Lista de Cenários de Aprendizagem

Pesquisa de Cenários


 400 minutos

>

Reinterpretação de uma obra de arte em 3D

3º Ciclo

Ana Matos / 05-12-2023


Descrição / Síntese:

Abordagem à arte modernista e ao seu contexto histórico/social com enfoque no modernismo português e em Amadeo de Souza-Cardoso, Almada Negreiros, Júlio Pomar, Ângelo de Souza, Helena Vieira da Silva entre outros.
Os alunos deverão conhecer e selecionar um artista/obra e reproduzir/reinventar a obra em 3D através de pesquisas e de materiais disponibilizados.
Desenvolvimento do trabalho em grupo com apresentação oral das opções tomadas.


Áreas / Domínio de Conteúdo:

Educação para a Cidadania ; Expressões Artísticas ; Português ; Transversal


Áreas de Competências do Perfil dos Alunos (PASEO):

A – Linguagens e textos ; B – Informação e Comunicação ; C – Raciocínio e resolução de problemas ; D – Pensamento crítico e pensamento criativo ; E – Relacionamento interpessoal ; F – Desenvolvimento pessoal e autonomia ; H – Sensibilidade estética e artística ; I – Saber científico, técnico e tecnológico ; J – Consciência e domínio do corpo

Objetivos de Aprendizagem / Aprendizagens Essenciais

> Refletir sobre as manifestações culturais do património local e global (obras e artefactos de arte: pintura, escultura, desenho, assemblage, colagem, fotografia, instalação, land´art, banda desenhada, design, arquitetura, artesanato, multimédia e linguagens cinematográficas).
> Dominar os conceitos de plano, ritmo, espaço, estrutura, luz-cor, enquadramento, entre outros – em diferentes contextos e modalidades expressivas: pintura, escultura, desenho, design, fotografia, cinema, vídeo, banda desenhada.
> Compreender a importância da inter-relação dos saberes da comunicação visual (espaço, volume, cor, luz, forma, movimento, estrutura, ritmo, entre outros) nos processos de fruição dos universos culturais.
> Interrogar os processos artísticos para a compreensão da arte contemporânea
> Selecionar, de forma autónoma, processos de trabalho e de registo de ideias que envolvam a pesquisa, investigação e experimentação.

Atividades a desenvolver

〉Investigação e Pesquisa100 MINUTOS
Pesquisa Orientada

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Os alunos realizam a pesquisa do autor e da obra a reinterpretar. Devem realizar uma pequena biografia do autor e identificar a os registos conhecidos da obra, como dimensão, materiais e técnicas. 

 


Ferramentas e recursos:

Motores de busca online, materiais disponibilizados em aula


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 100 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação50 MINUTOS
Planificação

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Planificação – debate e desenvolvimento de ideias de representação/reinterpretação da obra com registos escritos e/ou desenhados com identificação da(s) técnica(s), dos materiais e do suporte mais adequado, à sua execução. Os materiais e a execução devem ser pensados e selecionados de acordo com a capacidade inventiva, complexidade e de  tempo de realização da tarefa.


Ferramentas e recursos:

Imagem da obra referente. Papel e material de desenho e escrita.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 50 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)

〉Criação250 MINUTOS
Criação

Estratégias de aprendizagem ativa: Outra – Proposta pelo professor


Descrição da atividade:

Execução tridimensional da reinterpretação da obra selecionada pelos grupos de trabalho.


Ferramentas e recursos:

Os selecionados pelos grupos de trabalho.


Competências de nível superior a desenvolver (4 C’s da Educação):
Criatividade, Colaboração, Comunicação, Pensamento Crítico


Organização dos alunos: Em grupos

Papel do professor: Circula e acompanha o trabalho dos alunos

Espaço de aprendizagem: Sala de Aula

Duração: 250 minutos

Arquitetura do Espaço de aprendizagem:

.

Ficheiros de Apoio (anexos):

(campo opcional – poderá estar vazio)