>
2º Ciclo
Sónia Alexandra Alves de Barros Da Costa / 08-01-2024
Descrição / Síntese:
Para tornar o ensino estimulante e apelativo é necessário fazer com que os alunos sejam desafiados com tarefas com algum nível de dificuldade mas que captem a curiosidade dos mesmos. Esta planificação tem como objetivo o envolvimento do aluno na realização de atividades que despertem a sua curiosidade e que sintam que estão a adquirir conhecimentos importantes para o seu desenvolvimento pessoal e humano.
Desta forma, esta planificação tem um tema integrador: A Água – a sua qualidade para consumo do ser humano.
A partir do tema integrador, será trabalhado, na disciplina de Matemática, o tema “Dados” e a introdução às “Questões estatísticas, recolha e organização de dados”; em Ciências Naturais, o tema será a “Água – Materiais Terrestres”, onde se irá “…justificar a importância da água para a saúde humana“ e discutida “a importância da gestão sustentável da água ao nível da sua utilização, exploração e proteção, com exemplos locais, regionais…” (Aprendizagens Essenciais Ciências Naturais 5º ano, p. 8).
Numa época em que os recursos digitais são vastos é necessário saber selecionar aqueles que cumprem a função pretendida e tenham origem em fontes fidedignas. Os alunos terão que realizar pesquisa digital, trabalhar os conteúdos e preparar uma visita de estudo.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Ciências Naturais ; Matemática
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; G – Bem estar, saúde e ambiente ; I – Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Esta atividade explora conteúdos de Ciências Naturais do 5º ano (Dois dias antes os alunos foram avisados através da plataforma Microsoft Teams que a aula de Ciências Naturais iria decorrer na Biblioteca Escolar):
Os alunos estão sentados no Auditório da Biblioteca onde é projetado os objetivos da tarefa a cumprir neste espaço (ver PPT anexado).
O PPT já está disponível para consulta na plataforma Microsoft Teams.
Em grupos de 2 alunos, estes têm que realizar a pesquisa dos conteúdos solicitados e construir um PPT, utilizando os computadores que estão disponíveis na biblioteca.
O trabalho deve ser enviado, após concluído, através da plataforma Microsoft Teams, respeitando os prazos indicados.
Será devolvido o trabalho após correção e avaliação, através do Teams.
A apresentação dos trabalhos será feito oralmente e com projeção do PPT com data a marcar.
Ferramentas e recursos:
Computadores; Projetor; Microsoft Teams; PowerPoint; Livros.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Biblioteca Escolar
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
A Biblioteca Escolar é um espaço dividido em várias áreas. Serão utilizadas as áreas do Auditório, onde será apresentada a tarefa a realizar. Vão utilizar os computadores para pesquisar, compilar a informação e realizar o PPT.
Podem também utilizar as prateleiras de livros com a classe 5 (Classificação Decimal Universal designada para Matemática e Ciências Naturais).
Ficheiros de Apoio (anexos):
Qualidade-da-Agua-em-Portugal-1.pptx
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Esta atividade explora conteúdos de Matemática do 5º ano:
Em sala de aula, projetar o vídeo musical que aborda a necessidade de beber 8 copos por dia: https://www.youtube.com/watch?v=4UCkIR-NJPg
É lançado a dúvida: Mas será mesmo necessário beber 8 copos de água? Se cada copo tiver a capacidade de 250 ml, quantos litros se bebe num dia?
Pedir para resolverem este problema. Chegando à resposta de 2 litros, lança-se nova questão:
Para garantir o bom funcionamento do organismo, o ser humano deve consumir 35 ml de água por cada quilograma de massa muscular, ou seja, é necessário saber quanto é que pesa uma pessoa para saber a quantidade de água que deve consumir.
Quantidade de água por dia (ml) = 35 ml x massa corporal (kg)
Aguardar que os alunos sugiram a atividade de recolha de dados ou perguntar se querem realizar uma tabela com a pesagem e cálculos de quantos mililitros de água deve cada aluno da turma beber diariamente.
Permitir que os alunos se organizem sem apoio do professor e que façam, em grande grupo, a organização e recolha de dados.
O professor informa que os alunos devem trabalhar em conjunto e estão a ser avaliados na sua capacidade de trabalho em equipa.
Permitir que os alunos acedam ao computador para registar os dados e os cálculos numa folha Excel (Teams).
Pedir para realizar gráficos com os resultados finais.
Apenas se os alunos tiverem dificuldades na utilização da folha Excel é que o professor pode ajudar.
Projetar os gráficos, interpretar e debater em turma.
Critérios de Avaliação: Conhecimento e aplicação de conceitos; Comunicação com correção e clareza; Cidadania; Mobilização e seleção
de estratégias para a resolução de problemas. Seguindo os critérios transversais de avaliação do Projeto Maia adaptado a este Agrupamento de Escolas.
Ferramentas e recursos:
Balança; Computador; Projetor; Microsoft Teams (Excel);
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação
Organização dos alunos: Em grande grupo
Papel do professor: Não intervém – alunos trabalham autonomamente
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Não é necessário alterar a disposição das mesas da sala de aula.
A pesagem será realizada de pé, junto ao quadro, e alguns alunos devem assumir determinadas funções: visualização da balança; registo no computador; cálculos.
Ficheiros de Apoio (anexos):
Tabela-de-Peso_Consumo-de-agua.xlsx
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Pensa-emparelha-partilha
Descrição da atividade:
Abordando os trabalhos a pares que foram realizados e corrigidos pelo professor e que serão apresentados pelos alunos na próxima aula, este indica que todos os trabalhos referiam que a qualidade da água canalizada em Portugal tem vindo a melhorar ao longo dos anos e que atualmente atingiu valores perto dos 100%.
O Professor questiona os alunos como isso foi possível: Como conseguimos ter uma percentagem tão alta de água canalizada com qualidade em Portugal?
Debate em grande grupo sobre hipóteses lançadas pelos alunos e orientar o discurso para a construção das Estações de Tratamento de Águas e as Estações de Tratamento de Águas Residuais.
Projetar o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=j_bryaT4PTc
Após a visualização do vídeo, pedir aos alunos que, individualmente, escrevam perguntas com dúvidas que surgiram durante a visualização do vídeo.
O professor dá apoio individual aos alunos, circulando pela sala de aula, no esclarecimento de dúvidas em relação à construção das questões.
Caso os alunos peçam, pode-se passar novamente o vídeo e parar a imagem em determinadas alturas.
Quando os alunos terminarem de escrever as questões individuais, pedir para formar grupos de dois e lerem as perguntas entre si para compararem e melhorarem as perguntas.
Quando os alunos terminarem de escrever as questões a pares, pedir para formarem grupos de quatro e lerem as perguntas entre si para compararem e melhorarem as perguntas.
O professor informa que está a ser organizada uma visita de estudo à ETA e ETAR local e as perguntas que foram escritas serão colocadas durante a visita.
TPC – os alunos deverão de enviar, através do Teams, as perguntas em word para o professor.
Ferramentas e recursos:
Computador; Projetor.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
Os alunos estão distribuídos pelas mesas em fila.
Quando tiverem que fazer trabalho de pares será com o parceiro do lado.
Quando tiverem que fazer trabalho de grupo com 4 elementos, metade da turma movimenta as cadeiras para ficarem virados de costas.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)