhas

Afixação de posters nas paredes e circulação dos alunos pela “galeria”.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa100 MINUTOS
Conta-me Histórias da Saúde

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

Debate sobre a importância do Sistema Nacional de Saúde (SNS).

 


Ferramentas e recursos:

Padlet – registo de informação.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Em grande grupo os alunos reúnem as questões chave para trabalhar o tema.

Em pequenos grupos reúnem a informação sobre a questão-problema.

Cada grupo apresenta as conclusões ao grupo turma.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)