Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 200 minutos

>

Saúde e bem estar

3º Ciclo

Mário Nelas / 30-01-2024


Descrição / Síntese:

Este cenário de atividade pretende ajudar os alunos do 9º ano a compreender a evolução dos conceitos de saúde e bem estar nos últimos 50 anos.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; História ; Línguas estrangeiras


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; G – Bem estar, saúde e ambiente

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Identificar/aplicar os conceitos: qualidade de vida; multiculturalismo/interculturalismo, cidadania.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa100 MINUTOS
Visita de estudo centro de saúde

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

Visita de estudo Centro de saúde de Sines.


Ferramentas e recursos:

Utilização de smartphone.

Registo audio e fotográfico.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Lidera e conduz a atividade passo a passo

Espaço de aprendizagem: Outro

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Deslocação a pé ao CCS com receção do responsável pela saúde escolar.

Visitar as principais áreas do CCS.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Investigação e Pesquisa100 MINUTOS
Debate sobre a importância do Serviço Nacional de Saúde

Estratégias de aprendizagem ativa: Questões Chave


Descrição da atividade:

Debate – “A importância do Serviço Nacional de Saúde”


Ferramentas e recursos:

Registo das conclusões de cada grupo num Padlet criado para esta atividade.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Comunicação


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

1 – Em grande grupo os alunos reúnem as questões para trabalhar o tema.

2- Em pequenos grupos reúnem informação sobre a questão.

3- Cada grupo apresenta as suas conclusões aos restantes grupo/

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)