Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 150 minutos

>

Planificação interdisciplinar – Matemática e Ciências Naturais do 5º ano

2º Ciclo

Sónia Alexandra Alves de Barros Da Costa / 08-01-2024


Descrição / Síntese:

Para tornar o ensino estimulante e apelativo é necessário fazer com que os alunos sejam desafiados com tarefas com algum nível de dificuldade mas que captem a curiosidade dos mesmos. Esta planificação tem como objetivo o envolvimento do aluno na realização de atividades que despertem a sua curiosidade e que sintam que estão a adquirir conhecimentos importantes para o seu desenvolvimento pessoal e humano.
Desta forma, esta planificação tem um tema integrador: A Água – a sua qualidade para consumo do ser humano.
A partir do tema integrador, será trabalhado, na disciplina de Matemática, o tema “Dados” e a introdução às “Questões estatísticas, recolha e organização de dados”; em Ciências Naturais, o tema será a “Água – Materiais Terrestres”, onde se irá “…justificar a importância da água para a saúde humana“ e discutida “a importância da gestão sustentável da água ao nível da sua utilização, exploração e proteção, com exemplos locais, regionais…” (Aprendizagens Essenciais Ciências Naturais 5º ano, p. 8).
Numa época em que os recursos digitais são vastos é necessário saber selecionar aqueles que cumprem a função pretendida e tenham origem em fontes fidedignas. Os alunos terão que realizar pesquisa digital, trabalhar os conteúdos e preparar uma visita de estudo.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Ciências Naturais ; Matemática


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Desenvolver uma predisposição positiva para aprender Matemática e relacionar-se de forma produtiva com esta disciplina nos diversos contextos em que surge como necessária.
> Desenvolver a capacidade de resolver problemas recorrendo aos seus conhecimentos matemáticos, de diversos tipos e em diversos contextos, confiando na sua capacidade de desenvolver estratégias apropriadas e obter soluções válidas.
> Desenvolver a capacidade de usar representações múltiplas, como ferramentas de apoio ao raciocínio e à comunicação matemática, e como possibilidade de apropriação da informação veiculada nos diversos meios de comunicação, nomeadamente digitais, onde surge em formatos em constante evolução.
> Desenvolver a capacidade de estabelecer conexões matemáticas, internas e externas, que lhes permitam entender esta disciplina como coerente, articulada, útil e poderosa. As conexões internas ampliam a compreensão das ideias e dos conceitos matemáticos que nelas estão envolvidos, e estabelece relações entre os diversos temas da Matemática. As conexões externas da Matemática com distintas áreas do conhecimento, como as Artes, as Ciências ou as Humanidades, ou com situações diversas dos contextos da realidade, possibilitam que os conhecimentos matemáticos sejam usados para compreender, modelar e atuar em várias áreas ou disciplinas. A exploração de conexões matemáticas pelos alunos é uma condição indispensável para o reconhecimento da relevância da Matemática.
> Selecionar e organizar informação a partir de fontes diversas, integrando saberes prévios para construir novos conhecimentos.
> Integrar saberes de diferentes disciplinas para aprofundar temáticas de Ciências Naturais.
> Desenvolver uma atitude crítica construtiva que conduza à melhoria das condições de vida e da saúde individual e coletiva.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa50 MINUTOS
Qualidade da água em Portugal?

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Esta atividade explora conteúdos de Ciências Naturais do 5º ano (Dois dias antes os alunos foram avisados através da plataforma Microsoft Teams que a aula de Ciências Naturais iria decorrer na Biblioteca Escolar):

Os alunos estão sentados no Auditório da Biblioteca onde é projetado os objetivos da tarefa a cumprir neste espaço (ver PPT anexado).

O PPT já está disponível para consulta na plataforma Microsoft Teams.

Em grupos de 2 alunos, estes têm que realizar a pesquisa dos conteúdos solicitados e construir um PPT, utilizando os computadores que estão disponíveis na biblioteca. 

O trabalho deve ser enviado, após concluído, através da plataforma Microsoft Teams, respeitando os prazos indicados.

Será devolvido o trabalho após correção e avaliação, através do Teams.

A apresentação dos trabalhos será feito oralmente e com projeção do PPT com data a marcar.


Ferramentas e recursos:

Computadores; Projetor; Microsoft Teams; PowerPoint; Livros.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

A Biblioteca Escolar é um espaço dividido em várias áreas. Serão utilizadas as áreas do Auditório, onde será apresentada a tarefa a realizar. Vão utilizar os computadores para pesquisar, compilar a informação e realizar o PPT.

Podem também utilizar as prateleiras de livros com a classe 5 (Classificação Decimal Universal designada para Matemática e Ciências Naturais).

Ficheiros de Apoio (anexos):

Qualidade-da-Agua-em-Portugal-1.pptx

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação50 MINUTOS
Qual a quantidade de água que deve ser consumida diariamente?

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Esta atividade explora conteúdos de Matemática do 5º ano:

Em sala de aula, projetar o vídeo musical que aborda a necessidade de beber 8 copos por dia: https://www.youtube.com/watch?v=4UCkIR-NJPg

É lançado a dúvida: Mas será mesmo necessário beber 8 copos de água? Se cada copo tiver a capacidade de 250 ml, quantos litros se bebe num dia?

Pedir para resolverem este problema. Chegando à resposta de 2 litros, lança-se nova questão:

Para garantir o bom funcionamento do organismo, o ser humano deve consumir 35 ml de água por cada quilograma de massa muscular, ou seja, é necessário saber quanto é que pesa uma pessoa para saber a quantidade de água que deve consumir.

Quantidade de água por dia (ml) = 35 ml x massa corporal (kg)

Aguardar que os alunos sugiram a atividade de recolha de dados ou perguntar se querem realizar uma tabela com a pesagem e cálculos de quantos mililitros de água deve cada aluno da turma beber diariamente.

Permitir que os alunos se organizem sem apoio do professor e que façam, em grande grupo, a organização e recolha de dados.

O professor informa que os alunos devem trabalhar em conjunto e estão a ser avaliados na sua capacidade de trabalho em equipa.

Permitir que os alunos acedam ao computador para registar os dados e os cálculos numa folha Excel (Teams).

Pedir para realizar gráficos com os resultados finais.

Apenas se os alunos tiverem dificuldades na utilização da folha Excel é que o professor pode ajudar.

Projetar os gráficos, interpretar e debater em turma. 

Critérios de Avaliação: Conhecimento e aplicação de conceitos; Comunicação com correção e clareza; Cidadania; Mobilização e seleção
de estratégias para a resolução de problemas. Seguindo os critérios transversais de avaliação do Projeto Maia adaptado a este Agrupamento de Escolas.


Ferramentas e recursos:

Balança; Computador; Projetor; Microsoft Teams (Excel);


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação


Organização dos alunos: Em grande grupo

Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Não é necessário alterar a disposição das mesas da sala de aula.

A pesagem será realizada de pé, junto ao quadro, e alguns alunos devem assumir determinadas funções: visualização da balança; registo no computador; cálculos.

Ficheiros de Apoio (anexos):

Tabela-de-Peso_Consumo-de-agua.xlsx

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Intercâmbio e Discussão50 MINUTOS
Como conseguimos ter uma percentagem tão alta de água canalizada com qualidade em Portugal?

Estratégias de aprendizagem ativa: Pensa-emparelha-partilha


Descrição da atividade:

Abordando os trabalhos a pares que foram realizados e corrigidos pelo professor e que serão apresentados pelos alunos na próxima aula, este indica que todos os trabalhos referiam que a qualidade da água canalizada em Portugal tem vindo a melhorar ao longo dos anos e que atualmente atingiu valores perto dos 100%. 

O Professor questiona os alunos como isso foi possível: Como conseguimos ter uma percentagem tão alta de água canalizada com qualidade em Portugal?

Debate em grande grupo sobre hipóteses lançadas pelos alunos e orientar o discurso para a construção das Estações de Tratamento de Águas e as Estações de Tratamento de Águas Residuais. 

Projetar o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=j_bryaT4PTc

Após a visualização do vídeo, pedir aos alunos que, individualmente, escrevam perguntas com dúvidas que surgiram durante a visualização do vídeo.

O professor dá apoio individual aos alunos, circulando pela sala de aula, no esclarecimento de dúvidas em relação à construção das questões.

Caso os alunos peçam, pode-se passar novamente o vídeo e parar a imagem em determinadas alturas.

Quando os alunos terminarem de escrever as questões individuais, pedir para formar grupos de dois e lerem as perguntas entre si para compararem e melhorarem as perguntas. 

Quando os alunos terminarem de escrever as questões a pares, pedir para formarem grupos de quatro e lerem as perguntas entre si para compararem e melhorarem as perguntas. 

O professor informa que está a ser organizada uma visita de estudo à ETA e ETAR local e as perguntas que foram escritas serão colocadas durante a visita. 

TPC – os alunos deverão de enviar, através do Teams, as perguntas em word para o professor.


Ferramentas e recursos:

Computador; Projetor.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

Os alunos estão distribuídos pelas mesas em fila. 

Quando tiverem que fazer trabalho de pares será com o parceiro do lado.

Quando tiverem que fazer trabalho de grupo com 4 elementos, metade da turma movimenta as cadeiras para ficarem virados de costas.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)