Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 100 minutos

>

Alimentação e a matemática saudável

2º Ciclo

Maria Martins Pires / 06-01-2024


Descrição / Síntese:

A presente planificação trata-se de uma planificação interdisciplinar, que engloba Matemática e Ciências Naturais; com conteúdos incluídos nas Aprendizagens Essenciais de 6ºano de escolaridade.
A planificação foi criada para uma turma de 6ºano de escolaridade, composta por 28 alunos, com o objetivo de mostrar a importância de trabalhar um só tema em amis que uma área, neste caso, trabalhando o tema da Alimentação, que está diretamente relacionado com as Ciências, mas que ao longo das atividades vão existir conteúdos da Matemática, que terão de ser aplicados para a realização de todas as atividades com sucesso.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Relacionar a existência dos nutrientes com a função que desempenham no corpo humano, partindo da análise de documentos diversificados e valorizando a interdisciplinaridade
> Elaborar algumas ementas equilibradas e discutir os riscos e os benefícios dos alimentos para a saúde humana
> Interpretar informação contida em rótulos de alimentos familiares aos alunos
> Reconhecer e aplicar as etapas do processo de resolução de problemas.
> Justificar que uma conjetura/generalização é verdadeira ou falsa, usando progressivamente a linguagem simbólica
> Extrair a informação essencial de um problema
> Descrever a sua forma de pensar acerca de ideias e processos matemáticos, oralmente e por escrito
> Ouvir os outros, questionar e discutir as ideias de forma fundamentada, e contrapor argumentos
> Interpretar matematicamente situações do mundo real, construir modelos matemáticos adequados, e reconhecer a utilidade e poder da Matemática na previsão e intervenção nessas situações
> Identificar a presença da Matemática em contextos externos e compreender o seu papel na criação e construção da realidade

Atividades a desenvolver

〉Apresentação e Partilha20 MINUTOS
Importância da Alimentação

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Diálogo inicial com os alunos sobre os conteúdos a abordar ao longo da aula, focando a alimentação e explicando ainda a interligação que irá existir entre a Matemática e as Ciências Naturais, sempre em torno do tema da alimentação. 

Para introdução e revisão do tema, será pedido aos alunos que utilizem o seu telemóvel pessoal para fazer uso da aplicação Mentimeter, utilizando a ferramenta de “Nuvem de palavras”. Os alunos entravam na aplicação  lendo o qr code, indo diretamente para uma página onde tinham uma imagem da roda dos alimentos e um questão: “Qual a palavras que se associa à roda dos alimentos”. 

Após todos responderem à questão iria aparecer projetada a nuvem com as diferentes palavras que os alunos associam à roda dos alimentos, partindo daí para uma discussão de ideias sobre a importância dos alimentos, quais as melhores escolhas para uma melhor saúde, quais os alimentos que devemos evitar, e abordando, de forma geral, assuntos importantes associados que vão fazer uma revisão dos conteúdos já abordados anteriormente. Todo este debate de ideias vai partir dos alunos, sendo o professor apenas um mediador e orientador para melhor decorrer da atividade, sem perturbações ou comportamentos indesejados. 


Ferramentas e recursos:

Vão ser necessários os telemóveis pessoais dos alunos, e um computador na posse do professor para conseguir aceder à nuvem de palavras, que irá ser projetador na parede. 

Materiais: telemóveis pessoais, computador  e projetor

Aplicação: Mentimeter


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

As mesas são dispostas em linha e atrás das linhas são colocadas mais mesas, equidistantes. Dando o modelo de uma sala convencional. Sendo as mesas de 2 pessoas por mesa. Existe um total de 4 colunas de mesas e 4 linhas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação25 MINUTOS
Receita Saudável

Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia


Descrição da atividade:

Os alunos vão ser divididos em 4 grandes grupos, cada um com 7 elementos, juntando 2 mesas para cada grupo, formando 4 “ilhas” nos vértices da sala. Após os alunos estarem todos sentados serão distribuídos 2 computadores por cada mesa de trabalho. 

Em grupo, terão de escrever a receita de um bolo, que considerem saudável, ou seja, terão de ter em atenção todo o debate de ideias trocado anteriormente relativo aos benefícios de certos nutrientes para o nosso corpo e pensar nos alimentos que podem selecionar tendo em conta essas informações selecionadas. A receita do bolo é do saber que os alunos quiserem, mas apenas terão de ter em conta que o bolo tem de ter 850 gramas, para que dê para levar a uma festa composta por 12 pessoas.  O grupo deve ainda registar o porquê da escolha dos alimentos para esta receita do bolo, de modo a convencerem quando apresentarem a receita que a mesma se trata de algo saudável e recomendado. 

Todos os grupos terão de registar as suas receitas, usando a aplicação “Canva”, onde irão criar um poster com todos os desafios que lhes vão ser propostos, juntando o trabalho final num só documento, para, posteriormente, ser apresentado o trabalho desenvolvido pelos alunos à turma. Para evitar confusões, cada grupo deverá já escolher um porta voz para depois apresentar as pesquisas do seu grupo.


Ferramentas e recursos:

Para este tipo de atividade são necessários 2 computadores por cada mesa de grupos, sendo que são 4 mesas de grupos, são então necessários 8 computadores.

De recursos, irá se usar a aplicação do canva para junção do trabalho final.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 25 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A arquitetura do espaço de aprendizagem irá mudar a partir desta atividade, dando continuidade até ao final da aula; tendo em consideração que no final da aula, todas as cadeiras terão de apresentar a disposição inicial. Antes de atividade irão se juntar 2 mesas, em cada vértice da sala de aula, formando 4 “ilhas” na sala, onde devem ser colocadas 7 cadeiras à volta de cada qual para que seja possível os alunos trabalharem. Algumas alunos ficarão sentados de costas para o quadro quando estiverem a trabalhar, por se apresentarem todos à volta da mesa, mas haverá momentos de partilha de informação com a turma toda, onde esses alunos terão de se voltar para quem estiver a falar ou mesmo para o quadro (caso esteja a ser utilizado).

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação20 MINUTOS
Conversões

Estratégias de aprendizagem ativa: Infografia


Descrição da atividade:

Criação de uma receita, do mesmo bolo que selecionaram como sendo saudável, mas terão de adaptar a receita para mais 44 pessoas às inicias. Esta tarefa implica algumas etapas de resolução que devem ser discutidas anteriormente, para que se consiga resolver o problema. 

Primeiro, terão de pensar: “Qual o número total de pessoas?, onde teriam de pensar que são mais 44 pessoas às 12 iniciais dará um total de 56 pessoas (44 pessoas extra + 12 pessoas iniciais. 

Após saberem para quantas pessoas teriam de fazer a receita terão de saber a peso total do bolo, sendo que inicialmente, para as 12 pessoas o bolo tinha 850 gramas, então agora para as 56 pessoas, quanto terá? (fazendo uma regra três simples, sabemos que para 56 pessoas o bolo terá quase 4 quilos).

Quando souberem o peso total do bolo, terão de adaptar toda a receita, e terão de pensar: Quais as quantidades que terão de ser adaptadas? Como ficam as quantidades de cada alimento da receita? (Os alunos poderão fazer as contas com regras três simples ou mesmo com diagramas, da forma que cada um achar mais simples, sendo que a metodologia usada por cada um é livre). 

Durante toda a realização dos desafios é necessário comunicação entre os grupos, onde seja importante descobrirem todas as questões que estão subentendidas no problema inicial. Importante salientar que o problema poderá ter resoluções diferentes, porque as receitas dos grupos irão ser diferentes e terão quantidades diferentes de cada alimentos, mas será importante avaliar apenas o processo de como alteraram as quantidades face às pessoas que foram adicionadas à receita inicial, discutindo como chegaram aos novos valores. Todos os resultados para posteriormente serem apresentados deverão ser incluídos no trabalho já aberto anteriormente no Canva.


Ferramentas e recursos:

Ferramentas: a aplicação do Canva

Recursos: computador (calculadora também será necessária, mas está incluída no telemóvel), pode ser ainda usada uma folha de rascunho e uma caneta para apresentar cálculos intermédios.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Juntar 2 mesas, em cada vértice da sala de aula, formando 4 “ilhas” na sala, onde devem ser colocadas 7 cadeiras à volta de cada qual para que seja possível os alunos trabalharem. Algumas alunos ficarão sentados de costas para o quadro quando estiverem a trabalhar, por se apresentarem todos à volta da mesa, mas haverá momentos de partilha de informação com a turma toda, onde esses alunos terão de se voltar para quem estiver a falar ou mesmo para o quadro (caso esteja a ser utilizado).

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Apresentação e Partilha20 MINUTOS
Formúlas do desafio

Estratégias de aprendizagem ativa: Partilha com uma audiência real


Descrição da atividade:

Após todos concluírem as suas respostas ao desafio que foi lançado, o porta voz de cada grupo terá de ir apresentar todo o trabalho realizado pelo grupo, ou seja, o poster que deve conter: a justificação da escolha dos alimentos para a receita de bolo escolhida; a receita inicial do bolo para as 12 pessoas; a receita final do bolo para as 56 pessoas; a explicação de como fizeram a conversão da receita inicial para a receita final.

Os grupos vão todos apresentar o poster, sendo que se podem guiar também por outra forma de explicação, como desenho de um diagrama ou um esquema que seja mais fácil ou que facilite na compreensão da sua apresentação.

Cada grupo terá cerca de 5 minutos para defender a ideia do seu grupo, sendo por isso importante a escolha do porta voz de grupo, sendo que terão de saber muito bem o que todo o grupo pensou para puder responder a possíveis dúvidas que possam surgir por parte dos restantes colegas. Após cada grupo apresentar a sua ideia terão de ser submetidos a algumas questões por parte dos colegas, caso existam dúvidas de como fizeram as conversões ou do tipo de alimentos. 

Quando todos apresentarem o seu projeto final, terá de ser escolhido qual o bolo que foi mais saudável, face às justificações dos grupos da escolha dos alimentos, e ainda qual o processo mais simples que os grupos escolheram para fazer as conversões.


Ferramentas e recursos:

Ao longo da atividade vão ser necessários os computadores e um projetor para puderem apresentar todo o trabalho desenvolvido na aplicação do Canva. 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 20 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Juntar 2 mesas, em cada vértice da sala de aula, formando 4 “ilhas” na sala, onde devem ser colocadas 7 cadeiras à volta de cada qual para que seja possível os alunos trabalharem. Algumas alunos ficarão sentados de costas para o quadro quando estiverem a trabalhar, mas nesta atividade terão de estar todos virados para a frente do quadro, porque serão apresentados os trabalhos dos colegas e só assim vão conseguir ver, sem se distraírem muito com os colegas do grupo. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão15 MINUTOS
Reflexão crítica e construtiva

Estratégias de aprendizagem ativa: Debate em carrossel


Descrição da atividade:

Atividade de reflexão, onde os alunos terão um momento para partilhar as suas ideias sobre a aula, nomeando os aspetos que mais gostaram da metodologia da aula de hoje e ainda alguns aspetos que gostariam de ter feito ou que achassem que fossem fundamentais para melhoria da atividade. Tendo como objetivo a reflexão crítica, não só de uma metodologia de aula fora do comum, mas também sobre os conteúdos, e principalmente a interdisciplinaridade acentuado ao longo dos diferentes desafios propostos. Sendo importante salientar que todos os alunos irão falar e dizer pelo menos um exemplo que achem relevante para o debate de ideias.

Os últimos minutos de aula, serão para colocar toda a disposição de sala inicial, como se encontrava.


Ferramentas e recursos:

Nesta atividade não serão necessários quaisquer ferramentas ou recursos. 


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 15 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Ao final desta atividade e como é a última, toda a arquitetura de aprendizagem será colocada tal como se encontrava no início da aula, em filas e colunas, com as mesas equidistantes. 

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)