>
3º Ciclo
Ana Matos / 05-12-2023
Descrição / Síntese:
Abordagem à arte modernista e ao seu contexto histórico/social com enfoque no modernismo português e em Amadeo de Souza-Cardoso, Almada Negreiros, Júlio Pomar, Ângelo de Souza, Helena Vieira da Silva entre outros.
Os alunos deverão conhecer e selecionar um artista/obra e reproduzir/reinventar a obra em 3D através de pesquisas e de materiais disponibilizados.
Desenvolvimento do trabalho em grupo com apresentação oral das opções tomadas.
Áreas / Domínio de Conteúdo:
Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Português ; Transversal
Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):
A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo
Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais
Atividades a desenvolver
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Os alunos realizam a pesquisa do autor e da obra a reinterpretar. Devem realizar uma pequena biografia do autor e identificar a os registos conhecidos da obra, como dimensão, materiais e técnicas.
Ferramentas e recursos:
Motores de busca online, materiais disponibilizados em aula
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 100 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Planificação – debate e desenvolvimento de ideias de representação/reinterpretação da obra com registos escritos e/ou desenhados com identificação da(s) técnica(s), dos materiais e do suporte mais adequado, à sua execução. Os materiais e a execução devem ser pensados e selecionados de acordo com a capacidade inventiva, complexidade e de tempo de realização da tarefa.
Ferramentas e recursos:
Imagem da obra referente. Papel e material de desenho e escrita.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 50 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)
Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor
Descrição da atividade:
Execução tridimensional da reinterpretação da obra selecionada pelos grupos de trabalho.
Ferramentas e recursos:
Os selecionados pelos grupos de trabalho.
Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico
Organização dos alunos: Em grupos
Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos
Espaço de aprendizagem: Sala de Aula
Duração: 250 minutos
Arquitetura do Espaço de aprendizagem:
.
Ficheiros de Apoio (anexos):
(campo opcional – poderá estar vazio)