>
3º Ciclo
Mário Nelas / 30-01-2024
Descrição / Síntese:
Este cenário de atividade pretende ajudar os alunos do 9º ano a compreender a evolução dos conceitos de saúde e bem estar nos últimos 50 anos.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; História ; Línguas estrangeiras
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; G – Bem estar, saúde e ambiente
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
Visita de estudo Centro de saúde de Sines.
Ferramentas e recursos:
Utilização de smartphone.
Registo audio e fotográfico.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo
Espaço de aprendizagem: Outro
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Deslocação a pé ao CCS com receção do responsável pela saúde escolar.
Visitar as principais áreas do CCS.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave
Descrição da atividade:
Debate – “A importância do Serviço Nacional de Saúde”
Ferramentas e recursos:
Registo das conclusões de cada grupo num Padlet criado para esta atividade.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
1 – Em grande grupo os alunos reúnem as questões para trabalhar o tema.
2- Em pequenos grupos reúnem informação sobre a questão.
3- Cada grupo apresenta as suas conclusões aos restantes grupo/
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)